"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

COM QUE VOZ

Estreado no doclisboa 2009, onde arrecadou o prémio de Melhor Primeira Obra, COM QUE VOZ, de Nicholas Oulman chega às salas de cinema a 27 de Janeiro.

Alain Oulman e Amália Rodrigues, a história em documentário.

Estreado no doclisboa 2009, onde arrecadou o prémio de Melhor Primeira Obra, COM QUE VOZ, de Nicholas Oulman chega às salas de cinema a 27 de Janeiro.

Documentário biográfico sobre Alain Oulman e sobre a sua estreita relação artística com Amália Rodrigues, o documentário é também um retrato social e politico de Portugal nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Perseguido pelo regime de Salazar e mais tarde exilado em França, Alain Oulman foi um dos grandes responsáveis por trazer para a música de Amália nomes grandes da literatura como Luis de Camões, Alexandre O’Neill, Pedro Homem de Melo ou David Mourão Ferreira.

O homónimo e recentemente reeditado álbum de Amália Rodrigues Com que Voz foi o primeiro disco em que a composição dos temas era exclusivamente assinada por Oulman. Gravado em apenas duas noites, o álbum foi editado pela primeira vez em Janeiro de 1970. Quarenta e um ano depois chega o documentário que nos conta esses tempos dourados de Amália e do compositor que transformou a forma como ela cantava o fado.

SINOPSE
Alain Oulman nasce em Lisboa em 1928 no seio de uma família judaica tradicional de origem francesa. Era um apaixonado por livros, por música e por Amália Rodrigues, com quem colaborou de uma forma duradoura e muito próxima. Perseguido pelo regime de Salazar e mais tarde exilado em França, Alain Oulman foi um dos grandes responsáveis por trazer para a música de Amália nomes grandes da literatura como Luis de Camões, Alexandre O’Neill, Pedro Homem de Melo ou David Mourão Ferreira. Oulman parece ter vivido várias existências – todas elas brilhantes - que neste filme que Nicholas Oulman realiza, nos permite finalmente conhecer.

PRÉMIO MELHOR PRIMEIRO FILME DOCUMENTÁRIO DE LONGA-METRAGEM NO DOCLISBOA 2009

FICHA TÉCNICA
Realização e argumento – Nicholas Oulman
Produtor – Paulo de Sousa
Directora de Produção – Susana Bicho
Fotografia – Miguel Sales Lopes
Montagem – Patrícia Saramago
Som – Quintino Bastos
Produção – Glimpse/Dragocom
Duração – 1H48Min
Ano de Produção – 2009, Outubro
Distribuição - NLC

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,436,072