"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PÓLO DE CULTURA NO CENTRO DE PORTIMÃO

Património municipal, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço de cultura e de convívio na em pleno centro da cidade de Portimão, apresentando ao longo de todo o ano um diversificado leque de propostas para todos os gostos.

Casa Manuel Teixeira Gomes é pólo de cultura no centro de Portimão 

Património municipal, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço de cultura e de convívio na em pleno centro da cidade de Portimão, apresentando ao longo de todo o ano um diversificado leque de propostas para todos os gostos. 

Construção de traça simples, trata-se de um edifício oitocentista discreto, de um piso e planta rectangular e telhado de duas águas, características típicas da arquitectura do sul que, depois das recentes obras de recuperação e requalificação, desempenha um papel interventivo junto da comunidade local, abrindo as suas portas a variadas iniciativas artísticas e culturais. 

São disso exemplo as “Quintas Culturais”, apresentações quinzenais que se realizam às quintas-feiras (entre 15 de Setembro e 15 de Junho às 19h00 e de 16 de Junho a 14 de Setembro às 22h00), as quais sugerem um encontro com a cultura depois do trabalho, desde a música popular ou clássica ao fado, não esquecendo a poesia, num ambiente familiar e intimista. 

 

Assim vai suceder no dia 10 de Março, às 19h00, com um recital de música e poesia evocativo do 181º aniversário do nascimento de João de Deus, no qual participará o cantor e instrumentista Eduardo Ramos.

No dia 12 de Março, a partir das 18h00, tem lugar mais um encontro “À Conversa”, onde em ambiente de tertúlia se falará da “Arquitectura das Fachadas de Portimão”, abordando as suas características e o reflexo da sua importância no contexto social, económico, cultural e turístico de Portimão.

Estes encontros, que se realizam num dos primeiros sábados de cada mês, exploram os mais diversos assuntos, desde a toponímia às profissões antigas ou à gastronomia tradicional, sempre em torno de temas do interesse geral, promovendo a tradição da partilha de histórias e experiências de vida, à semelhança das habituais tertúlias que marcaram a vida de Teixeira Gomes em Portimão, e que geralmente decorriam na Farmácia Dias, onde se encontrava com os seus amigos.

Para além disso, realizam-se regularmente ateliês e workshops, sendo a Casa muito solicitada pelas escolas da região para visitas pedagógicas.

A Casa Manuel Teixeira Gomes dedica uma sala aos artistas locais, onde podem expor as suas artes, da pintura à fotografia, passando pelo teatro, apresentando assim à comunidade o que de melhor se faz em Portimão.

Disponibiliza ainda visitas guiadas a grupos, sob marcação, apoiando a descoberta do espaço e a interpretação da vida e da obra de Manuel Teixeira Gomes.

Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras actividades, é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um pólo de informação não só no que respeita à vida e obra do seu antigo proprietário mas também sobre o património do município.

Destaque para o Fundo Bibliográfico Manuel Teixeira Gomes, constituído por parte da biblioteca particular do Escritor Presidente, cujas obras poderão ser consultadas à segunda ou à quinta-feira, com o acompanhamento de uma técnica da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e após marcação prévia.

A Sala de Viagens e Exílio homenageia a cidade escolhida por Teixeira Gomes para viver nos últimos dez anos de vida, destacando igualmente a sua faceta de viajante, ao passo que a Sala Multiusos é um espaço provido de equipamentos necessários à realização de concertos, exposições, apresentações e workshops.

De 15 de Setembro a 15 de Junho, a Casa Manuel Teixeira Gomes abre portas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30 e ao sábado, das 15h00 às 19h00, enquanto de 16 de Junho a 14 de Setembro pode ser visitada todos os dias úteis das 10h00 às 23h00 e aos fins-de-semana das 16h00 às 23h00.

 
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,431,889