"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ORFEÃO DE LEIRIA LANÇA BIG BAND

A Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) vai lançar no próximo mês de Março a sua Big Band. Este projecto, pioneiro nas escolas do distrito, irá juntar alunos da escola e pessoas que não pertençam à escola, mas que tenham já conhecimentos musicais, para desenvolverem as suas capacidades como instrumentistas nesta linguagem musical que é o Jazz.

A Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) vai lançar no próximo mês de Março a sua Big Band. Este projecto, pioneiro nas escolas do distrito, irá juntar alunos da escola e pessoas que não pertençam à escola, mas que tenham já conhecimentos musicais, para desenvolverem as suas capacidades como instrumentistas nesta linguagem musical que é o Jazz.

Neuza Bettencourt, directora pedagógica da EMOL, explica que «no distrito de Leiria não existe uma escola ou entidade que possa oferecer a oportunidade de poder descobrir e experimentar a música Jazz, e o Orfeão de Leiria (OL CA) tem consciência que a prática deste género musical no nosso país, e principalmente na região, é ainda um embrião à espera de estímulos fortes para se poder implementar com mais força».

Com uma tradição de 64 anos ligada à música, o OL CA pode assim, com a criação da Big Band, oferecer uma maior diversidade musical e também a oportunidade de cativar um público que não tem onde aprender e praticar Jazz. «O projecto irá evoluir para um Curso Livre de Jazz a desenvolver já no próximo ano lectivo, onde possamos integrar estes e outros alunos», refere Neuza Bettencourt.

Henrique Pinto, presidente da instituição salienta que «o Orfeão de Leiria é uma instituição com uma longa tradição mas, acima de tudo, com um grande futuro pela frente, em que a aposta serão sempre os novos projectos, que possam responder aos interesses do público», acrescentando que «esta nova orquestra abre os horizontes da escola para uma maior diversidade musical, e ilustra bem o espírito criativo do Orfeão de Leiria, sempre vivo e inovador».

«A Big Band da EMOL é um projecto que estamos a preparar já desde Setembro de 2010, e foram criadas todas as condições para que se possa concretizar agora, em pleno», explica André Rocha, coordenador e director musical da Big Band do Orfeão de Leiria.

André Rocha é licenciado em Música na variante Jazz – Trompete pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo e frequentou diversas acções de formação na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É actualmente professor na EMOL e EDOL, na Escola de Música Valentim de Carvalho do Porto, e dinamizador da “Hora da Música” do Dia do Gil.

As inscrições para a Big Band do Orfeão de Leiria estão abertas até 25 de Fevereiro e deverão ser efectuadas nos serviços administrativos do OL CA. As provas de selecção dos membros da Big Band decorrerão na primeira semana de Março.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,211,916