"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MORREU O MAESTRO E COMPOSITOR MANUEL IVO CRUZ

O maestro, compositor, musicólogo e historiador Manuel Ivo Cruz faleceu dia 25 de Dezembro, aos 75 anos, no Hospital de Santo António, no Porto, disse à Lusa fonte da família.


(Adriano Miranda/Público)

O maestro, compositor, musicólogo e historiador Manuel Ivo Cruz faleceu dia 25 de Dezembro, aos 75 anos, no Hospital de Santo António, no Porto, disse à Lusa fonte da família. 

De acordo com a mesma fonte, o maestro Manuel Ivo Cruz encontrava-se internado há duas semanas naquela unidade de saúde, onde viria a sucumbir sábado de manhã de uma septicemia, infecção que lhe provocou um colapso dos órgãos vitais.

A mesma fonte da família disse que o musicólogo, a residir há alguns anos no Porto, “apesar de doente, continuava activo e escrevia muito”.

Nascido em Lisboa, em 1935, Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz - filho do maestro Ivo Cruz (1901-1985) - formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Deu o primeiro concerto, ainda como estudante, em 1954, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e formou-se com distinção, como maestro, pela Academia de Mozart da Universidade de Salzburgo, na Áustria.

Regressou a Lisboa e tornou-se director musical e chefe da Orquestra Filarmónica de Lisboa.

Dirigiu programas de música da RTP, colaborou nas temporadas de ópera do Teatro da Trindade, em Lisboa, e nos concertos das orquestras sinfónicas da RDP.

Foi maestro-director do Teatro Nacional de São Carlos, fundou e dirigiu os Cursos Internacionais da Costa do Estoril, e foi maestro convidado em diversos concertos e óperas em Espanha, Alemanha, França, Grécia, Itália, Brasil, Estados Unidos da América, Rússia e Venezuela.

Foi presidente e director artístico do Círculo Portuense de Ópera, no Porto, e da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz.

Procurou divulgar obras musicais portuguesas menos conhecidas, fazendo, para isso, investigação na área da musicologia histórica portuguesa e apresentando um vasto reportório documentado, publicado pela EMI, Numérica e Tecla, segundo os dados biográficos da Infopédia.

Manuel Ivo Cruz recebeu, em 1969, o Prémio Moreira e Sá do Orfeão Portuense e foi distinguido pela França com o título de Oficial de Mérito Cultural e Artístico, e pelo Brasil com a Ordem do Rio Branco.

Foi ainda agraciado com a condecoração portuguesa de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2004, nas comemorações do 50.º aniversário da carreira artística, com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, entregue pela Câmara Municipal do Porto.

in Jornal Público | 26 de Dezembro de 2010

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,436,045