"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTO EDITORA @ FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

O Grupo Porto Editora está, pela primeira vez, reunido num só espaço pensado para promover o encontro dos leitores e os escritores. A agenda de eventos é ambiciosa, abrangente e diversificada, chegando aos diferentes leitores, de todas as idades. De sublinhar que todas as chancelas do Grupo Porto Editora estarão representadas.


Para todos os leitores
Na Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Porto Editora terá um espaço de 1250 m2 pensado para o encontro dos leitores com os livros e os autores

Começa amanhã, 28 de Abril, a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa e, pela primeira vez, o Grupo Porto Editora (GPE) estará presente num espaço único onde estarão representadas todas as chancelas do maior grupo editorial português, incluindo as do universo Bertrand e Círculo de Leitores: Porto Editora, Areal Editores, Lisboa Editora, Ideias de Ler, Albatroz, Sextante Editora, Bertrand, 11x17, Círculo de Leitores, Temas e Debates, Quetzal, Pergaminho, Contraponto, GestãoPlus e ArtePlural.

Luís Miguel Rocha, Gonçalo M. Tavares, Jojo Moyes, José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda, Teolinda Gersão, Rentes de Carvalho José Manuel Saraiva e Robert Muchamore são apenas alguns dos nomes que vão passar pelo espaço do GPE – um espaço de 1250 m2 que vai acolher inúmeras iniciativas durante toda a Feira do Livro, de sessões de autógrafos a workshops, sem esquecer ações pensadas para público infantil e juvenil, com o objetivo de proporcionar um verdadeiro encontro dos leitores com os livros e os autores.

Sendo certo que, todos os dias, haverá um autor em destaque, será aos fins de semana que o espaço do GPE acolherá os principais eventos, nomeadamente os que proporcionarão encontros com os escritores. Destes, destaque para a presença de:

Gonçalo M. Tavares: Matteo perdeu o emprego, o primeiro livro de Gonçalo M. Tavares no catálogo da Porto Editora, estará em destaque numa sessão de autógrafos que promete ser concorrida.

Jojo Moyes: com Silver Bay – A Baía do Desejo, a Porto Editora apresentou às leitoras portuguesas uma escritora inglesa cujo talento é inegável. E tal como noutros países, Jojo Moyes começa a ser em Portugal um caso sério de sucesso, constituindo por isso uma forte aposta para esta Feira do Livro.

. Ignacio del Valle: um dos mais talentosos escritores espanhóis da nova geração vem à Feira do Livro de Lisboa para estar com os seus leitores.

Luís Miguel Rocha: autor do A Mentira Sagrada, o livro mais vendido em Portugal nas últimas semanas.

Luís Sepúlveda: o escritor chileno tem milhares de leitores fiéis, sendo de sublinhar o sucesso que tem, inclusive, nos leitores mais novos.
Cancelamento de última hora: por razões de saúde, Luis Sepúlveda não pode deslocar-se a Portugal, pelo que as sessões previstas para este fim de semana foram canceladas.
(actualização 6 Maio'11)

José Luís Peixoto: É o nome mais sonante da nova geração de escritores portugueses. A sua obra foi traduzida em vários idiomas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. O seu primeiro romance, Nenhum Olhar, recebeu o Prémio Literário José Saramago. Livro, o seu romance mais recente, foi publicado pela Quetzal, em 2010.

José Manuel Saraiva: um autor que há poucas semanas entrou no universo da Porto Editora com o romance A Terra Toda.

José Rentes de Carvalho: A viver na Holanda desde a década de 1950, onde a sua obra tem tido o reconhecimento da crítica e dos leitores, J. Rentes de Carvalho só agora começa a ser conhecido no seu próprio país. A Quetzal publicou Ernestina, Com os Holandeses, A Amante Holandesa, Tempo Contado e, já este ano, La Coca.

Afonso Cruz: Escritor, ilustrador, realizador de filmes de animação e músico, Afonso Cruz é uma das grandes revelações da literatura portuguesa dos últimos anos. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e na Quetzal já publicou A Enciclopédia da Estória Universal (Prémio Camilo Castelo Branco) e A Boneca de Kokoschka.

Francisco Louçã: Francisco Louçã é professor catedrático de Economia e deputado. Tem livros e artigos científicos publicados em onze línguas. Publicou recentemente com a Bertrand Editora “Portugal Agrilhoado – A Economia Cruel na Era do FMI”. O livro convida os leitores a discutirem a crise no tempo do FMI, a analisarem as teorias económicas, a conhecerem os problemas e a escolherem o que vai ser da nossa vida.

Paulo Cardoso e Jerónimo Pizarro: Paulo Cardoso é astrólogo, pintor e ensaísta, tendo publicado até ao momento 33 livros. Na área da astrologia realizou cerca de 18 500 estudos astrológicos, sendo considerado o mais prestigiado astrólogo português da actualidade. Jerónimo Pizarro pertence ao grupo de trabalho que prepara a Edição Crítica de Fernando Pessoa, projecto para o qual já contribuiu com 8 volumes. Em 2009 organizou o livro Fernando Pessoa: o Guardador de Papéis. Entre 2008 e 2010 coordenou a digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa. Juntaram-se para trazer à luz do dia uma faceta de Pessoa que a maioria desconhece: a de Astrólogo.

Teolinda Gersão: A Cidade de Ulisses, publicado pela Sextante Editora, surge no momento em que se assinalam os 30 anos de carreira literária desta escritora.

Para os jovens leitores, de referir a presença de Robert Muchamore, de quem muitos se lembrarão do estrondoso sucesso de que se revestiu a passagem deste escritor na Feira do Livro de Lisboa do ano passado, com centenas de jovens a quererem estar perto do autor da famosa coleção juvenil Cherub. Para os mais novos, as atrações serão, sem dúvida, as mascotes dos Irmãos Koala, do Panda e da Ovelha Choné.

Quanto a workshops e outros eventos especiais, destacam-se os seguintes:

. Apresentação de Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas, de Maria José Silveira Núncio, com workshop, 1 de maio, 18:00;

. “Escrita Criativa”, com Pedro de Sena-Lino, 7 de maio, 19:30

. Concerto de Jazz, tarde de 7 de maio (a propósito dos livros do José Duarte,e ditados pela Sextante Editora);

. Livreiros por um dia - sábados e domingos, das 17h00 às 20h00, no stand da Quetzal Editores, os autores da casa, Mónica Marques, Paulo Ferreira, Afonso Cruz, Karla Suarez, Pedro Vieira, Marta Rebelo e António Manuel Venda vestirão a camisola de livreiros e aconselharão os visitantes sobre os melhores livros a comprar na feira – não escondendo preferências.

. “Mulheres Activistas” é uma exposição fotográfica sobre o tema abordado no livro Metade do Céu, de Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn. Este casal de jornalistas vencedor do prémio Pulitzer reúne testemunhos de mulheres de todo o mundo, que transformaram a opressão em oportunidade. Com início às 17h30 do dia 1 de maio

. Workshop sobre o sono para pais e crianças, dirigido por Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, que explora e explica importância de dormir bem e ter hábitos de sono saudáveis. 1 de maio, das 17h00 às 18h00

. Workshop de Culinária a propósito do livro premiado Taberna 2780: Bernardo Mendonça abriu, juntamente com o amigo de longa data e sócio de muitos projetos Nuno Barros, o restaurante Taberna 2780, em Oeiras. Nuno Barros completou o curso na famosa escola Le Cordon Bleu, em Londres. Em 2008, esteve entre os candidatos a melhor chef português do ano. Horário: 8 de Maio, das 18h00 às 20h00.

>> agenda completa

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,934