"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JORNALISTAS DE GUERRA FALAM DE LIBERDADE DE IMPRENSA

O projeto Perspetiva volta a não deixar passar em claro o dia internacional da Liberdade de Imprensa. As comemorações em 2011 englobam no seu programa a projeção de um documentário, uma mesa redonda, duas comunicações e uma cerimónia de homenagem aos jornalistas mortos em missão.


JORNALISTAS DE GUERRA EM VILA REAL
PARA FALAR DE LIBERDADE DE IMPRENSA

O departamento de letras, artes e comunicação da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro trás a Vila Real os jornalistas Carlos Fino, José Manuel Rosendo e José Carlos Ramalho para uma mesa redonda inserida num programa mais vasto que visa assinalar o dia da Liberdade de Imprensa, dia 3 de maio, e homenagear os jornalistas mortos em missão.

O projeto Perspetiva volta a não deixar passar em claro o dia internacional da Liberdade de Imprensa. Depois de em 2010 ter realizado o I Encontro Internacional de Cinema Documental as comemorações em 2011 englobam no seu programa a projeção de um documentário, uma mesa redonda, duas comunicações e uma cerimónia de homenagem aos jornalistas mortos em missão.

A escolha do documentário para o inicio do programa “Perspetiva – Liberdade 2011” recaiu no BURMA VJ – Reporting from a Closed Country do realizador Anders Østergaard. Este filme retrata a história de jovens birmaneses que munidos de handycams conseguem manter o fluxo de informação sobre o seu país apesar de este estar fechado. Apesar de correr o risco de tortura e prisão perpétua, corajosos jovens cidadãos da Birmânia vivem a essência do jornalismo. O mundo inteiro foi testemunha de clipes isolados de eventos filmados pelos VJs, mas pela primeira vez, as suas imagens individuais foram cuidadosamente colocadas juntas e ao mesmo tempo, contando uma história muito maior. O filme oferece uma perspetiva única sobre o jornalismo de alto risco e, ao mesmo tempo, oferece uma documentação completa do dia histórico e dramático de setembro de 2007, quando os monges budistas começaram a marchar.

A mesa redonda vai permitir a todos os presentes e a quem assiste via Web colocar questões a jornalistas experientes em cenários de guerra e em situações em que a liberdade de imprensa nem sempre é um direito completamente adquirido. O painel é formado por Carlos Fino, José Manuel Rosendo e José Carlos Ramalho. Carlos Fino é atualmente conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília mas tem no seu currículo numerosos e importantes marcos no jornalismo internacional do qual se destaca ter sido o primeiro jornalista a anunciar o bombardeamento a Bagdá. José Manuel Rosendo é jornalista da Antena 1/RTP e é ao serviço desta que tem feito a cobertura de mais de um dezena de locais de conflitos armados. José Carlos Ramalho é repórter de imagem da televisão pública e a sua experiência em teatros de guerra fez dele coordenador e militar adviser nos cursos para Jornalistas em Zonas de Conflito e Ambiente Hostil do CF da RTP em parceria com a Escola Prática de Infantaria.

Durante a tarde do dia 3 de maio estão programas duas apresentações. João Oliveira irá falar do “Infiltrado nas Notícias” dando como exemplo o jornalista Antonio Salas. O Major António Leitão, do Regimento de Infantaria 13, irá apresentar o projeto interinstitucional OCA.

O dia termina com uma largada de pombos que simbolizarão todos os jornalistas mortos em missão no ano de 2010. A largada terá lugar no parque da cidade de Vila Real (Parque Corgo) pelas 17 horas. A par da largada serão lidos em voz alta o nome dos jornalistas falecidos e serão realizadas atividades com a comunidade de forma a sensibilizar a população para a importância da Liberdade de Imprensa.

Para todos aqueles que não puderem estar presentes em Vila Real no dia 3 de maio a organização tem preparado no seu sitio web (http://www.perspetiva.comunicamos.org) várias formas de participação on-line. A mesa redonda e as comunicações serão transmitidas em direto pela UTAD TV. Estará ainda ao dispor de quem assim o preferir uma atualização ao minuto com texto e fotos. Perguntas podem ser ainda enviadas através de um formulário on-line.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,619