"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FORMAS E TÉCNICAS NA TRANSIÇÃO

A Associação Cultural Oficinas do Convento, reconhecida como pela Comissão Nacional da UNESCO desde 2010, apresenta para os próximos dois anos uma proposta de acção centrada no resgate de técnicas e métodos tradicionais para o campo da criação artística contemporânea, sob o apoio do Ministério da Cultura.

Centro UNESCO Oficinas do Convento resgatam Saberes Ancestrais
para a Criação Artística Contemporânea em Montemor-o-Novo

A Associação Cultural Oficinas do Convento, reconhecida como pela Comissão Nacional da UNESCO desde 2010, apresenta para os próximos dois anos uma proposta de acção centrada no resgate de técnicas e métodos tradicionais para o campo da criação artística contemporânea, sob o apoio do Ministério da Cultura. Este plano, que englobará Residências Artísticas, Oficinas Experimentais, Exposições e Ciclos de Conferências, pretende reforçar o papel dos saberes ancestrais na construção de um panorama artístico e cultural contemporâneo. A construção arquitectónica em terra crua, a produção de cerâmica artesanal e a utilização de espécies endémicas de plantas para a produção de esculturas são apenas alguns exemplos dos cruzamentos possíveis, sugeridos e praticados pela Associação.

A Associação Oficinas do Convento desenvolve o seu trabalho no campo das Artes Plásticas desde 1997 em Montemor-o-Novo, destacando-se pelas possibilidades de produção que proporciona a artistas portugueses e estrangeiros. Mantém desde a sua fundação um Telheiro de produção artesanal de materiais de construção e decoração – tijolo, tijoleira, azulejo, mosaico, entre outros -, um projecto de incalculável valor patrimonial material e imaterial. Na sua sede, o Convento de S. Francisco, a Associação garante meios e recursos para o trabalho de artistas em diversas áreas: fotografia, multimédia, performance, escultura, cerâmica, design de equipamento, arte pública, cibernética ou arquitectura. O trabalho desenvolvido em Cabo Verde, ilha de Santiago, no âmbito da revitalização das actividades de olaria, panaria e cestaria valeram à Associação o reconhecimento como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Este Plano de Actividades, delineado para os anos 2011 e 2012, tem como mote “Formas e Técnicas na Transição” e decorrerá em vários espaços do concelho de Montemor-o-Novo. Sublinhará o papel da Associação como motor de desenvolvimento da região Alentejana e como factor de enriquecimento do panorama cultural português, tanto dentro de portas como fora delas.

Para mais informações:
Tel./Fax: 266 899 824
E-mail: oc@oficinasdoconvento.com
http://www.oficinasdoconvento.com
http://telheiro.oficinasdoconvento.com



“Ninho”, Virgínia Fróis


“Sem título”, Graça Pereira Coutinho


“Circuitos Integrados”, dio3Estu


“Cabeças”, Virgínia Fróis


Rosana Bartolim, trabalhos de escultura no Telheiro da Encosta do Castelo


César Cornejo, trabalhos de escultura no Telheiro da Encosta do Castelo


“Reserva Natural”, Tiago Fróis


“Sem título”, Sérgio Vicente e Tiago Fróis

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,734