Notícias
LISBOA À PROVA - CONCURSO GASTRONÓMICO
Já se encontram abertas as inscrições - para restaurantes - para a 5ª edição do Concurso «Lisboa à Prova», que decorre entre Julho e Novembro deste ano.
LISBOA APROVA A SUA GASTRONOMIA
"LISBOA À PROVA - CONCURSO GASTRONÓMICO" REGRESSA ESTE MÊS
A Câmara Municipal de Lisboa (C.M.L.), em conjunto com a Associação Hoteleira, Restauração e Similares de Portugal (A.H.R.E.S.P.) e o Turismo de Lisboa (A.T.L.), dá arranque à edição 2011 «Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico».
Já se encontram abertas as inscrições - para restaurantes - para a 5ª edição do Concurso «Lisboa à Prova», que decorre entre Julho e Novembro deste ano. A iniciativa visa valorizar o sector da restauração, promover a gastronomia lisboeta enquanto factor de atracção turística, aplicar anualmente uma metodologia de selecção dos melhores restaurantes da cidade de forma criteriosa e coerente e estimular o sector da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.
A cada edição, os restaurantes participantes são avaliados por um júri anónimo, constituído por elementos nomeados pelas entidades envolvidas, e poderão ser premiados com um dois ou três “garfos” nas categorias “Restaurante de Cozinha Contemporânea”, “Restaurante de Cozinha Tradicional” e “Restaurante de Cozinha do Mundo”, culminando sempre com a publicação do Guia Gastronómico de Lisboa. Na primeira fase, os restaurantes recebem, um número mínimo de três visitas para a selecção daqueles que passam à fase seguinte. No total, haverá um máximo de seis visitas possíveis para os restaurantes que passem as várias fases.
À semelhança da edição anterior, durante o concurso estão previstas iniciativas paralelas, nomeadamente o «Lisboa à Prova com Arte», projecto criado na 3ª edição do concurso, em 2009, que visa promover a celebração entre a arte da gastronomia e as artes plásticas. Dessa forma, os restaurantes premiados apresentam, perante o público, a sua arte, em momentos chave, que coincidem também com a apresentação das exposições em galerias e museus de arte contemporânea. Conceito muito bem sucedido, é uma das iniciativas de promoção do “Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico”, atraindo alguns milhares de pessoas ao longo do seu calendário de realizações.
Após o lançamento do 1º Guia, em edição experimental, há um ano, sai agora o 2º Guia com uma tiragem que poderá atingir os dez mil exemplares, a serem distribuídos em livrarias, press centers, lojas de conveniência, postos de gasolina e quiosques, entre outros espaços.
Na fase final, a organização promove um evento aberto ao público, durante vários dias, com a participação dos restaurantes premiados.
Como é habitual, a iniciativa contempla a componente de responsabilidade social. A partir da segunda fase do concurso, é aberta uma linha telefónica, de valor acrescentado, para o público votar no seu restaurante favorito e cujas receitas revertem a favor da ENTRAJUDA, organização de apoio a Instituições de Solidariedade Social.
Balanço do Lisboa à Prova 2010:
A organização faz um balanço positivo para o concurso mediante os resultados obtidos na edição passada:
1) Aumento dos restaurantes premiados - 77 (representando 38% do total de inscritos. Em 2009 tinham sido 36%) - que garantem qualidade nos serviços prestados na restauração de Lisboa;
2) Aumento no pedido de relatórios de avaliação individual dos restaurantes, o que permite perceber quais as áreas a melhorar para atingir os objectivos pretendidos;
3) Lançamento do 2º Guia Gastronómico de Lisboa, que deverá ocorrer no início de Setembro;
4) A contínua intervenção do concurso em diversas áreas da sociedade, nomeadamente no campo da cultura e das artes, através da acção “Lisboa à Prova com Arte”, que juntou as artes plásticas à arte gastronómica, cruzando e atraindo novos públicos e novas oportunidades para os restaurantes que participaram.