Notícias
SOUTO MOURA VENCE O PRÉMIO PRITZKER 2011
O atelier do arquitecto Eduardo Souto Moura confirmou a atribuição do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura. No anúncio do prémio, o júri destacou “a capacidade do arquitecto de 58 anos de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza”.
Eduardo Souto Moura (Fernando Veludo/nFACTOS/arquivo)
O atelier do arquitecto Eduardo Souto Moura confirmou a atribuição do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura.
No anúncio do prémio, o júri destacou “a capacidade do arquitecto de 58 anos de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza”.
Entre os projectos mencionados, o júri destacou a obra do Estádio Municipal Braga, mais conhecido como o estádio AXA, construído numa antiga pedreira.
Souto Moura é autor de projectos como o Estádio Municipal de Braga, construído para o Euro 2004, e a Casa das Histórias, o museu da pintora Paula Rego, em Cascais. Recebeu o Prémio Pessoa em 1998, e, a confirmar-se a notícia avançada pelo Scalae, será o segundo arquitecto português a receber o Pritzker (Álvaro Siza recebeu-o em 1992).
in Jornal Público | 28 de Março de 2011