"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FAMALICÃO PROMOVE VISITA-GUIADA À CENTRAL DE CANIÇOS

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove no dia 16 de Abril, sábado, pelas 15h30, uma visita guiada à Central de Caniços, a mini-hidrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica, situada em Bairro.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove no dia 16 de Abril, sábado, pelas 15h30, uma visita guiada à Central de Caniços, a mini-hidrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica, situada em Bairro.

A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que, este ano, está subordinado ao tema “Água, Cultura e Património”. Criada pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO, esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.

Neste âmbito, a autarquia convida todos os interessados a conhecer melhor a Central de Caniços, um monumento repleto de história e memória. A visita está marcada para as 15h30, em Bairro. A Câmara Municipal disponibiliza transporte a sair dos Paços do Concelho, pelas 15h00. A inscrição é obrigatória, sendo o limite de inscrições de 40 pessoas. Os interessados podem inscrever-se na Casa da Cultura, sita na Rua Direita, através do e-mail geral@patrimoniodefamalicao.org, ou ainda do telefone 252320954.

UMA REFERÊNCIA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DO VALE DO AVE

A Central de Caniços nasceu com a Empresa Têxtil Eléctrica que foi fundada em 1905 por uma sociedade de que fazia parte entre outras a histórica Sampaio Ferreira, constituindo um marco no património da região e um testemunho do engenho e da capacidade empreendedora das gentes de Famalicão.

Foi a primeira experiência de produção e utilização de energia eléctrica no Vale do Ave, através da construção de uma mini-hídrica que, a partir de uma barragem instalada no rio Ave e com um gerador de 500 volts, accionava a fábrica. A empresa chegou mesmo a produzir electricidade para a casa dos seus proprietários, já que o fornecimento de energia eléctrica pública no concelho só se viria a concretizar-se em 1909.

Localizada na confluência dos rios Ave e Vizela, dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, esta empresa foi um dos mais importantes espaços produtivos têxteis e dos mais antigos da região. No entanto, é a mini-hídrica  que tanto pelo seu pioneirismo como pelo interesse da arquitectura que constitui uma referência do Património Industrial do Vale do Ave.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,480