"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSICA TRADICIONAL PORTUGUESA @ TEMPO

Na sequência do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de Outubro, o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão dedica esta semana à música portuguesa.

 

TEMPO dedica esta semana à música tradicional portuguesa

Na sequência do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de Outubro, o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão dedica esta semana à música portuguesa.

Sem a pretensão de a revelar na sua riquíssima variedade, a programação toma como fio condutor um instrumento emblemático da música tradicional algarvia – o acordeão. Nomes como Marenostrum ou Danças Ocultas e a participação especial do Rancho Folclórico da Figueira são os destaques do programa.

Na quarta-feira, 5 de Outubro, às 16h00, a tarde é de música algarvia, com a sonoridade e o colorido dos trajes tradicionais do Rancho Folclórico da Figueira a invadirem o palco do Grande Auditório. Vão dançar-se o Corridinho, o Baile Mandado e o Baile de Roda, ao som dos tradicionais ferrinhos e do acordeão.

Na segunda parte, os Marenostrum, uma banda de Tavira, apresentam a sua versão da música algarvia e do mundo, onde o Corridinho vai ao baile com a Morna, ao som dos Balcãs e Médio Oriente, sempre com o mar lusitano e as raízes nacionais como pano de fundo.


Marenostrum

O espectáculo conta com a projecção de desenho em tempo real e um desenho de iluminação que ajudam a criar um ambiente único, neste concerto que será gravado ao vivo, com vista à sua edição em 2012.

No dia 7 de Outubro, às 21h00, no Pequeno Auditório, será projectado o documentário de Tiago Pereira, “Significado – A música portuguesa se gostasse dela própria”, uma viagem pela génese da música portuguesa, que convoca mestres conhecidos e desconhecidos da música tradicional.

Este documentário serve de introdução para a apresentação do projecto dos Lufa-Lufa, às 22h00, no Café-Concerto. Trata-se de um grupo que, a partir de composições para concertina, conquistam o espectador com muito sentido de humor, num cenário próprio e histórias paralelas que transportam por paisagens imaginárias.

No dia 8 de Outubro, às 21h30 no Grande Auditório, será apresentado “Alento”, o novo trabalho dos Danças Ocultas, um colectivo que utiliza o acordeão diatónico (vulgo concertina) para dar sopro à profunda originalidade da música que cria. Em 2010 tiveram a honra de encerrar o WOMEX, o mais prestigiado certame internacional dedicado à world music, em Copenhaga.

A Oficina do Espectador, o serviço educativo do TEMPO, desafia o público durante três dias - de 3 a 5 de Outubro das 18h30 às 20h30 - a aprender a dançar a Saia da Carolina, a Mat’aranha e outras danças tradicionais portuguesas, para que não caiam no esquecimento.

No dia 7, às 10h00 e às 14h00, e no dia 8 de Outubro às 16h00, na Black Box, dedica às escolas e famílias as paisagens sonoras criadas por Fernando Mota em “Motofonia”, um solo musical para todos, que utiliza elementos naturais e objectos para desenhar uma viagem sonora e visual. As sessões das escolas no dia 7 de Outubro estão já esgotadas.

No final desta semana, se não se conseguir a resposta à pergunta “como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?", ficarão as memórias do acordeão de João Frade, Luís Rodrigues, Inácio Gargalo, Bruno Marreiro, Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo, Francisco Miguel e da concertina de Ricardo Rocha.

No final do mês, o TEMPO volta a oferecer dois espectáculos de música, desta vez com o grupo Os Eléctricos, no dia 21 de Outubro às 22h00 no Café Concerto, e através do 3º Festival Acústico Alvor FM, no dia seguinte, às 22h00 no Grande Auditório.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espectáculo, das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,414,563