Notícias
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A 18 de Abril, esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende-se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros -, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
De igual modo, caberá ao IGESPAR promover a divulgação do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, de modo a que o público tenha conhecimento do programa nacional e possa participar nas actividades que se irão realizar naquela data.
- visitas guiadas e temáticas;
- espectáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches);
- exposições de artes plásticas e visuais;
- concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea);
- animação de rua, recriações e encenações históricas;
- acções de sensibilização com o objectivo de envolver as comunidades nas actividades ligadas a técnicas ancestrais
- workshops, palestras, conferências, debates e seminários;
- maratonas fotográficas;
- conferências, sessões de leitura;
- rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers;
- ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas;
- jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta;
- feiras e festivais;
- lançamento de publicações;
- documentários, filmes.
Para mais informações contactar:
Catarina Parada
Sandra Vaz Costa
Carla Lopes