Notícias
DESIGN, CINEMA E MÚSICA MARCAM 2º DIA DA SEMANA CULTURAL
Os figurinos e as ilustrações de Ana Rosa Assunção e o design gráfico da FBA estão a partir desta quarta-feira em destaque no palco do Teatro da Cerca de São Bernardo, numa inédita exposição-espectáculo. E ainda início do ciclo dedicado ao realizador António Ferreira (TAGV) e os Tiguana Bibles dão um concerto after-hours no Salão Brazil.
Design, cinema e música marcam segundo dia da Semana Cultural
Os figurinos e as ilustrações de Ana Rosa Assunção e o design gráfico da FBA. estão a partir desta quarta-feira em destaque no palco do Teatro da Cerca de São Bernardo, numa inédita exposição-espectáculo. Ainda no âmbito do ciclo “A criação artística n[est]a cidade”, organizado pel'A Escola da Noite, tem início o ciclo dedicado ao realizador António Ferreira (TAGV) e os Tiguana Bibles dão um concerto after-hours no Salão Brazil.
A exposição, cujo título é um verso do poeta norte-americano Wallace Stevens - “Deve ser visível ou invisível / Invisível, visível ou ambos: / Um ver e um não ver no olhar” - assenta num grandioso dispositivo vídeográfico (com imagem de Eduardo Nunes e Pedro Vaz), que tira o máximo partido das potencialidades da sala do Teatro da Cerca de São Bernardo e inclui uma selecção de objectos (figurinos de espectáculos d'A Escola da Noite e livros desenhados pela FBA.). Ao visitante/espectador desta experiência multimédia é oferecida a oportunidade de mergulhar no próprio processo criativo dos designers: esboços, imagens recolhidas nas pesquisas efectuadas e, naturalmente, imagens dos resultados finais dos 24 projectos escolhidos entre a vasta obra dos autores, são expostos ao público de uma forma surpreendente. Nas palavras de João Bicker, director criativo da FBA., “esta exposição procura mostrar o que há de comum entre estas diferentes áreas do design, dos livros à ilustração, das exposições aos figurinos”. Traçando um paralelo entre a relação da figurinista com o encenador de um espectáculo e relação do designer com os livros para os quais desenha a capa, Bicker encontra vários traços comuns entre o trabalho de Ana Rosa Assunção e o seu próprio trabalho: ele “não existe sem a interrogação e a procura de soluções para problemas que temos de conhecer bem para resolver bem”. “Encontrámo-nos nesta ideia de cultivar um modo de fazer, fazendo sempre coisas diferentes. Também nesta ideia de vestir as ideias dos outros com o fato certo, o fato que melhor os descreve”, acrescenta.
Ana Rosa Assunção (Mesquitela, Mangualde, 1965) é fundadora d'A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, na qual é responsável pela imagem gráfica e pela concepção dos figurinos de quase todos os mais de cinquenta espectáculos apresentados pela companhia desde 1992. A FBA., fundada em 1998, é uma das mais destacadas empresas de design gráfico do país, com vários prémios nacionais e internacionais, em particular nas áreas do design de livros e da concepção de exposições.
A exposição é inaugurada esta quarta-feira, dia 2 de Março, às 21h30, e pode ser visitada até ao dia 12 de Março.
Ciclo António Ferreira
Às 18h00, no TAGV, a exibição do filme “Esquece tudo o que te disse” (2002) marca o início do ciclo dedicado à obra de António Ferreira. Primeira longa metragem do realizador conimbricense, o filme é “a história da trágica comédia das nossas vidas: amor, conflito, separação e reencontro. Assim, em ciclos, para além da morte". O filme mostra o percurso de seis personagens "que amam, que odeiam, que se separam e que se reencontram: Messias, o marido, médico dentista, quase ilusionista. Felizbela, a bela esposa, quase feliz. Joana, a filha, quase cantora e o Pankas, seu namorado, quase cineasta. Bárbara, a sobrinha, quase família. Finalmente, o avô Tobias, quase imortal". Aos 40 anos, António Ferreira é um dos mais importantes realizadores portugueses da sua geração, responsável também pela criação da produtora Persona non Grata (ex-Zed Filmes), sediada em Casconha, Cernache. Integrado na XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, no programa “A criação artística n[est]a cidade”, o ciclo que lhe é dedicado inclui a exibição de 5 filmes, ao longo de três sessões, no TAGV e no TCSB.
After-hours
Ainda nesta quarta-feira, ao fim da noite, tem lugar no Salão Brazil (23h00), o primeiro de três concertos after-hours, com os Tiguana Bibles – o regresso aos palcos, quando preparam o lançamento do seu novo disco, do grupo de Victor Torpedo (guitarra), Carlos «Kaló» Mendes (bateria), Pedro Serra (contrabaixo) e Tracy Vandal (voz).
O ciclo “A criação artística n[est]a cidade é a resposta d'A Escola da Noite ao desafio que lhe foi lançado pelo Pró-reitor para a cultura da Universidade de Coimbra, pelo segundo ano consecutivo, para que concebesse e organizasse a "programação externa" da Semana Cultural, em 2011 dedicada ao tema “Reinventar a cidade”. Pretende-se, com a inclusão quase exclusiva de criadores e estruturas de criação profissionais sediadas em Coimbra, discutir e valorizar o lugar da criação artística no desenvolvimento da cidade. Da cidade em geral e d(est)a cidade de Coimbra em particular.
info: http://acriacaoartisticanestacidade.wordpress.com