"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

19º CURTAS VILA DO CONDE

As inscrições para as várias competições do 19º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema estão abertas até 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas e até 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.

Inscrições para competição 2011

As inscrições para as várias competições do 19º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema estão abertas até 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas e até 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.

Os realizadores podem candidatar-se com curtas-metragens produzidas em 2010 ou a produzir em 2011, de duração máxima até 60 minutos, em película (35 ou 16 mm) ou vídeo (BETACAM SP/Pal, MiniDV, DVCAM, HDV ou ficheiros digitais de resolução máxima 1440x1080px).


COMPETIÇÕES 2011

COMPETIÇÃO NACIONAL
(ficção, documentário ou animação)

Desde o seu nascimento, o Curtas Vila do Conde tem na competição nacional um radar da produção portuguesa no formato curto. As selecções anuais têm como a missão central a revelação de novos autores portugueses para o futuro e a confirmação de alguns dos melhores intérpretes da curta- metragem. No ano de 2010, destacaram-se os regressos de Sandro Aguilar, Rodrigo Areias, Gonçalo Galvão Teles, Jorge Cramez e José Miguel Ribeiro. Entre a juventude e a experiência, a Competição Nacional é a secção em que o Festival celebra o cinema português.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
(ficção, documentário ou animação)

O Curtas Vila do Conde é um Festival em grande parte dedicado à curta-metragem, um formato menos convencional de fazer cinema com duração até 60 minutos. São filmes muito especiais que concorrem ao Grande Prémio do Festival, seleccionado entre cerca de 2500 candidatos, e que nos dão um panorama mundial da produção mais recente. Na Competição Internacional podemos apreciar filmes de géneros tão diferentes como a ficção, o documentário ou a animação. Provenientes dos mais variados países, estes filmes não só reflectem a diversidade da produção cinematográfica internacional como são um forte testemunho do estado actual do mundo. Na selecção dos filmes a entrar nesta competição procura-se seguir um critério geral de qualidade, atendendo também à preferência por estreias mundiais ou nacionais e por filmes cuja divulgação seja considerada de maior interesse.

COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL

Inaugurada na edição de 2009, a competição de filmes experimentais é a confirmação de uma vertente de programação do Curtas que tem ganho destaque nos últimos anos. Tendo em conta o carácter transgressor e de fronteira do género experimental, esta competição apresentara aquelas curtas-metragens que corporizam o género: rarefacção narrativa, reutilização de material de arquivo ou a montagem repetitiva das imagens, entre outros. A selecção da edição anterior foi composta por vários nomes fortes do vídeo e da arte contemporânea como Douglas Gordon ou Éder Santos e também contou com as presenças habituais de Nicolas Provost e Deborah Stratman.

COMPETIÇÃO TAKE ONE!

A competição de filmes de escola, o Take One! conta com a participação de projectos produzidos exclusivamente nas escolas nacionais, e onde a selecção final tem como objectivo apresentar um conjunto de curtas-metragens que primam pela diversidade, privilegiando as qualidades técnicas e artísticas dos trabalhos. A competição deverá, por isso, ser uma montra de apresentação de uma variedade de géneros, experiências e abordagens cinematográficas e audiovisuais.

COMPETIÇÃO VÍDEOS MUSICAIS

Em 2006, e partindo da mostra de vídeos musicais exibida no âmbito do programa “Electric Guitar” de 2004, tornou-se imprescindível a criação de uma nova secção competitiva de videoclips. Em pouco mais de vinte anos (a primeira televisão dedicada ao fenómeno, a MTV, apareceu em 1981) os vídeos musicais, originalmente pouco mais que veículos de promoção de canções pop, foram ganhando reconhecimento artístico, a ponto de fazerem já parte da história das imagens em movimento como um momento decisivo de alterações estéticas importantes. Actualmente, podemos considerar que os vídeos musicais inspiram não só o cinema (visível, por exemplo, nos trabalhos de importantes cineastas como Lars von Trier e Wong Kar Wai) como a própria arte contemporânea, onde o formato canção se tornou, nos anos 90, um tema habitual da vídeo-arte. Nesse processo, o videoclip foi criando os seus próprios “autores”, que aproveitaram as potencialidades deste formato para realizar autênticos pequenos filmes experimentais ou de animação, sem nunca perder a sua função primordial de ilustrar uma canção.

COMPETIÇÃO CURTINHAS
(filmes infantis para crianças até os 10 anos)

A Competição Curtinhas integra uma selecção de curtas-metragens dirigidas a maiores de 3, 6 e 9 anos de idade e é exibida em sessões para o grande público e para escolas.
O Prémio será atribuído pelo Júri Curtinhas, constituído por um grupo de crianças dos 8 aos 12 anos de idade.

Inscrição online em: http://www.curtas.pt/pt/festival/submissions/

Datas limite:
- 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas
- 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.

O regulamento pode ser consultado no site oficial do festival.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,434,094