"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NOITES DE VERÃO APRESENTAM "CANÇÕES DE CORDEL"

Dia 27 de Agosto (Sábado), pelas 21:30 horas, na Esplanada dos Congregados, César Prata traz a Estremoz o seu mais recente projecto musical, Canções de Cordel, através do qual recuperamos e reinventamos a mitologia e imaginário populares dos folhetos de cordel. Histórias de “sangue, faca e alguidar”, como nos diz o artista.


Integrado no projecto Noites de Verão, dia 27 de Agosto (Sábado), pelas 21:30 horas, na Esplanada dos Congregados, César Prata traz a Estremoz o seu mais recente projecto musical, Canções de Cordel, através do qual recuperamos e reinventamos a mitologia e imaginário populares dos folhetos de cordel. Histórias de “sangue, faca e alguidar”, como nos diz o artista.

Uma revisitação a uma prática quase esquecida, que pertence a uma forma de representação colectiva, tradicional, cujo tempo se encarregou de deslocar para um espaço da memória, mi(s)tificando-a, num espectáculo que oscila entre o trágico e o cómico e que fará, pelas músicas e letras, as delícias de miúdos e graúdos.

César Prata fundou e dirigiu diversas associações culturais e trabalhou com inúmeras colectividades no âmbito da recolha do património imaterial. Criou e dirigiu diversos espectáculos. O seu nome encontra-se ligado a inúmeros discos, quer como compositor, arranjador, criador, intérprete ou técnico dos quais se destacam Chuchurumel, Assobio e Chukas (encomenda do IGESPAR para o Parque Arqueológico do Vale do Côa). Publicou alguns cadernos sobre tradição oral. Criou e assegurou a direcção musical de espectáculos. Compôs para teatro. Colabora regularmente com o Projéct (Teatro Municipal da Guarda). Integrou o GEFAC. Fundou os projectos Chuchurumel e Assobio. Participou em festivais internacionais, dos quais se destacam “Canti di Passione” (Salento, Itália, Abril de 2007), “Ahoje é ahoje!” (Maputo, Moçambique, Agosto de 2008). Editou, em Dezembro de 2010, "Canções de cordel", o seu CD mais recente.


Informações:
Sector de Animação Cultural (CME)
Telf.: 268 339 216 ou E-mail: cultura@cm-estremoz.pt

Co-organização | Câmara Municipal de Estremoz
Produção | Festival Escrita na Paisagem 2011/Colecção B
Apoio | Direcção Regional de Cultura do Centro
Agradecimento | ACDE – Associação Comercial do Distrito de Évora

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,420,896