"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ESCRITOR AUGUSTO CARLOS

O momento alto, e inesperado, do lançamento do novo livro, já o 11.º, "O Meu Amor Saído da Tela", de Augusto Carlos, foi a distinção de que o escritor foi alvo, tornando-se Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.


Momento alto do lançamento de "O Meu Amor Saído da Tela", na CE Buchholz

Escritor Augusto Carlos torna-se Membro Honorário
do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora

O momento alto, e inesperado, do lançamento do novo livro, já o 11.º, "O Meu Amor Saído da Tela", de Augusto Carlos, foi a distinção de que o escritor foi alvo, tornando-se Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Foi no fim da sessão de lançamento do romance histórico, apresentado pelo assessor de comunicação Nuno Trinta de Sá, que o presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, o poeta Delmar Maia Gonçalves, nomeou Augusto Carlos, engenheiro luso-moçambicano, como Membro Honorário do citado círculo. Maia Gonçalves agradeceu o "grande contributo dado por Augusto Carlos à Literatura e Cultura de Moçambique em Portugal e no universo da Lusofonia", referindo-se ao autor, publicado pela Nova Vaga Editora, como "um escritor moçambicano importante, nome incontornável na actualidade."


Nuno Trinta de Sá, Augusto Carlos e Delmar Maia Gonçalves

Um fresco da História de Portugal em Moçambique
«Ah! fora Baleizão que me fizera despertar os sentidos para o corpo de uma mulher. Baleizão, Baleizão! Ainda não partira e já sentia saudades tuas». Até onde estamos dispostos a ir para regressarmos ao sítio onde pertencemos? Trata-se de um livro que vai marcar 2011. A história vai de Baleizão à então Lourenço Marques, entre o final do século XIX e os primórdios do século XX, do Alentejo profundo ao imenso Moçambique. Viaja pelo coração do protagonista, da família, dos camaradas de armas e amigos, e das várias mulheres que amou, quase sempre a sonhar. A narrativa, de grande fôlego, de Augusto Carlos, “O Meu Amor Saído da Tela”, é um fresco da ocupação portuguesa de Moçambique no dealbar do século transacto, uma intrincada e apaixonante história de amor e de procura, uma poderosa e inesquecível reflexão sobre o poder redentor da arte, retrato fiel de uma cidade e de uma época, e quadro da delimitação das fronteiras de Moçambique.

António Campos encontrou nos pincéis e nas telas os meios predilectos de expressão emocional, erótica, artística, existencial. Larga para trás o conservadorismo de uma aldeia alentejana do fim do século XIX e parte à aventura para Lourenço Marques, rumo a um futuro digno, melhor. António não segue só. Leva um quadro com a representação dos contornos encantatórios de uma misteriosa mulher. O pintor deseja pintar, na grande tela da sua vida, uma mulher que passe dos sonhos à realidade. António Campos procura, sobretudo, almejar um mundo verdadeiramente seu no surpreendente texto de Augusto Carlos (edição da Nova Vaga), com o cheiro e magia de África, e a planície dourada do Alentejo. É a vida inquieta do homem caracol, relatada ao longo de 185 páginas; homem farto de não conseguir amar acordado.

Augusto Carlos, luso-moçambicano, engenheiro, filósofo, já apelidado de «profeta da Natureza», de 55 anos, nasceu na província de Gaza, em Moçambique, e reside há muitos anos no concelho de Sintra. Publicou conhecidas obras como “O Flamingo da Asa Quebrada e Outras Histórias” (que integra o Plano Nacional de Leitura – PNL "Ler+"), “O Cântico dos Melros” ou “Mar Imenso”. O autor é deveras solicitado para percorrer escolas, levando humanismo e pacifismo – numa escrita mágica e simbólica – aos alunos e professores ávidos de saber mais.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,264