"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ORDEM DOS ARQUITECTOS PROMOVE

Em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, e a Caleidoscópio, a 17 de Março, Quinta-feira, 18h30, a conferência 'em trânsito' #035 com o arquitecto espanhol Helio Piñón, dedicada ao tema "El edificio en la ciudad".

Helio Piñón
"El edificio en la ciudad"
conferência em trânsito #035

Porto, 17 de Março 2011
Quinta-feira, 18h30
Auditório Fernando Távora - FAUP

Lançamento do livro "APortugalMMReis. Obras e Projectos"
Porto, 18 de Março de 2011
Sexta-feira, 18h00
Reitoria da Universidade do Porto

Entrada livre.

A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, OASRN, promove, em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, e a Caleidoscópio, a 17 de Março, Quinta-feira, 18h30, a conferência 'em trânsito' #035 com o arquitecto espanhol Helio Piñón, dedicada ao tema "El edificio en la ciudad".

Helio Piñón é um dos arquitectos que mais tem influenciado o pensamento da arquitectura nos últimos 20 anos. É também um dos autores mais destacados na teoria de projecto no âmbito dos fundamentos estéticos da modernidade arquitectónica.

Piñón (n. 1942, Espanha) é investigador, professor, crítico e arquitecto. Concluiu a licenciatura na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona onde é professor catedrático de Projecto desde 1979. Foi Vice-Reitor para Assuntos Culturais da Universidad Politécnica de Cataluña – UPC. Com Albert Viaplana, fundou o gabinete Viaplana y Piñón (1967-1997), responsável, entre outras, pelas obras da Plaza dels Països Catalans e do Centro de Cultura Contemporánea, ambas em Barcelona. Foi ainda membro fundador da revista Arquitectura Bis. É autor, entre outros, dos livros "Arquitectura de las neovanguardias" (1989), "Curso básico de projetos" (1998), "Miradas intensivas" (1999) e "Paulo Mendes da Rocha" (2002). É também autor de diversos artigos publicados em revistas espanholas e estrangeiras, e proferiu centenas de palestras e aulas para os públicos mais variados. É orador convidado em diversas conferências e lecciona regularmente em cursos de Pós-Graduação promovidos em diversas escolas de Arquitectura latino-americanas.

O ciclo de conferências de arquitectura 'em trânsito' é uma linha de programação aberta da OASRN que tem como objectivos: apoiar, partilhar e ampliar a programação cultural em função de oportunidades de presença de conferencistas num território nacional ou vizinho; estabelecer parcerias com outras instituições para alargar o âmbito de participação em eventos por estas organizadas. O ciclo, iniciado em 2005, já contou com a participação de dezenas de arquitectos de diferentes países (1).

Mais informações em www.oasrn.org > Cultura e www.fa.up.pt

Helio Piñón estará também presente, com o Arquitecto Nuno Grande, no lançamento e apresentação do livro "APortugalMMReis. Obras e Projectos", que decorre a 18 de Março, 6ª feira, às 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto. O livro, editado pela Caleidoscópio, retrata a obra arquitectónica desenvolvida por António Portugal e Manuel Maria Reis ao longo das últimas duas décadas.

"Esta edição consiste numa monografia do trabalho dos arquitectos António Portugal (1965-2009) e Manuel Maria Reis, através dos seus principais projectos e obras. Desde 1990, ano de início da sua actividade, na cidade do Porto, esta dupla traçou um percurso consistente e ambicioso nos vários planos da profissão de arquitecto. Não só sempre perseguiu obsessivamente o apuro formal (daí sucessivas vitórias em concursos de concepção), como sempre cultivou a resposta eficaz ao programa de cada projecto. Muitas das obras realizadas têm relevância pública, como o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, a Biblioteca e Arquivo Municipal de Amarante e a Reitoria e Museus da Universidade do Porto, e mérito reconhecido através de prémios como a Silver Medal da Bienal Miami+Beach 2005 ou a nomeação para o prémio Secil de Arquitectura Portugal, 1998.
O livro apresenta 14 projectos e obras organizados cronologicamente, (dos quais 6 projectos até agora não publicados) com informação completa de imagens, desenhos técnicos, textos e fichas técnicas. Dois ensaios críticos, da autoria de Hélio Piñon e Nuno Grande, enquadram pela palavra o que os projectos transmitem."
Jorge Carvalho, Arquitecto 

A entrada é livre em ambas as sessões, sujeita à lotação das respectivas salas.
 

Mais informações em www.aportugal-mreis.com e www.caleidoscopio.pt

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,278