Notícias
LUÍSA ROCHA NOS EUA
Luísa Rocha apresenta-se nos EUA dias 1 e 8 de Outubro, no seguimento do espectáculo "Fado Moves".
Fotografia: Carlos Mateus de Lima
A fadista Luísa Rocha e o bailarino Romainson Romain apresentam em Outubro nos Estados Unidos, "Fado Moves", um espetáculo que "interliga o fado tradicional com a dança moderna", explicou à Lusa fonte da produção."Fado Moves" apresentar-se-á no dia 01 de Outubro no Centro Cultural de Fall River (Massachussets) e no dia 08 no Sport Club Português, em Newark (Nova Jérsia). Acompanham Luísa Rocha os músicos Guilherme Banza (guitarra portuguesa) e Michael Silva (viola).
"A ideia é, e pela sugestão de Romainson Romain se ter apaixonado pelo ritmo do fado tradicional, ligar a arte de dançar com a de cantar, sendo interessante a gramática moderna que o bailarino imprime às suas coreografias em contraste com o fado tradicional", disse a mesma fonte."Romainson Romain é um jovem bailarino em ascensão com um estilo de dança completamente próprio e único", disse à Lusa Michael Silva, responsável pela produção do espetáculo.
A fadista Luísa Rocha que já se encontra em Nova Iorque a atuar no restaurante Alfama, onde passaram nomes como Mariza, referiu à Lusa "estar muito entusiasmada com o projeto, tanto mais que nos primórdios o fado chegou a ser dançado"."Não temos hoje registos visuais, mas vários estudiosos referem que o fado chegou a ser dançado, e há quem aponte a dança como uma das origens do fado", acrescentou. O álbum de estreia de Luísa Rocha, "Uma noite de amor", editado em Janeiro passado, "será o alinhamento do espetáculo", disse a mesma fonte.
Temas de António Laranjeira, Mário Raínho, António Lobo Antunes e Lopes Victor integram o álbum, com composições tradicionais como os fados Acácio, Sérgio, Lopes e inéditas de Carlos Manuel Proença e Paulo de Carvalho.No seu percurso de dez anos como fadista profissional Luísa Rocha afirmou terem sido figuras “preponderantes” o fadista António Rocha e o músico Carlos Manuel Proença que é o produtor do álbum.“O António [Rocha] deu-me preciosos conselhos que procuro ter sempre presentes: não me colar a ninguém e procurar o meu caminho, dizer bem cada uma das palavras e saber dividir o verso para melhor o contar/cantar", afirmou.
Carlos Manuel Proença, distinguido já com um Prémio Amália Rodrigues para Melhor Instrumentista, “não só tornou possível o disco como é um músico atento e conhecedor, que o tendo ao lado incute mais confiança”, referiu.Luísa Rocha integra o elenco do Clube de Fado, em Lisboa, teve uma pequena participação no filme "Amália”, de Carlos Coelho da Silva, no papel de "Ercília Costa", integrou o elenco do Festival de Zamora, em Espanha, e o cartaz da Festa do Avante deste ano. Depois desta experiência a fadista prepara-se para "dentro do mesmo género, mas num âmbito mais alargado" apresentar-se em Nova Iorque com um outro espetáculo.
Por Nuno Lopes - Agência Lusa