Notícias
ORDEM DOS ARQUITECTOS PROMOVE
Em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, e a Caleidoscópio, a 17 de Março, Quinta-feira, 18h30, a conferência 'em trânsito' #035 com o arquitecto espanhol Helio Piñón, dedicada ao tema "El edificio en la ciudad".
Helio Piñón
"El edificio en la ciudad"
conferência em trânsito #035
Porto, 17 de Março 2011
Quinta-feira, 18h30
Auditório Fernando Távora - FAUP
Lançamento do livro "APortugalMMReis. Obras e Projectos"
Porto, 18 de Março de 2011
Sexta-feira, 18h00
Reitoria da Universidade do Porto
Entrada livre.
A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, OASRN, promove, em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, e a Caleidoscópio, a 17 de Março, Quinta-feira, 18h30, a conferência 'em trânsito' #035 com o arquitecto espanhol Helio Piñón, dedicada ao tema "El edificio en la ciudad".
Helio Piñón é um dos arquitectos que mais tem influenciado o pensamento da arquitectura nos últimos 20 anos. É também um dos autores mais destacados na teoria de projecto no âmbito dos fundamentos estéticos da modernidade arquitectónica.
Piñón (n. 1942, Espanha) é investigador, professor, crítico e arquitecto. Concluiu a licenciatura na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona onde é professor catedrático de Projecto desde 1979. Foi Vice-Reitor para Assuntos Culturais da Universidad Politécnica de Cataluña – UPC. Com Albert Viaplana, fundou o gabinete Viaplana y Piñón (1967-1997), responsável, entre outras, pelas obras da Plaza dels Països Catalans e do Centro de Cultura Contemporánea, ambas em Barcelona. Foi ainda membro fundador da revista Arquitectura Bis. É autor, entre outros, dos livros "Arquitectura de las neovanguardias" (1989), "Curso básico de projetos" (1998), "Miradas intensivas" (1999) e "Paulo Mendes da Rocha" (2002). É também autor de diversos artigos publicados em revistas espanholas e estrangeiras, e proferiu centenas de palestras e aulas para os públicos mais variados. É orador convidado em diversas conferências e lecciona regularmente em cursos de Pós-Graduação promovidos em diversas escolas de Arquitectura latino-americanas.
O ciclo de conferências de arquitectura 'em trânsito' é uma linha de programação aberta da OASRN que tem como objectivos: apoiar, partilhar e ampliar a programação cultural em função de oportunidades de presença de conferencistas num território nacional ou vizinho; estabelecer parcerias com outras instituições para alargar o âmbito de participação em eventos por estas organizadas. O ciclo, iniciado em 2005, já contou com a participação de dezenas de arquitectos de diferentes países (1).
Mais informações em www.oasrn.org > Cultura e www.fa.up.pt
Helio Piñón estará também presente, com o Arquitecto Nuno Grande, no lançamento e apresentação do livro "APortugalMMReis. Obras e Projectos", que decorre a 18 de Março, 6ª feira, às 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto. O livro, editado pela Caleidoscópio, retrata a obra arquitectónica desenvolvida por António Portugal e Manuel Maria Reis ao longo das últimas duas décadas.
"Esta edição consiste numa monografia do trabalho dos arquitectos António Portugal (1965-2009) e Manuel Maria Reis, através dos seus principais projectos e obras. Desde 1990, ano de início da sua actividade, na cidade do Porto, esta dupla traçou um percurso consistente e ambicioso nos vários planos da profissão de arquitecto. Não só sempre perseguiu obsessivamente o apuro formal (daí sucessivas vitórias em concursos de concepção), como sempre cultivou a resposta eficaz ao programa de cada projecto. Muitas das obras realizadas têm relevância pública, como o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, a Biblioteca e Arquivo Municipal de Amarante e a Reitoria e Museus da Universidade do Porto, e mérito reconhecido através de prémios como a Silver Medal da Bienal Miami+Beach 2005 ou a nomeação para o prémio Secil de Arquitectura Portugal, 1998.
O livro apresenta 14 projectos e obras organizados cronologicamente, (dos quais 6 projectos até agora não publicados) com informação completa de imagens, desenhos técnicos, textos e fichas técnicas. Dois ensaios críticos, da autoria de Hélio Piñon e Nuno Grande, enquadram pela palavra o que os projectos transmitem."
Jorge Carvalho, Arquitecto
A entrada é livre em ambas as sessões, sujeita à lotação das respectivas salas.
Mais informações em www.aportugal-mreis.com e www.caleidoscopio.pt