"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"LE ITALIANE"

Annamaria Barbato Ricci, jornalista, criadora e coordenadora da publicação falar-nos-á do livro dedicado às “mães da Pátria”, ou seja, às protagonistas que, do Risorgimento aos nossos dias, em cento e cinquenta anos de história de Itália deram o seu contributo à política, à ciência, à economia, à arte, ao desporto para construir um País melhor.

ANNAMARIA BARBATO RICCI
apresenta o livro "LE ITALIANE"

coordenado pela Associação TELEFONO ROSA
a partir de uma ideia de ANNAMARIA BARBATO RICCI
publicado por CASTELVECCHI EDITORE


Quinta-feira, 10 de Março de 2011 às 19h00
no Instituto Italiano de Cultura
Rua do Salitre, 146 – 1250-204 Lisboa
R.S.F.F. - tel. 213884172

Lotação limitada (60 lugares). Reserva obrigatória


Annamaria Barbato Ricci, jornalista, criadora e coordenadora da publicação falar-nos-á do livro dedicado às “mães da Pátria”, ou seja, às protagonistas que, do Risorgimento aos nossos dias, em cento e cinquenta anos de história de Itália deram o seu contributo à política, à ciência, à economia, à arte, ao desporto para construir um País melhor.

Do Risorgimento aos nossos dias, cento e cinquenta anos de história nacional através das biografias das protagonistas da política, da cultura, da ciência, da economia e do desporto.

Contribuição no feminino para os 150 anos da União de Itália: quinze retratos de mulheres que, com a sua determinação, a sua coragem e a força com que se opuseram ao clássico “lugar comum” que apresenta as mulheres como «anjos do lar». Descritas por autoras desde sempre atentas à sabedoria das mulheres entre quais Sandra Artom, Marta Aiò, Brunella Schisa, Danila Comastri Montanari, jornalistas como Laura Delli Colli e especialistas como Maria Rita Parsi, as italianas deste livro deixaram um marco indelével nos campos da política, da cultura, da ciência, da economia e do desporto. Da Condessa Lara, «poetisa maldita» do início do século, a Rita Levi Montalcini, cientista genial, de Matilde Serao, ilustre literata e pioneira do jornalismo, a Sara Simeoni, campeã olímpica, passando por grandes inovadoras como Maria Montessori ou empresárias da importância de Luisa Spagnoli, "Le italiane" conta a história e as histórias de mulheres que, com a sua paixão e o seu engenho, mudaram – de forma positiva – o futuro de um País.

Um elenco necessariamente limitado no número de mulheres corajosas, anti-conformistas e determinadas, em representação dos muitos talentos femininos de ontem e de hoje que ficaram em silêncio ou não suficientemente valorizados.

A galeria vem de longe: da vida extraordinária de Cristina Trivulzio di Belgiojoso, nascida em 1808, jornalista e feminista desde a primeira hora, além de ter sido paladina do progressismo e da unidade nacional. E prossegue, no curso dos decénios, com as fortes personalidades de Matilde Serao, fundadora e directora de periódicos e jornais diários; Grazia Deledda, Prémio Nobel da Literatura em 1927, com Maria Montessori, a cientista que pôs a criança o centro da escola, teoria esta ainda hoje bem actual. E com Tina Anselmi, Nilde Jotti, Rita Levi Montalcini, até aos nossos dias com Sara Simeoni, estrela do atletismo, ou com a economista de renome Fiorella Kostoris.

Testemunhas de excelência de um século e meio de emancipação feminina, mulheres de extraordinária inteligência e determinação, verdadeiramente excepcionais, mas que são também o símbolo do empenho comum e constante das muitas mulheres que, no decurso do tempo, percorreram aquele longo caminho, ainda não terminado, para a autonomia. Testemunho de uma realidade que, hoje mais que ontem, desmente os estereótipos correntes que querem as mulheres reconhecidas pela sua imagem, e não pela sua mente.
 


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,547