"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OUTONO MAIS COLORIDO NO MUSEU DO ORIENTE

Exposições, concertos, dança, cursos e conferências compõem o leque de programação prevista no Museu do Oriente, para o último trimestre de 2011.


Exposições, concertos, dança, cursos e conferências compõem o leque de programação prevista no Museu do Oriente, para o último trimestre de 2011.

"A Glória do Passado da Tailândia e os 500 anos de Relações Luso-Tailandesas" é a exposição patente no Museu do Oriente a partir de 14 de Outubro até 13 de Novembro. A mostra incide sobre a história da civilização tailandesa desde a pré-história até à actualidade e decorre no âmbito das comemorações dos 500 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a Tailândia, em colaboração com a Embaixada do Reino da Tailândia.

No mês de Dezembro, o Museu abre as portas para "Tinta-da-china: Uma exposição de pintura chinesa contemporânea". A exposição estará patente entre os dias 2 e 31 de Dezembro, realizada com o apoio da China Artists Association, que seleccionou 100 obras de arte de mais de 80 artistas de toda a China que ilustram paisagens, fauna e flora produzidas, ora de forma realista, ora abstracta, com recurso à cor, a efeitos de luz e sombra, ao claro-escuro, ao seco e ao molhado.



>> concerto Duo SPES

Um vasto conjunto de concertos enriquece o cartaz do Museu do Oriente. A música erudita está em destaque mas outros géneros musicais não foram esquecidos. A 14 de Outubro, o Duo SPES inicia sua digressão pela Europa com a actuação no Museu do Oriente. Composto por Iracema Simon, a interpretar fagote, e Zoltan Paulinyi no violino, o duo apresenta um concerto de música erudita e brasileira. A Orquestra Metropolitana de Lisboa traz dois concertos ao palco do Oriente. A 29 de Outubro, um concerto comentado "Música para Crianças" que inclui peças de Debussy ou Prokofiev. No Sábado 26 de Novembro, o concerto contará com os intérpretes Stéphanie Manzo (harpa) e Fernando Llopis (vibrafone).

A 12 de Novembro, Joana Machado apresenta um espectáculo integrado na tournée Blame it on my Youth, um regresso às origens onde o pop, rock e r&b são os géneros de eleição.

No campo da dança a oferta também é variada. Sole to Soul, a 5 de Novembro é espectáculo de dança clássica indiana khatak. Uma produção de tom contemporâneo aplicado ao vocabulário do movimento e o formato de apresentação do kathak tradicional.

Nos dias 10 e 11 de Dezembro, "A Cidade era Cinzenta" pela Companhia de Dança de Almada traz ao palco do Museu do Oriente um espectáculo infantil coreografado por Carla Albuquerque e Maria José Bernardino. O espectáculo desenrola-se no cenário de uma cidade cinzenta, suja e sem vida, povoada por homens cinzentos que atravessam a rua mecanicamente com os seus pés de marioneta. Porém há uma pequena criança que, no seu quarto, sonha e deseja um mundo melhor onde o saber e a imaginação o conseguem tornar mais colorido.

Nos dias 14 e 15 de Dezembro decorre a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional, dos últimos anos, nas vertentes de dança clássica e contemporânea. É parte integrante da formação em dança a experiência de palco que acontece, anualmente, através das apresentações públicas nas Oficinas Coreográficas e no Espectáculo Final de cada ano lectivo.

"Doze Cidades Chinesas" consiste num ciclo de conferências que decorre entre 1 de Outubro a 17 de Dezembro, aos Sábados. O curso transporta os formandos até ao velho Império do Meio, e apresenta as mais fascinantes cidades, dando a conhecer a história dos lugares, das gentes e mentalidades da China. Pequim, Xangai, Xi’an, Chongqing, Lhasa, Hong Kong, Macau, Pingyao, Guilin, Hangzhou, Suzhou e Lijiang são as urbes em análise.

Durante o mês de Outubro, o curso "Índia. Cinema e sociedade" analisa a complexidade da sociedade indiana e a sua diversidade social e cultural. O curso tem como objectivo apresentar a Índia contemporânea, articulando a apresentação de cada tema com o seu cinema, desde realizadores clássicos como Satyajit Ray, ao moderníssimo e cosmopolita Bollywood.

No âmbito das comemorações dos 500 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a Tailândia será realizado um workshop de Gastronomia Tailandesa entre 24 de Outubro e 7 de Novembro. Os sabores exóticos desta cozinha asiática trazem sabores quentes aos dias mais frescos do Outono.

O ciclo "Sábados em Oficina" apresenta um vasto leque de actividades. "Negócios da China" pede aos mais pequenos para encarnarem um investidor nas ruas de Macau e realizarem grandes e lucrativos negócios. Wing Revolution, para crianças, é outra actividade incluída nestas oficinas. As aulas deste desporto/arte marcial combinam os melhores ensinamentos do wing tsun tradicional chinês com os mais recentes avanços e teorias ocidentais.

No ciclo "Domingos em Família" destaque para as actividades "Era uma vez a fotografia" a decorrer em Outubro e em Dezembro "Construindo uma árvore de natal".

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,421,106