"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JANELA URBANA CELEBRA NOVE ANOS

Janela Urbana (JURB), portal de cultura urbana, celebra 9 anos de existência no universo digital português e antecipa a geração web pós-facebook. “ID” é o conceito que apresenta a sua nova comunidade temática online - Mundo Urbano - e o tema da festa onde a JURB reúne ao vivo, no próximo dia 28 de Julho, no Odessa em Lisboa.

FESTA 9 ANOS JURB . 28 DE JULHO . 23H00
ODESSA – AV. INFANTE D. HENRIQUE ARMAZÉM B, LOJA 9 - LISBOA

Janela Urbana (JURB), portal de cultura urbana, celebra 9 anos de existência no universo digital português e antecipa a geração web pós-facebook. “ID” é o conceito que apresenta a sua nova comunidade temática online - Mundo Urbano - e o tema da festa onde a JURB reúne ao vivo, no próximo dia 28 de Julho, no Odessa em Lisboa, parceiros, amigos e seguidores, deste portal que abre janelas e propõe vistas ousadas sobre os protagonistas, expressões e manifestações da cultura urbana, nas áreas da arte, design, moda e música.

A JURB acompanha tendências, divulga talentos e propõe vistas ousadas sobre o pastiche de temas que definem o universo cultural urbano, seja em Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Barcelona, Paris, Trieste ou em qualquer outra cidade do Mundo. JURB é um promotor de opinião, um ponto de referência e inspiração para milhares de seguidores que diariamente acompanham os conteúdos e actividades promovidas por este portal, em www.janelaurbana.com ou através das redes sociais online.

Na celebração do seu nono aniversário, a JURB antecipa a geração de sites pós-facebook com o lançamento de “Mundo Urbano”, a sua nova comunidade temática online dedicada à cultura urbana, onde os membros registados no portal poderão seleccionar artigos e notícias de acordo com os seus interesses pessoais, partilhar conteúdos e mensagens ou criar grupos de pares. Além de assumir o formato de comunidade que integra um conjunto de novas funcionalidades, a JURB propõe uma fusão entre o modelo de rede social e a blogosfera, com a capacidade de alojar blogs dos seus seguidores. Para a apresentação de “Mundo Urbano” a JURB convidou dois jornalistas da área cultural - Miguel Matos e Elsa Garcia - a serem os bloggers pioneiros desta nova comunidade, respectivamente com “Folha de Sala” e “Pombo Correio”. Posteriormente, todos os membros poderão propor a integração dos seus blogs, que serão seleccionados de acordo com os critérios editoriais e temáticos da JURB.

“Acredito que o futuro da web reside na capacidade de gerar experiências sensoriais. As pessoas procuram sensações e emoções reais, querem valorizar ou multiplicar identidades com reflexos na música que ouvem, na roupa que vestem ou nos locais que frequentam. A Janela Urbana expande-se através da comunidade Mundo Urbano, com o objectivo de oferecer uma experiência identitária a cada utilizador, que com a sua partilha faz crescer uma comunidade com interesses temáticos comuns, logo trata os conteúdos que mais cativam os seus membros e desafia-os a interacções reais” comenta Bruno Rosa, Director da JURB.

Save the Date: Festa 9 ANOS JURB, dia 28 de Julho pelas 23h00 – Odessa, Lisboa

A festa 9 ANOS JURB com o tema “ID”, celebra o percurso do portal JURB e a sua nova fase de evolução, convidando parceiros, amigos, seguidores e toda a cidade de Lisboa a juntarem-se à nova comunidade “Mundo Urbano”. Além de digital, neste dia a JURB ganha forma e movimento no Odessa, ao som de Dj Twiggy das Swinging Sisters e da dupla André Ferreira e Rodrigo Caiano - Cara de Pau. A entrada é livre para seguidores da JURB, que poderão contar com muitas surpresas de marcas associadas ao evento, entre as quais Björn Borg, Feiyue, Havaianas, Marlboro Classics e Universal Music. Para mais informações, visite a página do evento: http://www.facebook.com/event.php?eid=183728381686627

Conceito ID
“ID” ou “identidade” é o tema da festa 9 ANOS JURB e transcreve a génese de “Mundo Urbano” enquanto comunidade digital onde cada pessoa selecciona, partilha e molda, conteúdos à sua imagem, contribuindo para a criação de um espaço plural de interacção cultural e criativa. “ID” baseia-se em cinco retratos de cinco pessoas diferentes, associando o nu dos modelos à ideia de écran branco ou em aberto que, tal como propõe a comunidade “Mundo Urbano”, é permeável à participação, criação ou recriação de uma identidade própria. “ID” materializa-se numa campanha auto promocional on e off line, composta por sinalética, handouts, marketing viral e web design através do portal JURB. A campanha “ID” contou com as colaborações de Isa Silva, fotógrafa freelancer, ilustrações de Carlos Matias – Dialectica Studio, e design gráfico de Bruno Rosa, JURB.

Sobre a Janela Urbana (JURB):
• Inicialmente designado Xfera, o projecto actualmente conhecido como “Janela Urbana” ou “JURB” partiu da ideia de dois amigos - Bruno Rosa, Produtor e Designer, e Bruno Cardoso, Informático - de criarem uma esfera informativa, cultural e tecnológica.

• A JURB distingue-se como um órgão digital de comunicação cultural, um portal de tendências que acompanha regularmente eventos e projectos de referência, como o International Talent Suport (Trieste), Levis Curve ID (Londres), Diesel XXX (Barcelona), Moda Lisboa, Bienal Experimenta Design, entre outros.

• Ao longo dos seus nove anos de existência no universo digital português, acompanhou e promoveu talentos como: Hilary Alexander; Stephan Doitschinoff; Gonzalo Bénard; Cut Copy; Maria João; Tommy Hilfiger; Pierre Garroudi; Armando Cabral; Andy Gilmore, entre muitos outros nomes emergentes ou incontornáveis da cena cultural.

• Reúne uma média de sete mil visitas mensais, que geram cerca de 17 mil page views, e atrai um público-alvo maioritariamente jovem, entre os 23 e os 34 anos, pessoas urbanas e activas, atentas às novas tendências e com gosto transversal pelas áreas culturais e criativas.

• Conta com uma equipa de sete colaboradores regulares das áreas da arte design, música e moda, sob coordenação geral de Bruno Rosa.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,420,885