"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"PARE, ESCUTE, OLHE" VENCE GRAND PRIX NO CERVINO CINE MOUNTAIN

Documentário de Jorge Pelicano, recebeu o Grande Prémio XIV Cervino CineMountain Conseil de la Vallé, em Itália, o nono prémio da carreira deste documentário sobre o encerramento da linha ferroviária do Tua.


DOCUMENTÁRIO "PARE, ESCUTE, OLHE" VENCE GRAND PRIX
NO CERVINO CINE MOUNTAIN EM ITÁLIA

"Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano, recebeu o Grande Prémio XIV Cervino CineMountain Conseil de la Vallé, em Itália, o nono prémio da carreira deste documentário sobre o encerramento da linha ferroviária do Tua.

Neste festival, dedicado na sua maioria a filmes de montanha, estiveram a concurso 27 filmes de vários países. Durante a entrega de prémios, na noite de sábado, o júri referiu que a decisão "reuniu o consenso porque se trata de uma obra completa, apaixonante, delicada e subtil, que reune uma boa investigação, um trabalho jornalístico exaustivo na área social, ecomomica e política de uma território de montanha. O filme é ainda dotado de uma elevada qualidade artística, uma sólida dramaturgia, imagem cuidada da vida nas montanhas. Uma obra cinematográfica de óptima qualidade".

Apesar de reconhecer "sentir uma grande tristeza pelo facto de a barragem do Tua já estar a ser construída", o realizador adiantou que este prémio "prova que a causa do Tua é compreendida e sensibiliza além fronteiras. É sempre uma nova oportunidade para repensar não só o futuro da linha ferroviária mas também o futuro de Trás-os-Montes cada vez mais abandonado e isolado"

Depois do reconhecimento em Portugal (DOCLISBOA, CINE ECO e Caminhos do Cinema Português), este é o oitavo prémio para "Pare, Escute, Olhe", um documentário que pretende ser um grito de alerta na defesa da identidade de uma região transmontana.

:: SINOPSE ::
Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.
Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.
PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,421,956