Notícias
ORFEÃO DE LEIRIA REÚNE DEZENAS DE ALUNOS PORTUGUESES E ESTRANGEIROS
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) organiza o 8.º Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima, que traz a Leiria dezenas de jovens músicos de vários países, dos quatro cantos do mundo, para uma experiência única de aperfeiçoamento musical e intercâmbio cultural enriquecedor.
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) organiza o 8.º Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima, que traz a Leiria dezenas de jovens músicos de vários países, dos quatro cantos do mundo, para uma experiência única de aperfeiçoamento musical e intercâmbio cultural enriquecedor. Este evento, que conta com o alto patrocínio da Associação de Municípios da Região de Leiria (AMLEI), inclui a Master Class de Direcção de Orquestra, entre os dias 18 e 31 de Julho, e o Estágio Internacional de Orquestra, entre 21 e 31 de Julho, e ainda três concertos abertos ao público, nos dias 29, 30 e 31 de Julho.
Henrique Pinto, presidente do OL CA, salienta que «o Estágio Internacional de Orquestra quer oferecer aos alunos a oportunidade de aperfeiçoarem os seus conhecimentos técnicos e teóricos, num programa de trabalho intensivo sob a direcção artística do prestigiado maestro francês Jean-Sébastian Béreau», afirmando ainda que «ao longo dos anos se tem também revelado um espaço muito interessante onde se destaca a diversidade cultural e a boa disposição destas dezenas de jovens que nos visitam nesta altura».
O Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima reúne, na edição deste ano, alunos oriundos de vários países, como a Sérvia, o Brasil ou a França, e ainda portugueses, vindos de vários pontos do País, de norte a sul, e das regiões autónomas. Ao todo, são mais de 100 os participantes no Estágio de Orquestra e na Master Class de Direcção de Orquestra, sendo que cerca de metade esteve já presente em edições anteriores do evento, «o que reflecte o reconhecimento e a importância do evento no contributo para a formação destes músicos», explica Henrique Pinto.
Estão previstas duas semanas de trabalho árduo e intenso, em que será dada aos alunos a oportunidade de trabalharem um repertório orquestral com o maestro de renome internacional, Jean-Sébastien Béreau. O maestro e antigo professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, dividiu a sua notável carreira entre o ensino e a direcção de orquestras, sobressaindo no seu vasto currículo a direcção do Conservatório e Orquestra Sinfónica de Metz, do Conservatório e Orquestra de Rouen, e do Conservatório Nacional de Estrasburgo. Actualmente, assume a responsabilidade por duas classes de Direcção de Orquestra no Conservatório Nacional da Região de Dijon e de Lille.
Os 65 instrumentistas inscritos no Estágio de Orquestra terão a possibilidade de colocar à prova a sua capacidade técnica e a sua capacidade de adaptação interpretativa, uma vez que serão desafiados a tocar, ao seu melhor nível, obras de Beethoven, Brahms e Borodin, sob orientação de Jean-Sébastien Béreau e dos 35 maestros diferentes que participam na Master Class de Direcção de Orquestra. Jean-Sébastien Béreau seleccionará alguns destes maestros para dirigir dois dos três concertos finais, nos dias 29 e 30 de Julho.
O primeiro dos três concertos realiza-se na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos), em Leiria, pelas 21h30, seguindo-se os concertos de dia 30, às 18h00, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e de dia 31, dirigido pelo maestro Jean-Sébastien Béreau na Igreja de São Pedro, em Leiria, a partir das 17h00.