"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MÚSICA E ARTE CHINESA EM DESTAQUE NO MUSEU DO ORIENTE

Em Setembro, o Museu do Oriente acolhe a exposição ”Olhem para nós! A Nova Geração de Jovens Artistas Chineses”. Carlos “Zíngaro” e Luo Chao-Yun sobem ao palco do Auditório do Museu do Oriente no dia 23 Setembro para um espectáculo único. A dança moderna também estará no Museu do Oriente, a 8 de Setembro, com o espectáculo La Place Mysterieuse da companhia de dança Mademoiselle Cinema.

 

Em Setembro, o Museu do Oriente acolhe a exposição ”Olhem para nós! A Nova Geração de Jovens Artistas Chineses”.

Em colaboração com a China International Culture Association, o Museu do Oriente recebe, de 30 Setembro a 30 Outubro, uma exposição que apresenta várias obras de jovens artistas da China, nas áreas da pintura a óleo, escultura, fotografia, vídeo e instalação.

A mostra reflecte a forma como a nova geração lida com as rápidas alterações sociais, tentando explorar os novos horizontes e respondendo à sociedade actual. A estratégia na base dos trabalhos revela autodeterminação, auto-exploração e outros estados de criação que dificilmente poderemos explicar através do entendimento da arte teórica tradicional.

Carlos “Zíngaro” e Luo Chao-Yun sobem ao palco do Auditório do Museu do Oriente no dia 23 Setembro para um espectáculo único. A chinesa Luo Chao-Yun, que toca pipa, e o português Carlos “Zíngaro”, violinista, encontram-se pela primeira vez para uma actuação onde a improvisação é a palavra-chave. Luo Chao-Yun é muito elogiada pela crítica pela forma como transforma o alaúde chinês (pipa) numa verdadeira orquestra, tal é a quantidade de recursos que aplica e o virtuosismo da sua execução. O violinista português Carlos “Zíngaro” é uma das mais importantes figuras da cena internacional da música improvisada. Com estudos clássicos que incluem o órgão de igreja, Carlos “Zíngaro” foi um pioneiro do free jazz, rock psicadélico e electrónica live em Portugal.

A dança moderna também estará no Museu do Oriente, a 8 de Setembro, com o espectáculo La Place Mysterieuse da companhia de dança Mademoiselle Cinema. La Place Mysterieuse conta uma história, passada no interior de uma casa onde fragmentos de memórias são revisitados. O ponto de partida é o ano de 1989, o ano da queda do Muro de Berlim. As bailarinas pertencem a diferentes gerações e são originárias de diferentes cidades e países, e cada uma delas desempenha o seu papel de residente na casa à medida que vão seguindo a história da vida de uma mulher num país estrangeiro e longe do seu país de origem.


La Place Mysterieuse

De 16 a 18 Setembro, o Museu do Oriente recebe o evento Anipop Kyuu-ti, cujo objectivo é a divulgação da cultura de animação japonesa. A 9.ª edição do evento Anipop apresenta o melhor da cultura pop e tradicional do Japão e inclui ainda a exibição de anime, artes marciais, e o Campeonato Nacional de Cosplay. O evento recebe o concerto do cantor rock japonês HITT, no dia 17, que irá apresentar o novo álbum Because It’s Love.

Os cursos e actividades educativas estão também em destaque no mês de Setembro. A actividade “Domingos em Família” propõe um desafio “Dos pés à cabeça”. Esta oficina de representação e expressão corporal decorre nos dias 4 e 18 de Setembro e convida pais e filhos a revelarem novas facetas e criarem personagens através de assessórios. “À mão de Semear” é a proposta da actividade “Sábados em Oficinas”, que decorre entre 10 e 24 de Setembro. Os participantes podem ficar a conhecer ervas aromáticas exóticas ou mais familiares e levá-las para casa num vaso personalizado. De 28 a 30 Setembro decorre uma oficina de batik, uma arte milenar que permanece contemporânea. Aprender os princípios do Feng Shui e pô-los em prática na decoração é a proposta do workshop que decorre a 29 Setembro.

Em Setembro, o Museu do Oriente acolhe ainda o VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, entre 26 e 27 Setembro. Dois dias depois, o Serviço Educativo do Museu do Oriente organiza o V Encontro de Professores para lhes dar a conhecer a sua proposta de trabalho a desenvolver para e com a comunidade escolar, durante o ano lectivo de 2011/2012. O Curso de Gestão de Projectos Culturais decorre a partir de 15 de Setembro e destina-se a responsáveis pela gestão e quadros técnicos de organizações culturais e turísticas públicas e privadas.

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

 
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,421,165