Notícias
LISBOA À PROVA
A Mostra dos Premiados do Concurso Lisboa À Prova, regressa este ano com um novo formato. Durante 3 surpreendentes fins-de-semana de provas gastronómicas dos restaurantes premiados do Lisboa à Prova.
Lisboa à Prova regressa ao MUDE
para 3 fins-de-semana de Mostra Gastronómica
A Mostra dos Premiados do Concurso Lisboa À Prova, regressa este ano com um novo formato. Durante 3 surpreendentes fins-de-semana de provas gastronómicas dos restaurantes premiados do Lisboa à Prova. Este evento, aberto ao público, tem início no dia 12 de Março e encerra dia 27 do mesmo mês, decorrendo aos sábados e domingos no MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, no âmbito da sua parceria com o Lisboa à Prova.
Agora que já são públicos os resultados do concurso, os vencedores do Lisboa à Prova vão dar a conhecer as suas melhores iguarias. Ao longo de três fins-de-semana, vai ser possível degustar as especialidades destes restaurantes de referência de Lisboa, assim como alguns dos melhores vinhos portugueses que a ViniPortugal vai disponibilizar e ainda degustações da cerveja Premium Sagres Bohémia, pelo patrocinador referencial do projecto, a SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas S.A.. O evento vai ter lugar sábados e domingos ao longo das três semanas, entre as 18h e as 00h. Cada entrada no evento tem um custo de 5 euros, valor que inclui uma degustação e uma bebida, havendo sempre a possibilidade de comprar mais degustações com o valor de 2,50 euros cada e oferta de uma bebida.
Este ano, além da prova gastronómica, haverá também a possibilidade de participar em Tertúlias, com os seguintes temas: A Gula é Pecado? e A Cozinha segundo Rafael Bordalo Pinheiro a decorrer durante a mostra, nos dias 19 e 26 de Março, na Sala Pereira Coutinho, no piso 1; e em dois Ateliers de Experimentação, com os temas Sal, Azeite e Vinagre e Ervas Aromáticas, Flores Comestíveis e Rebentos, também nos dias 19 e 26 de Março, respectivamente, que contarão com Foodmarkets relacionados com o tema do Atelier.
No seguimento das edições anteriores de 2006 e 2009, e ao abrigo do Projecto de Responsabilidade Social do Concurso, parte das receitas obtidas no evento reverte a favor da Entrajuda, entidade dedicada a apoiar a organização e gestão de outras IPSS, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e eficiência, em benefício de pessoas carenciadas. A este valor acrescenta-se o total obtido com a linha de votação do público, através de chamadas de valor acrescentado - 0,60€ + IVA (resultados divulgados em 2011, pós edição de 2010).
Em paralelo com a Mostra Gastronómica, irão decorrer várias Acções de Promoção como o Lisboa à Prova com Arte, iniciativa que visa a junção das artes gastronómicas, com as artes plásticas, que terá lugar em várias galerias de arte da cidade de Lisboa, aquando da inauguração de exposições: 24 de Fevereiro – Galeria 111; 2 de Março – Galeria Baginski; 4 de Março – Galeria 3+1; 33 de Março – Galeria Cristina Guerra;
25 de Março – Galeria Graça Brandão; 14 de Abril – CAM – Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e 21 de Maio com o MUDE – Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo.
Os passatempos com ofertas nos restaurantes parceiros do concurso serão divulgados em breve nos meios de comunicação e no facebook oficial do Lisboa à Prova.
Sobre o Lisboa à Prova
Referência para o turismo e o sector da restauração de Lisboa, o «Lisboa à Prova» é um projecto da consultora de comunicação ÚNICA, com os promotores Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e é dirigido aos estabelecimentos de restauração da cidade de Lisboa.