Notícias
FORMAS E TÉCNICAS NA TRANSIÇÃO
A Associação Cultural Oficinas do Convento, reconhecida como pela Comissão Nacional da UNESCO desde 2010, apresenta para os próximos dois anos uma proposta de acção centrada no resgate de técnicas e métodos tradicionais para o campo da criação artística contemporânea, sob o apoio do Ministério da Cultura.
Centro UNESCO Oficinas do Convento resgatam Saberes Ancestrais
para a Criação Artística Contemporânea em Montemor-o-Novo
A Associação Cultural Oficinas do Convento, reconhecida como pela Comissão Nacional da UNESCO desde 2010, apresenta para os próximos dois anos uma proposta de acção centrada no resgate de técnicas e métodos tradicionais para o campo da criação artística contemporânea, sob o apoio do Ministério da Cultura. Este plano, que englobará Residências Artísticas, Oficinas Experimentais, Exposições e Ciclos de Conferências, pretende reforçar o papel dos saberes ancestrais na construção de um panorama artístico e cultural contemporâneo. A construção arquitectónica em terra crua, a produção de cerâmica artesanal e a utilização de espécies endémicas de plantas para a produção de esculturas são apenas alguns exemplos dos cruzamentos possíveis, sugeridos e praticados pela Associação.
A Associação Oficinas do Convento desenvolve o seu trabalho no campo das Artes Plásticas desde 1997 em Montemor-o-Novo, destacando-se pelas possibilidades de produção que proporciona a artistas portugueses e estrangeiros. Mantém desde a sua fundação um Telheiro de produção artesanal de materiais de construção e decoração – tijolo, tijoleira, azulejo, mosaico, entre outros -, um projecto de incalculável valor patrimonial material e imaterial. Na sua sede, o Convento de S. Francisco, a Associação garante meios e recursos para o trabalho de artistas em diversas áreas: fotografia, multimédia, performance, escultura, cerâmica, design de equipamento, arte pública, cibernética ou arquitectura. O trabalho desenvolvido em Cabo Verde, ilha de Santiago, no âmbito da revitalização das actividades de olaria, panaria e cestaria valeram à Associação o reconhecimento como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.
Este Plano de Actividades, delineado para os anos 2011 e 2012, tem como mote “Formas e Técnicas na Transição” e decorrerá em vários espaços do concelho de Montemor-o-Novo. Sublinhará o papel da Associação como motor de desenvolvimento da região Alentejana e como factor de enriquecimento do panorama cultural português, tanto dentro de portas como fora delas.
Para mais informações:
Tel./Fax: 266 899 824
E-mail: oc@oficinasdoconvento.com
http://www.oficinasdoconvento.com
http://telheiro.oficinasdoconvento.com
|
|
|
|
|
|
|
|