Notícias
"SONHO PORTUGUÊS" REGRESSA AOS PALCOS EUROPEUS
A cidade de Ulm vai ser o palco para o primeiro concerto dos OqueStrada na nova tour, com já dezassete espectáculos confirmados, que vai levar, entre 25 de Maio e 16 de Setembro, a banda portuguesa a Alemanha, Bélgica, Rússia, República Checa, Áustria e Roménia.
“Sonho português” regressa aos palcos europeus
OqueStrada iniciam Tour de Verão com concertos na Alemanha e Bélgica
25 de Maio a 16 de Setembro
A cidade de Ulm vai ser o palco para o primeiro concerto dos OqueStrada na nova tour, com já dezassete espectáculos confirmados, que vai levar, entre 25 de Maio e 16 de Setembro, a banda portuguesa a Alemanha, Bélgica, Rússia, República Checa, Áustria e Roménia.
Os OqueStrada actuam amanhã no Ulmerzelt, um festival que, ao longo de sete semanas, enche a cidade alemã de todos os estilos de música. A banda da Margem Sul actua às 20h00 e vai brindar o público alemão com a nova sonoridade de "Tasca Beat: o sonho português".
Além de Ulm, o regresso dos OqueStrada aos palcos europeus promete aquecer em Maio as cidades alemãs de Aachen, Hannover, e também Antuérpia, na Bélgica.
A banda que desde 2001 tem conquistado o coração do Mundo com o seu som vibrante, energético e de batida popular, dá agora a conhecer a nova sonoridade “Tasca Beat : o sonho português”, Disco de Ouro em 2010 que saltou fronteiras em 2009, com a edição no mercado internacional e foi reeditado, no ano passado, com novos arranjos.
Datas
Maio
Dia 25 - Ulm,Ulmer Zelt - Alemanha
Dia 26 - Aachen - Alemanha
Dia 27 - Antwerpen, Rataplaan - Bélgica
Dia 28 - Hannover, Masala Festival - Alemanha
Junho
Dias 25 e 26 - Perm Festival - Rússia
Julho
Dias 1 e 2 – Rudolstadt Folkfestival - Alemanha
Dia 12 - Freiburg - Zeltmusikfestival – Alemanha
Dia 14 - Lörrach- Alemanha
Dia 16 - Saarburg- Alemanha
Dia 17 - Burg Herzberg Festival- Alemanha
Dia 29 - Namest Folk Holidays Festival - República Checa
Dia 30 - Lunz am See - Áustria
Agosto
Dia 6 – Wieselburg Festival - Áustria
Dia 7 - NAMUR Esperanzah! Festival - Bélgica
Setembro
Dia 16 - Romania Timisoara Festival - Roménia
OqueStrada
Diz-se que é uma nova canção, diz-se que é uma outra forma de viver a música…
OqueStrada nasce na viragem do milénio em 2001, frente a Lisboa do lado sul do Tejo do desejo de Miranda e Pablo de criar um musical portátil que narrasse um país em transição entre o campo e a cidade entre dois séculos e desse realce à identidade única de cada músico. O resultado foi um som vibrante popular e inovador.
Esta pequena orquestra vadia percorreu durante anos Portugal, construindo uma carreira de espectáculos ao vivo e conquistando público de todas as gerações. Finalmente em 2009, lança o seu 1º disco “TascaBeat – o sonho português” e o que até então era um segredo de muitos, revela-se ao grande público.
Disco de Ouro em 2010, “TascaBeat – o sonho português” é considerado pelos media um dos melhores álbuns do ano, obtém ainda uma nomeação de melhor canção pela Sociedade Portuguesa de Autores, uma nomeação para a Gala dos Globos de Ouro como o melhor projecto musical e um troféu de melhor espectáculo 2009/2010.
No verão 2010, este sonho português salta fronteiras com a edição de “TascaBeat – o sonho português” no mercado internacional acrescido de uma Tour com mais de 20 datas por toda a Europa. Preparam-se agora para partir para mais uma Tour internacional pela Alemanha, Letónia e Holanda.
Composição e interpretação:
João Lima (guitarra portuguesa)
Pablo (contra-bacia)
Gerson Marta (guitarra e voz)
Miranda (voz)
Marina Henriques (acordeão)
Sandro (Metais)
Conceito e dramaturgia musical:
Marta Mateus (Miranda) e Jean Marc Dercle (Pablo)
Dicionário OqueStrada
Oquestrada: orquestrar a estrada, os caminhos, orquestrar o seu destino…uma orquestra fácil de transportar, orquestra de bolso, orquestra de bairro.
Tasca : Pequeno lugar popular português onde se pode beber e comer a baixo preço; propício ao encontro e à desgarrada (em vias de extinção).
Beat : pulsação rítmica; batida ou compasso (seja musical ou cardíaco).
TascaBeat : nova batida popular de coração português propícia ao encontro e à desgarrada com o mundo (em vias de expansão).
TascaBeateiro: pessoa singular com fé e ritmo