Notícias
JOÃO CORDEIRO LANÇA LIVRO SOBRE A COSTA DA POVOAÇÃO
A publicação foi apresentada na Lomba do Loução, por altura das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
“A Costa da Povoação” está agora eternizada em livro pelas mãos do povoacense João Cordeiro. A publicação foi apresentada na Lomba do Loução, por altura das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
O projecto surgiu através de uma cadeira do curso de Sociologia que o autor frequentou na Universidade dos Açores. O tema da Costa, que deu agora azo ao lançamento do livro, teve que ver com o fascínio que João Cordeiro tem, desde os seus tempos de menino, pelo local.
Com prefácio assinado pelo Professor Universitário José Luís Brandão da Luz, o livro conta várias facetas do universo da Costa, desde a sua vertente histórica, humana e patrimonial até às normas do cultivo do terreno e da implantação da arquitectura local.
O autor confessa que as fontes escritas foram muito escassas, ao contrário dos testemunhos recolhidos oralmente, que na sua opinião foram “muito enriquecedores” para a composição da obra escrita. Trata-se por isso, na opinião de João Cordeiro, de “um livro com um historial antropológico e cultural de grande relevo”.
A cerimónia solene contou com a presença de várias personalidades. Na ocasião, o Presidente da Câmara da Povoação enalteceu o trabalho de João Cordeiro e desafiou-o a escrever mais sobre o Concelho da Povoação.
Carlos Ávila referiu que a Povoação é de facto uma terra que tem memória inigualável, como primeiro povoado da ilha de São Miguel, mas cujas memórias estão pouco escritas.
O Presidente da Câmara disse que João Cordeiro com o seu trabalho escrito “é parte de um percurso que há-de ficar para os nossos vindouros”. E acrescentou que “é muito importante percebermos o nosso passado porque é com ele no presente que vamos construir o futuro. Um povo sem memória é um povo sem futuro”.
E foi nesta mesma linha de pensamento que o Presidente da Junta de Nossa Senhora dos Remédios, Francisco Gaspar, se referiu à publicação. “Este livro diz muito à população da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios porque a Costa desde os primórdios foi ocupada pelas gentes da localidade, apesar de geograficamente situar-se na freguesia da Povoação”.
Para Francisco Gaspar a publicação agora lançada era um registo que há muito se impunha.
No seu discurso, o autarca classificou ainda a Costa como um lugar de lazer, convívio e relacionamento social, atributos que há muito fizeram dela “um lugar muito especial”.
O Médico Melo Mota ficou encarregue de apresentar o livro, mas acabou por direccionar o seu discurso, quase na sua totalidade, para o autor, elogiando o seu percurso de vida.
Relativamente ao livro propriamente dito, Melo Mota destacou as características únicas da publicação, tanto ao nível histórico, humano e cultural.
“A Costa da Povoação” é o primeiro livro escrito por João Cordeiro, autor que espera, em breve, lançar outro sobre o Concelho da Povoação.