Notícias
ALMADA PROMOVE "FESTIVAL CANTAR ABRIL"
Até 31 de Janeiro, artistas individuais e grupos, maiores de 14 anos, podem apresentar os seus temas à 3.ª edição do “Festival Cantar Abril”.
Até 31 de Janeiro, artistas individuais e grupos, maiores de 14 anos, podem apresentar os seus temas à 3.ª edição do “Festival Cantar Abril”. Organizado pela Câmara Municipal de Almada, o concurso bienal, de âmbito nacional, pretende valorizar a música, a palavra e o canto em defesa da liberdade e o seu papel histórico na luta pela conquista da liberdade, durante os períodos da resistência e no pós 25 de Abril. Uma homenagem a todos quantos se bateram pela democracia em Portugal.
Em 2011, o “Festival Cantar Abril” apresenta duas modalidades: “Recriação das Canções da Resistência” e “Criação de Canções da Liberdade”. Os concorrentes podem apresentar, no máximo, três temas em cada modalidade.
Cada um dos vencedores será distinguido com um prémio pecuniário no valor de 2500 euros, atribuído em três domínios: Prémio Adriano Correia – Recriação, Prémio Ary dos Santos – Poesia e Prémio José Afonso – Tema Original (interpretação e música). Integrado no “Festival Cantar Abril”, a autarquia de Almada atribui ainda o Prémio Carlos Paredes. O galardão prestigia o percurso profissional de uma individualidade ou instituição relevante na música portuguesa. Carlos do Carmo e Sérgio Godinho foram as personalidades distinguidas nas edições anteriores.