"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MAIOR AULA DE JUDO DE PORTIMÃO

O medalhado olímpico Nuno Delgado apresentou publicamente a Maior Aula de Judo de Portimão, que terá lugar a partir das 11h00 de 9 de Abril na Alameda da Praça da República, integrada no movimento cívico Achieve, Collect & Give Back (AC&GB), do qual o judoca português é o mentor.


Coreografia do hino da Maior Aula de Judo - Arquivo CMP / Filipe da Palma

Movimento de apoio a jovens em situação de risco
Maior Aula de Judo de Portimão que formar campeões para a vida

Alameda da Praça da República
9 de Abril – 11h00

O medalhado olímpico Nuno Delgado apresentou publicamente a Maior Aula de Judo de Portimão, que terá lugar a partir das 11h00 de 9 de Abril na Alameda da Praça da República, integrada no movimento cívico Achieve, Collect & Give Back (AC&GB), do qual o judoca português é o mentor.

A iniciativa, de carácter regional e aberta a toda a gente, consistirá numa mega aula ritmada ao som de música, visando alertar consciências para a formação e educação cívica e desportiva dos mais novos, ao mesmo tempo que serão captados fundos para a realização de um Bloco de Judo na Escola E. B. 1 da Coca Maravilhas, dirigido a crianças em situação de risco.

A Maior Aula de Judo de Portimão será antecedida por um conjunto de vários eventos promocionais em escolas e colectividades, entre 5 e 8 de Abril, articulados em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão, parceira do projecto.
 
Na divulgação do evento, e depois de sublinhar que “nunca se fez até agora no mundo nada assim”, o judoca confessou que espera em Portimão “um envolvimento activo de todos, para que o movimento AC&GB tenha o maior sucesso, quer participando na aula, quer através de donativos, pois o principal propósito é o de angariar meios para formarmos campeões para a vida”, numa alusão àquele Bloco de Judo, destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos e que deverá arrancar já em Outubro próximo.

Presente na cerimónia de apresentação, o delegado regional do Instituto do Desporto de Portugal, Joaquim Paulino, considerou que a iniciativa “possui um grande alcance educativo, desportivo e social, até porque se realiza em tempos de crise e apela à nossa solidariedade, não havendo melhor maneira de motivar as pessoas.”

Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, “a cidadania activa faz-se com gestos concretos que reforcem a coesão social e este é um exemplo acabado disso mesmo, ao conjugar dois aspectos fundamentais – a formação e a prática desportiva.”

Portimão na rota mundial

Portimão precede as acções similares já efectuadas em Paris, Genebra, Cabo Verde e Santarém, numa série de outras aulas programadas a a nível nacional e internacional e que culminarão a 11 de Junho em Lisboa, com a Maior Aula de Judo do Mundo, sob inspiração dos valores defendidos pela Escola de Judo Nuno Delgado, no que toca à superação, ao auto-conhecimento e à solidariedade.

Esta é uma ambiciosa iniciativa de expressão mundial com chancela da UEJ - União Europeia de Judo e faz parte do seu calendário desportivo, assumido como evento estratégico da Comissão de Integração Social da UEJ.

No âmbito deste projecto de educação e formação cívica e desportiva, será também desenvolvido, em conjunto com a Bolsa de Valores Sociais e com o envolvimento e contributo de algumas das mais altas entidades mundiais académicas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade Lusófona e parceiros internacionais de renome, um projecto académico tendo por objecto o estudo do fenómeno da inclusão social através do judo.

Os conteúdos científicos, sociológicos, educativos e desportivos deste estudo, que terá na base uma tese de doutoramento, serão publicados periodicamente, através de livros e outros formatos audiovisuais e interactivos destinados a diversos públicos, desde crianças a académicos.

Sobre o movimento Achieve, Collect & Give Back

“Achieve, Collect & Give Back” é um movimento de consciência social e cívica inspirado em valores de solidariedade e formação defendidos por Nuno Delgado. O movimento decorre no âmbito da responsabilidade social da Escola de Judo Nuno Delgado e tem como missão e objectivos a sensibilização para a integração social e angariação de fundos para a boa formação desportiva e cívica, através do judo, de crianças e jovens dos 6 aos 10 anos de idade que se encontram em situações e enquadramentos sociais de risco.

Mais informações em www.maiorauladejudo.com

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,624