"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PROJECTO "BUALA"

O Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina recebe, no próximo dia 09 de Fevereiro, quarta-feira, a partir das 22H, na Tenda de espectáculos, uma tertúlia que pretende ser uma reflexão sobre o estado da Cultura Contemporânea Africana e os novos desafios que se colocam a artistas, programadores, curadores, intelectuais e agentes culturais.


9 Fevereiro [Qua.] . 22H . Tenda do Chapitô

O Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina recebe, no próximo dia 09 de Fevereiro, quarta-feira, a partir das 22H, na Tenda de espectáculos, uma tertúlia que pretende ser uma reflexão sobre o estado da Cultura Contemporânea Africana e os novos desafios que se colocam a artistas, programadores, curadores, intelectuais e agentes culturais.

Para tal, convidámos Marta Lança e Francisca Bagulho, editoras do sítio BUAL, um projecto interdisciplinar de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa. Com elas, e com o intuito de promoverem a troca de experiências e a transversalidade de conhecimentos, a curadora Lúcia Marques e a programadora cultural Paula Nascimento.

Projecto "BUALA"

BUALA é o primeiro portal interdisciplinar de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa, com produção de textos e traduções em francês e inglês.

BUALA (do quimbundo bwala) significa casa, aldeia, a comunidade onde se dá o encontro. A geografia do projecto responde ao desenho da proveniência das contribuições, certamente mais nómada que estanque. A língua portuguesa, celebrada na diversidade de Portugal, Brasil e Áfricas, com colaboradores de toda a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, dialoga com o mundo, para nos conhecermos melhor nas singularidades de todos e nas pontes possíveis.

Marta Lança
Nasceu em Lisboa em 1976. Pós-graduada em Literatura Comparada e Edição de Texto na FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Free-lancer: jornalista, tradutora, editora e produtora. Criou a revista V-ludo (2000-01), escreveu em várias publicações (Público, DN, Le Monde Diplomatique e revista LER). Desde 2004 dedica-se à cultura em África: viveu em Cabo Verde (revista cultural Dá Fala, apoio Gulbenkian e IPAD- 2004-5); em Angola (Universidade Agostinho Neto, Trienal de Luanda, Festival de Cinema de Luanda, jornalista e pesquisadora); em Moçambique (Dockanema, 2009 programa Inov-art). Pesquisa e produção na série documental Eu Sou África, RTP. Passou seis meses no Rio de Janeiro a consolidar o projecto BUALA, do qual é editora.

Francisca Bagulho
Nasceu em Luanda em 1974. Mestre em Gestão de empresas e Instituições culturais, na Universidade Alcalá, Madrid, Espanha, actualmente frequenta o Mestrado em Estudos Africanos, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Foi co-fundadora da  Zé dos Bois, em 1994, onde trabalhou até ao final de 2001.
Em Luanda, trabalhou na produção da Primeira Trienal de Luanda, entre 2004 e 2007, e no Pavilhão Africano na 52ª Bienal de Veneza. Desde 2008 que tem trabalhado como produtora free-lancer colaborando com artistas e instituições de Portugal e Angola.


Outras Quartas
Outras Quartas são quartas diferentes, onde se cruzam projectos de intervenção social com apontamentos performativos, discussões à volta dos livros, professores e alunos.
Outras Quartas são outros olhares, são mostras cinematográficas e curtas-metragens, são exibições fotográficas e exposições temporárias.
São as Outras, sempre às Quartas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,435,814