Notícias
IGNITE PORTUGAL 2010
No próximo dia 15 de Dezembro terá lugar na LxFactory o último Ignite Portugal de 2010. Será o culminar de um primeiro ano de existência destes eventos "informais" e "alternativos" de partilha de ideias, conhecimento e experiências que muitos talentos tem ajudado a divulgar e muitos momentos de inspiração tem criado.
No próximo dia 15 de Dezembro terá lugar na LxFactory o último Ignite Portugal de 2010. Será o culminar de um primeiro ano de existência destes eventos "informais" e "alternativos" de partilha de ideias, conhecimento e experiências que muitos talentos tem ajudado a divulgar e muitos momentos de inspiração tem criado.
Foi um ano absolutamente surpreendente em que de repente e quase do nada pois a marca Ignite e os oradores "desconhecidos" que caracterizam esta não tem tanto eco como outros eventos mundialmente famosos, se conseguiu criar uma comunidade que assistiu durante o ano de 2010 ao crescer do projecto:
- 8 eventos em Lisboa e Porto
- mais de 100 oradores
- mais de 650 minutos de inspiração
- mais de 2.000 pessoas ao vivo
- mais de 50.000 views online
- mais de 5.000 pessoas numa comunidade activa que não pára de crescer
Esta edição da próxima semana manterá o mesmo formato de sempre (15 a 20 apresentações de 5 minutos/20slides/15segundos cada intervaladas com beer-breaks) e contará com um programa repleto de curiosas apresentações sobre temas tão diversos como: Surf e Empreendedorismo, Tendências, Democratização da publicidade, Pensamento sistémico, Pensamento positivo, Astronomia, Escrita e Gramática, Crise e Anti-crise, Marketing pessoal, Como cada um pode mudar Portugal, TGV, Economia do Mar e sobre sentimentos e Vida em geral.
Mais informação sobre o evento aqui:
PROGRAMA do 8º IGNITE PORTUGAL - 15/DEZ
Para além disso, vamos ter algumas novidades experimentais como:
- uma rubrica patrocinada a que chamámos Optimus tech-talk que trará em cada evento novidades e curiosidades tecnológicas.
- uma rubrica final de interpretação criativa / artística do que foram as apresentações do evento, que neste caso será realizado pelo Dunno Collective (http://dunnocollective.com/). No futuro contamos ter interpretações de artistas plásticos, músicos, humor e outras formas artísticas.
- e ainda a animação pós-evento com um concerto-workshop de novos talentos musicais (neste caso o Rodrigo Viterbo http://didgetc.no.sapo.pt/) e uma after-party no clube-privado SILK em que se poderá conviver e fazer network com os oradores e participantes.
Finalmente, numa iniciativa inédita vamos tentar lançar a cada edição um movimento de cidadania local, apoiando causas de impacte sistémico nas comunidades em que o evento se insere. Em Lisboa, algo de Lisboa, no Porto algo dali e por aí adiante, mas sempre relacionado com o espírito da criatividade, cultura, etc...
Nesta edição iremos lançar um movimento cívico de "amigos da LxFactory" que reuna apoios para que esta ilha criativa sem precedentes se mantenha para sempre no panorama da cidade de Lisboa. Vai ser um movimento multi-plataforma com facebook group, abaixo-assinado, apresentação no Ignite, manifestações (simbólicas e humorísticas), etc...
O que diferencia o Ignite de outras conferências?
- A sua missão de descobrir talentos, de partilhar ideias, teorias, conhecimentos e experiências, e de romper os "silos" criando uma comunidade de networking e fertilização e inspiração mútua.
- O seu espírito informal e alternativo que o torna mais "desempoeirado", despretensioso e autêntico, fugindo da formalidade das conferências, seminários, etc... e abandonando o formato de pulpito, mesas-redondas, debates-moderados, ou cesta de flores na mesa de presidência.
- E o seu formato único com apresentações curtas de 5 minutos com 20 slides que auto-avançam a cada 15 segundos, forçando o foco e a objectividade, sem atrasos nem arrastamentos no palco, intervaladas sempre por energizantes beer-breaks.
Enfim, resumindo: há quem diga que o Ignite é o "Speaker-corner de Portugal", o "stand-up das apresentações" ou os "ídolos das ideias".