"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O GRANDE LIVRO DO ESPECTÁCULO

Foi lançada no dia 12 do corrente mês, na livraria Leya CE Buchholz, em Lisboa, a Enciclopédia, intitulada "O GRANDE LIVRO DO ESPECTÁCULO - Personalidades Artísticas Séc. XX - 1º Volume", cuja edição é da responsabilidade da editora "Fonte da Palavra".

"O GRANDE LIVRO DO ESPECTÁCULO
– Personalidades artísticas Séc. XX 1º Volume"
Autoria: Luciano Reis

Foi lançada no dia 12 do corrente mês, na livraria Leya CE Buchholz, em Lisboa, a Enciclopédia, intitulada "O GRANDE LIVRO DO ESPECTÁCULO - Personalidades Artísticas Séc. XX - 1º Volume", cuja edição é da responsabilidade da editora "Fonte da Palavra".

Esta obra dedicada ao vasto universo artístico, como Actores, Actrizes, Dramaturgos, Compositores, Cenógrafos e Figurinistas, entre outros sectores, é prefaciada pelo Dr. Duarte Ivo Cruz e será constituída em 3 volumes, totalizando 843 Personalidades deste foco de análise.

É uma obra essencialmente de cariz cultural, aliada a uma vasta dimensão didáctica, expressiva e corporativa do mundo do espectáculo.

Uma obra inovadora e única....cujo autor é Luciano Reis (vide Wikipédia).

Este primeiro volume foi apresentado pelo actor João d’Ávila.
 
Encontra-se, neste momento, em 2º lugar no Top de vendas da CE Livrarias.


PREFÁCIO
UMA NOVA VISÃO DA HISTORIOGRAFIA

A "Enciclopédia - Personalidades Artísticas" de Luciano Reis, no carácter exaustivo da sua elaboração,   configura uma nova abordagem da Historiografia do Teatro Português, mais adequada à própria realidade do  seu objecto artístico e científico.  Quer isto dizer que se assume, nesta obra, uma visão integral do fenómeno teatral para lá, portanto, da matriz iniciática da literatura dramática em si mesma considerada e tantas vezes delimitada. Por outras palavras, a tradição portuguesa de estudos de História do Teatro, para além de relativamente recente e escassa nas suas manifestações concretas, concentra-se predominantemente, para não dizer quase exclusivamente, na dimensão do texto dramático em si. É evidente que esse texto dramático, pela vocação para a realização através dos corpos e das vozes dos actores, se identifica desde logo com uma potencialidade da arte do espectáculo. E se não cumpre essas características dinâmicas, se se realizar fora da capacidade e da obrigatoriedade estética do espectáculo, pode ser literatura, poesia, prosa dialogada de melhor ou menor qualidade - mas teatro, só o será quando for concretizado no quadro do espectáculo. E já agora - espectáculo sem texto também não é teatro, independentemente  da qualidade estética da manifestação em si.

Ora, o que tem ocorrido, desde Teófilo Braga até aos nossos dias - e nessa lista, aliás escassa, eu próprio me incluo, com muita honra mas noção exacta das limitações - é uma concentração de estudos, preponderantemente  na Literatura Dramática, com menor atenção às componentes  do espectáculo. Claro que as Histórias gerais ou sectoriais do Teatro também referem os aspectos a juzante, mas, insista-se, com menor incidência. Algumas excepções que se vão assinalando, são exactamente excepções mesmo quando indiciem uma nova visão da realidade histórica subjacente. Cito, a propósito, o projecto de História desenvolvido pelo Museu Nacional do Teatro, com estudos de autores diversos, algumas obras avulsas sobre Teatros ou companhias, as Memórias de actores, alguns textos vindos das Universidades, ou investigações sobre Ópera. Tudo somado é pouco.

A Enciclopédia que agora se edita, corresponde a uma visão integral da arte do Teatro - espectáculo, vista na contemporaneidade do universo seleccionado e na perspectiva de uma abrangência praticamente exaustiva da componente espectacular, usando agora o termo no sentido literal e no sentido figurado. Literal porque estes nomes são precisamente, nomes do espectáculo e figurado, porque a Enciclopédia constitui em si mesma um impressionante documento de pesquisa histórica e biográfica e um instrumento de trabalho extremamente abrangente, até porque integra autores, músicos, actores, cantores, bailarinos - em suma, todos os que fazem Teatro e, como tal, fazem Espectáculo!

Duarte Ivo Cruz

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,434,219