Notícias
19º CURTAS VILA DO CONDE
As inscrições para as várias competições do 19º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema estão abertas até 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas e até 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.
Inscrições para competição 2011
As inscrições para as várias competições do 19º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema estão abertas até 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas e até 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.
Os realizadores podem candidatar-se com curtas-metragens produzidas em 2010 ou a produzir em 2011, de duração máxima até 60 minutos, em película (35 ou 16 mm) ou vídeo (BETACAM SP/Pal, MiniDV, DVCAM, HDV ou ficheiros digitais de resolução máxima 1440x1080px).
COMPETIÇÕES 2011
COMPETIÇÃO NACIONAL
(ficção, documentário ou animação)
Desde o seu nascimento, o Curtas Vila do Conde tem na competição nacional um radar da produção portuguesa no formato curto. As selecções anuais têm como a missão central a revelação de novos autores portugueses para o futuro e a confirmação de alguns dos melhores intérpretes da curta- metragem. No ano de 2010, destacaram-se os regressos de Sandro Aguilar, Rodrigo Areias, Gonçalo Galvão Teles, Jorge Cramez e José Miguel Ribeiro. Entre a juventude e a experiência, a Competição Nacional é a secção em que o Festival celebra o cinema português.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
(ficção, documentário ou animação)
O Curtas Vila do Conde é um Festival em grande parte dedicado à curta-metragem, um formato menos convencional de fazer cinema com duração até 60 minutos. São filmes muito especiais que concorrem ao Grande Prémio do Festival, seleccionado entre cerca de 2500 candidatos, e que nos dão um panorama mundial da produção mais recente. Na Competição Internacional podemos apreciar filmes de géneros tão diferentes como a ficção, o documentário ou a animação. Provenientes dos mais variados países, estes filmes não só reflectem a diversidade da produção cinematográfica internacional como são um forte testemunho do estado actual do mundo. Na selecção dos filmes a entrar nesta competição procura-se seguir um critério geral de qualidade, atendendo também à preferência por estreias mundiais ou nacionais e por filmes cuja divulgação seja considerada de maior interesse.
COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL
Inaugurada na edição de 2009, a competição de filmes experimentais é a confirmação de uma vertente de programação do Curtas que tem ganho destaque nos últimos anos. Tendo em conta o carácter transgressor e de fronteira do género experimental, esta competição apresentara aquelas curtas-metragens que corporizam o género: rarefacção narrativa, reutilização de material de arquivo ou a montagem repetitiva das imagens, entre outros. A selecção da edição anterior foi composta por vários nomes fortes do vídeo e da arte contemporânea como Douglas Gordon ou Éder Santos e também contou com as presenças habituais de Nicolas Provost e Deborah Stratman.
COMPETIÇÃO TAKE ONE!
A competição de filmes de escola, o Take One! conta com a participação de projectos produzidos exclusivamente nas escolas nacionais, e onde a selecção final tem como objectivo apresentar um conjunto de curtas-metragens que primam pela diversidade, privilegiando as qualidades técnicas e artísticas dos trabalhos. A competição deverá, por isso, ser uma montra de apresentação de uma variedade de géneros, experiências e abordagens cinematográficas e audiovisuais.
COMPETIÇÃO VÍDEOS MUSICAIS
Em 2006, e partindo da mostra de vídeos musicais exibida no âmbito do programa “Electric Guitar” de 2004, tornou-se imprescindível a criação de uma nova secção competitiva de videoclips. Em pouco mais de vinte anos (a primeira televisão dedicada ao fenómeno, a MTV, apareceu em 1981) os vídeos musicais, originalmente pouco mais que veículos de promoção de canções pop, foram ganhando reconhecimento artístico, a ponto de fazerem já parte da história das imagens em movimento como um momento decisivo de alterações estéticas importantes. Actualmente, podemos considerar que os vídeos musicais inspiram não só o cinema (visível, por exemplo, nos trabalhos de importantes cineastas como Lars von Trier e Wong Kar Wai) como a própria arte contemporânea, onde o formato canção se tornou, nos anos 90, um tema habitual da vídeo-arte. Nesse processo, o videoclip foi criando os seus próprios “autores”, que aproveitaram as potencialidades deste formato para realizar autênticos pequenos filmes experimentais ou de animação, sem nunca perder a sua função primordial de ilustrar uma canção.
COMPETIÇÃO CURTINHAS
(filmes infantis para crianças até os 10 anos)
A Competição Curtinhas integra uma selecção de curtas-metragens dirigidas a maiores de 3, 6 e 9 anos de idade e é exibida em sessões para o grande público e para escolas.
O Prémio será atribuído pelo Júri Curtinhas, constituído por um grupo de crianças dos 8 aos 12 anos de idade.
Inscrição online em: http://www.curtas.pt/pt/festival/submissions/
Datas limite:
- 8 de Abril de 2011 - Competição Internacional, Experimental, Videos Musicais e Curtinhas
- 27 de Maio de 2011 - Competição Nacional e Take One!.
O regulamento pode ser consultado no site oficial do festival.