Notícias
FOGO-DE-ARTIFÍCIO LUSO PARA CELEBRAR 2011
Já vem sendo hábito e é um ritual que se repete todos os anos. A entrada num novo ano celebra-se sempre com o tradicional fogo-de-artifício. Este ano não é excepção e, de norte a sul, o Grupo Luso Pirotecnia (GLP) vai deixar todos com os olhos postos no céu quando soarem as doze badaladas.
Já vem sendo hábito e é um ritual que se repete todos os anos. A entrada num novo ano celebra-se sempre com o tradicional fogo-de-artifício. Este ano não é excepção e, de norte a sul, o Grupo Luso Pirotecnia (GLP) vai deixar todos com os olhos postos no céu quando soarem as doze badaladas.
Mas será que o fogo-de-artifício, que todos consideram “tradicional”, ainda, é assim tão tradicional? A resposta é negativa.
O acto secular de acender rastilhos para fazer subir as canas com pirotecnia deu lugar às novas tecnologias e à especialização em softwares de programação. O “tradicional” fogo-de-artifício passou a ser visto e reconhecido como uma arte, e é por detrás desta arte que se destaca o trabalho de uma equipa de designers, especializados em programação e concepção, que fazem com que os espectáculos pirotécnicos tenham alcançado um novo patamar. Os disparos manuais deram lugar a lançamentos controlados ao milésimo de segundo, a sequências de efeitos, cores, espectáculos piromusicais sincronizados com música ao vivo.
Nos dias de hoje, podemos afirmar que os espectáculos com cunho Grupo Luso Pirotecnia são reconhecidos um pouco por todo o Mundo. O que nos distingue? Sem dúvida o desenho pirotécnico, a perícia, a beleza e subtileza que os nossos experientes designers aplicam sobre as suas criações, colocando-as nos pódios de várias competições internacionais de pirotecnia e marcando presença nos momentos mais emblemáticos, quer sejam inaugurações ou actos de Estado.
Para comprovar e poderem apreciar na íntegra tudo o que já foi referido, nada melhor do que estarem atentos às programações de Passagem de Ano.
Na capital, o Parque das Nações, acolhe o espectáculo “Rio Iluminado” que cobrirá uma extensão com mais de 500 metros em plataformas aquáticas. Por sua vez, a Terreiro do Paço vai iluminar-se com um fabuloso piromusical. “Teatro de Cor” é o nome do espectáculo concebido pelos designers do Grupo Luso Pirotecnia (GLP), um momento para mais tarde recordar. E reforçando esta ideia, o GLP, encarregue de abrilhantar, também, a noite mais longa do ano em Cacilhas, criou um conceito único.
O perfeito sincronismo entre as margens do rio Tejo. Arrojado, é como o classificamos. O design pirotécnico deste espectáculo foi pensado individualmente, contudo será aplicado em dois pontos distantes: Terreiro do Paço e Cacilhas.
Em uníssono, ao bater das 12 badaladas Lisboa e Almada, iluminar-se-ão protagonizando dois espectáculos distintos, mas que observados de longe se complementam na totalidade. A sublime cadência dos efeitos pirotécnicos formarão quadros inigualáveis realçando a beleza ribeirinha das duas cidades numa sequência alucinante de movimentos e luz num espectáculo inovador.
Já no Algarve, a festa divide-se entre Albufeira na Praia dos Pescadores com a final do programa Ídolos; e Portimão que abre as portas à “Noite das Estrelas”, um espectáculo que junta nomes de grandes estrelas da música pop e rock.
E não podemos esquecer os Açores, ilha de Sta. Maria, que brinda o 2011 com um pirotécnico distinto que certamente irá aquecer a ilha.
Já em 2011, mas ainda celebrando o novo ano chinês, o GLP presenteia Macau como é já habitual, com uma mistura de emoções recebendo e festejando o ano do Coelho.
O Grupo Luso Pirotecnia deseja a todos um Feliz Ano Novo!