Notícias
VISITAS À HISTÓRIA E CULTURA DE MANGUALDE
Nos meses de Janeiro a Maio, os alunos do 1º ciclo do Concelho de Mangualde vão ter a oportunidade de conhecer o Património Concelhio. Uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Mangualde.
"MANGUALDE DOS PEQUENITOS"
Nos meses de Janeiro a Maio, os alunos do 1º ciclo do Concelho de Mangualde
vão ter a oportunidade de conhecer o Património Concelhio.
Uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Educação da
Câmara Municipal de Mangualde.
Primeira visita à Anta da Cunha Baixa que decorreu no passado dia 12.
Entre os meses de Janeiro e Maio, o Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Mangualde promove dez visitas a alguns dos mais emblemáticos monumentos do concelho. A iniciativa insere-se no âmbito do projecto «Mangualde dos Pequenitos» e tem como destinatários os cerca de 864 alunos do 1º CEB (45 desses alunos são do 5º ano – 2º CEB) do concelho. Ao participarem nesta iniciativa os alunos vão ter a oportunidade de conhecer mais de perto a história e a cultura de Mangualde. Anta da Cunha Baixa, Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, Citânia da Raposeira, Castro do Bom Sucesso e Casa de Quintela são os locais a visitar.
Assim, no final do mês de Janeiro, os 56 alunos da E.B.1 de Gandufe e Fagilde vão ter a oportunidade de conhecer a Anta da Cunha Baixa. É de referir que, a primeira visita a este local, realizou-se, no passado dia 12 de Janeiro, com a colaboração do Arqueólogo António Tavares. Nesta visita participaram 72 alunos das E.B.1 de Tibaldinho, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato e Moimenta de Maceira Dão.
As visitas ao Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão realizam-se no mês de Fevereiro e têm como destinatários 66 alunos da E.B.1 da Mesquitela e da Cunha Baixa, numa primeira fase, e 80 alunos da E.B.1 de Santiago de Cassurrães e de Abrunhosa-a-Velha, numa segunda fase.
No mês de Março, é a vez dos alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e de Chãs de Tavares conhecerem a Citânia da Raposeira. Divididos em dois grupos, na primeira visita participam 34 alunos da E.B.1 de Chãs de Tavares e cerca de 61 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde. A segunda visita a este monumento conta com a participação de mais 91 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde.
26 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e os 84 alunos da E.B.1 Nº 1 de Mangualde (Carvalhas) vão visitar o Castro do Bom Sucesso, no início do mês de Abril. No final do mês, este momento emblemático do concelho vai ser visitado por mais 59 alunos da E.B.1 Nº 1 de Mangualde.
A iniciativa termina na Casa de Quintela, no mês de Maio. Durante as visitas deste mês, é a vez de cerca de 235 alunos da Escola Gomes Eanes de Azurara conhecerem mais do património do concelho. A primeira visita decorre no início do mês e contempla cerca de 129 alunos, dos quais 45 pertencem ao 2º Ciclo. Os restantes 106 alunos vão participar na visita que se realiza no final do mês.