Notícias
JANELA URBANA CELEBRA NOVE ANOS
Janela Urbana (JURB), portal de cultura urbana, celebra 9 anos de existência no universo digital português e antecipa a geração web pós-facebook. “ID” é o conceito que apresenta a sua nova comunidade temática online - Mundo Urbano - e o tema da festa onde a JURB reúne ao vivo, no próximo dia 28 de Julho, no Odessa em Lisboa.
FESTA 9 ANOS JURB . 28 DE JULHO . 23H00
ODESSA – AV. INFANTE D. HENRIQUE ARMAZÉM B, LOJA 9 - LISBOA
Janela Urbana (JURB), portal de cultura urbana, celebra 9 anos de existência no universo digital português e antecipa a geração web pós-facebook. “ID” é o conceito que apresenta a sua nova comunidade temática online - Mundo Urbano - e o tema da festa onde a JURB reúne ao vivo, no próximo dia 28 de Julho, no Odessa em Lisboa, parceiros, amigos e seguidores, deste portal que abre janelas e propõe vistas ousadas sobre os protagonistas, expressões e manifestações da cultura urbana, nas áreas da arte, design, moda e música.
A JURB acompanha tendências, divulga talentos e propõe vistas ousadas sobre o pastiche de temas que definem o universo cultural urbano, seja em Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Barcelona, Paris, Trieste ou em qualquer outra cidade do Mundo. JURB é um promotor de opinião, um ponto de referência e inspiração para milhares de seguidores que diariamente acompanham os conteúdos e actividades promovidas por este portal, em www.janelaurbana.com ou através das redes sociais online.
Na celebração do seu nono aniversário, a JURB antecipa a geração de sites pós-facebook com o lançamento de “Mundo Urbano”, a sua nova comunidade temática online dedicada à cultura urbana, onde os membros registados no portal poderão seleccionar artigos e notícias de acordo com os seus interesses pessoais, partilhar conteúdos e mensagens ou criar grupos de pares. Além de assumir o formato de comunidade que integra um conjunto de novas funcionalidades, a JURB propõe uma fusão entre o modelo de rede social e a blogosfera, com a capacidade de alojar blogs dos seus seguidores. Para a apresentação de “Mundo Urbano” a JURB convidou dois jornalistas da área cultural - Miguel Matos e Elsa Garcia - a serem os bloggers pioneiros desta nova comunidade, respectivamente com “Folha de Sala” e “Pombo Correio”. Posteriormente, todos os membros poderão propor a integração dos seus blogs, que serão seleccionados de acordo com os critérios editoriais e temáticos da JURB.
“Acredito que o futuro da web reside na capacidade de gerar experiências sensoriais. As pessoas procuram sensações e emoções reais, querem valorizar ou multiplicar identidades com reflexos na música que ouvem, na roupa que vestem ou nos locais que frequentam. A Janela Urbana expande-se através da comunidade Mundo Urbano, com o objectivo de oferecer uma experiência identitária a cada utilizador, que com a sua partilha faz crescer uma comunidade com interesses temáticos comuns, logo trata os conteúdos que mais cativam os seus membros e desafia-os a interacções reais” comenta Bruno Rosa, Director da JURB.
Save the Date: Festa 9 ANOS JURB, dia 28 de Julho pelas 23h00 – Odessa, Lisboa
A festa 9 ANOS JURB com o tema “ID”, celebra o percurso do portal JURB e a sua nova fase de evolução, convidando parceiros, amigos, seguidores e toda a cidade de Lisboa a juntarem-se à nova comunidade “Mundo Urbano”. Além de digital, neste dia a JURB ganha forma e movimento no Odessa, ao som de Dj Twiggy das Swinging Sisters e da dupla André Ferreira e Rodrigo Caiano - Cara de Pau. A entrada é livre para seguidores da JURB, que poderão contar com muitas surpresas de marcas associadas ao evento, entre as quais Björn Borg, Feiyue, Havaianas, Marlboro Classics e Universal Music. Para mais informações, visite a página do evento: http://www.facebook.com/event.php?eid=183728381686627.
Conceito ID
“ID” ou “identidade” é o tema da festa 9 ANOS JURB e transcreve a génese de “Mundo Urbano” enquanto comunidade digital onde cada pessoa selecciona, partilha e molda, conteúdos à sua imagem, contribuindo para a criação de um espaço plural de interacção cultural e criativa. “ID” baseia-se em cinco retratos de cinco pessoas diferentes, associando o nu dos modelos à ideia de écran branco ou em aberto que, tal como propõe a comunidade “Mundo Urbano”, é permeável à participação, criação ou recriação de uma identidade própria. “ID” materializa-se numa campanha auto promocional on e off line, composta por sinalética, handouts, marketing viral e web design através do portal JURB. A campanha “ID” contou com as colaborações de Isa Silva, fotógrafa freelancer, ilustrações de Carlos Matias – Dialectica Studio, e design gráfico de Bruno Rosa, JURB.
Sobre a Janela Urbana (JURB):
• Inicialmente designado Xfera, o projecto actualmente conhecido como “Janela Urbana” ou “JURB” partiu da ideia de dois amigos - Bruno Rosa, Produtor e Designer, e Bruno Cardoso, Informático - de criarem uma esfera informativa, cultural e tecnológica.
• A JURB distingue-se como um órgão digital de comunicação cultural, um portal de tendências que acompanha regularmente eventos e projectos de referência, como o International Talent Suport (Trieste), Levis Curve ID (Londres), Diesel XXX (Barcelona), Moda Lisboa, Bienal Experimenta Design, entre outros.
• Ao longo dos seus nove anos de existência no universo digital português, acompanhou e promoveu talentos como: Hilary Alexander; Stephan Doitschinoff; Gonzalo Bénard; Cut Copy; Maria João; Tommy Hilfiger; Pierre Garroudi; Armando Cabral; Andy Gilmore, entre muitos outros nomes emergentes ou incontornáveis da cena cultural.
• Reúne uma média de sete mil visitas mensais, que geram cerca de 17 mil page views, e atrai um público-alvo maioritariamente jovem, entre os 23 e os 34 anos, pessoas urbanas e activas, atentas às novas tendências e com gosto transversal pelas áreas culturais e criativas.
• Conta com uma equipa de sete colaboradores regulares das áreas da arte design, música e moda, sob coordenação geral de Bruno Rosa.