Notícias
HELP PORTRAIT
Associando-se ao projecto de voluntariado internacional Help Portrait, a Comunidade Vida e Paz promove a renovação de imagem de pessoas carenciadas nos dias 25 e 26 de Junho, em Lisboa.
ESPELHO MEU – ONDE POSSO CHEGAR EU?
Associando-se ao projecto de voluntariado internacional Help Portrait, a Comunidade Vida e Paz promove a renovação de imagem de pessoas carenciadas nos dias 25 e 26 de Junho, em Lisboa.
A Comunidade Vida e Paz, em parceria com a revista GINGKO, organiza um evento dirigido a pessoas carenciadas com o objectivo de melhorar a percepção de si próprias, ao sofrerem uma transformação da sua imagem exterior e, no final, obterem uma fotografia – para terem sempre presente como. poderão ser.
Nos dias 25 e 26 de Junho, pelas 14h, no recentemente inaugurado Espaço Aberto ao Diálogo da Comunidade Vida e Paz*, em Chelas, a iniciativa vai proporcionar às pessoas carenciadas a oportunidade de se reinventarem.
A iniciativa está associada ao projecto internacional Help Portrait, movimento global que convida fotógrafos de todo o mundo a darem um pouco do seu tempo e das suas competências para fotografar pessoas necessitadas. Os dados são impressionantes: até agora, foram oferecidas 101.596 fotografias, através de 10.574 fotógrafos, 12.654 voluntários, em 1.062 localidades e 46 países. vídeos http://www.youtube.com/watch?v=tklFJzRLxyU&feature=related
No evento do próximo fim-de-semana, os convidados terão a possibilidade de conversar, ler, conviver, comer e beber, mas todos poderão percorrer o “circuito da renovação”, que começa na lavagem de cabelos, passa pelo cabeleireiro, maquilhagem e roupa, e culmina numa sessão fotográfica em que o convidado é a estrela. O resultado? Uma fotografia para levarem consigo, protegida como é obrigatório, para os que vivem na rua e não tem uma casa para colocar uma moldura.
Para Ana Rita Ramos, directora da revista GINGKO, “a ideia, neste Ano Europeu do Voluntariado, foi organizar um evento que chamasse fotógrafos e outros voluntários na área dos media para dar um pouco de si a pessoas que estão em exclusão social, ajudando-as a sair da ilha de solidão onde se encontram. Cada pessoa é uma nação e um território de enredos intensos. Por isso acreditamos que os retratos que sairão desta iniciativa contarão histórias intermináveis, histórias de dificuldade e de esperança, em que todos nos poderemos rever”.
A Comunidade Vida e Paz, por sua vez, acredita que “é um evento a repetir, sem dúvida. Tal como a nossa Festa de Natal, esta é uma celebração da capacidade do ser humano para transformar-se e perseguir a vida melhor que achamos que todos merecem. Passar consistentemente esta mensagem, de que existimos para ajudar as pessoas perdidas a renascerem para uma cidadania participante, é fundamental para alargarmos cada vez mais o nosso raio de acção”.
Coordenadas:
Data: 25 e 26 de Junho
Horários: 14h às 20h. Às 19h haverá animação com artistas convidados.
Pessoas esperados para a sessão fotográfica: 40 por dia
Para mais informações:
CVPaz – Elizabete Cardoso 913 503 503 (elizabete.cardoso@gmail.com)
GINGKO – Ana Rita Ramos 96 273 35 68 (anarr@haveaniceday.pt)