Notícias
FAMALICÃO PROMOVE VISITA-GUIADA À CENTRAL DE CANIÇOS
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove no dia 16 de Abril, sábado, pelas 15h30, uma visita guiada à Central de Caniços, a mini-hidrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica, situada em Bairro.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove no dia 16 de Abril, sábado, pelas 15h30, uma visita guiada à Central de Caniços, a mini-hidrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica, situada em Bairro.
A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que, este ano, está subordinado ao tema “Água, Cultura e Património”. Criada pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO, esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Neste âmbito, a autarquia convida todos os interessados a conhecer melhor a Central de Caniços, um monumento repleto de história e memória. A visita está marcada para as 15h30, em Bairro. A Câmara Municipal disponibiliza transporte a sair dos Paços do Concelho, pelas 15h00. A inscrição é obrigatória, sendo o limite de inscrições de 40 pessoas. Os interessados podem inscrever-se na Casa da Cultura, sita na Rua Direita, através do e-mail geral@patrimoniodefamalicao.org, ou ainda do telefone 252320954.
UMA REFERÊNCIA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DO VALE DO AVE
A Central de Caniços nasceu com a Empresa Têxtil Eléctrica que foi fundada em 1905 por uma sociedade de que fazia parte entre outras a histórica Sampaio Ferreira, constituindo um marco no património da região e um testemunho do engenho e da capacidade empreendedora das gentes de Famalicão.
Foi a primeira experiência de produção e utilização de energia eléctrica no Vale do Ave, através da construção de uma mini-hídrica que, a partir de uma barragem instalada no rio Ave e com um gerador de 500 volts, accionava a fábrica. A empresa chegou mesmo a produzir electricidade para a casa dos seus proprietários, já que o fornecimento de energia eléctrica pública no concelho só se viria a concretizar-se em 1909.
Localizada na confluência dos rios Ave e Vizela, dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, esta empresa foi um dos mais importantes espaços produtivos têxteis e dos mais antigos da região. No entanto, é a mini-hídrica que tanto pelo seu pioneirismo como pelo interesse da arquitectura que constitui uma referência do Património Industrial do Vale do Ave.