Notícias
BAN ENTRAM EM 2011 COM NOVO SINGLE
Os BAN preparam-se para apresentar um novo promo single do álbum ‘Dansity’ já no final da primeira quinzena de Janeiro de 2011, acaba de revelar a Man-U-Factor, editora do disco. Com ‘Funk It’, o grupo irá dar continuidade à aposta inicial em temas do extremo mais pop do álbum.
Os BAN preparam-se para apresentar um novo promo single do álbum ‘Dansity’ já no final da primeira quinzena de Janeiro de 2011, acaba de revelar a Man-U-Factor, editora do disco. Com ‘Funk It’, o grupo irá dar continuidade à aposta inicial em temas do extremo mais pop do álbum. O videoclip será gravado em Dezembro, e será produzido pela Big Mamma, a mesma produtora do vídeo do tema ‘Mod Girls’, primeiro promo single do álbum. A editora revela ainda que as vendas do novo disco apresentam resultados bastante animadores, o que parece indicar que se tratará de mais um sucesso para os BAN.
O tema ‘Funk It’ será também remisturado por DJs nacionais bastante conceituados, tal como aconteceu com Mod Girls, cuja Club Version foi remisturada por Peter G & SuperFreak, versão que foi disponibilizada ao grupo de fãs da banda no Facebook (www.facebook.com/bandansity) e no YouTube (ManUFactorTV), como uma prenda de Natal antecipada, estando já a passar em muitas pistas de dança nacionais.
Sobre este novo single, João Loureiro, um dos produtores da música juntamente com João Pedro Ferraz, afirma que «é um tema que mistura influências e um som electrónico mais actuais, com algumas outras influências de funk mais tradicional - em que, por exemplo, os brakes de bateria são samplados de Funkadelic e Parliament (do genial George Clinton), e o som de guitarra é muito anos 70 – e tendo ainda alguns beats e referências do hip-hop clássico (GrandMaster Flash e outros), misturando também vozes pop mais características dos BAN com outras mais disco, através da utilização de falsetes, etc., e com a voz da Mariana Matos mais solta. É como tal, um tema rico e complexo em termos de referências, mas o resultado final parece-me bastante fresco e acessível, com um refrão muito forte e cantável».
Aliás, todas as letras das músicas do álbum, apesar de em inglês, mantêm as características mais marcantes dos BAN, como a «utilização preferencial de uma linguagem minimal, imagética, por vezes cinemática e no plano do imaginário, com temas desde o mais lúdico e quase pueris (como num filme sempre pop...) aos mais dramáticos, sempre com grande abstracção e sem recurso a histórias ou situações concretas», conclui o grupo.
Ainda a partir do início de 2011, os BAN, através da recente e independente editora Man-U-Factor, pretendem internacionalizar o mais possível o álbum Dansity.
O álbum, colocado à venda no início de Dezembro, marca o regresso dos BAN aos discos. Reúne 12 faixas inéditas da banda e contém ainda um bónus track. Pela primeira vez, todos os temas são cantados em inglês. A João Loureiro, João Pedro Ferraz, Paulo Faro e Rui Fernandes juntou-se uma nova voz feminina, Mariana Matos, num CD que continua a apresentar as características rítmicas, melódicas e harmónicas que tornaram os BAN conhecidos nos anos 80., mas que é sobretudo virado para o presente e futuro.
Recordar os BAN
Em 1981 surgia o grupo Bananas. Em 1983, após vencer no ano anterior o concurso nacional Rock em Stock, o grupo assina com a EMI e editam um single, produzido por Moz Carrapa, com os temas "Identidade" e "Virgens-Impulsos". A formação que gravou este disco incluía João Loureiro (voz e teclas), João Ferraz (guitarra, Paulo Faro (bateria) e Francisco Monteiro (baixo). O grupo encurta então, o nome para Ban e editam o mini-LP "Alma Dorida", que trouxe um primeiro culto de fãs ao grupo, mercê da grande exposição nas então rádios-piratas.
Em Dezembro de 1985 reaparecem na 3ª edição do Ciclo Novo Rock ao Vivo, e em Outubro de 1986 é lançado o máxi "Santa", produzido por Ricardo Camacho, e considerado por João Loureiro a primeira tentativa "pop" dos Ban. O disco incluía os temas "Santa", "Portugal" e "Ultramar".
O grupo começa a optar por um som ainda mais pop e entra para o grupo a cantora Ana Deus. Em Abril de 1988 é editado o álbum "Surrealizar", que teve um sucesso imediato. Os maiores êxitos deste disco são "Irreal Social", "Encontro com Mr. Hyde" e "Num Filme Sempre Pop". É em seguida lançado um máxi-single com remixes de "Irreal social" e "Brouhaha".
Em 1989 é lançado o aclamado álbum "Música Concreta" que inclui os temas "Excesso Aqui", "Euforia", "Dias Atlânticos" e “Suave”, entre outros, considerado em geral pela crítica como o melhor do ano em Portugal. Para o grupo tinham entretanto entrado os músicos Rui Fernandes (saxofone) e Ricardo Serrano (teclas).
Acompanhe os BAN em:
www.facebook.com/bandansity