"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ÁLBUM "DANSITY" MARCA REGRESSO DOS BAN

Os BAN, grupo que recentemente foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores, como um dos mais representativos e influentes grupos Pop/Rock nacionais dos últimos 50 anos, está de volta com um novo disco. “Dansity” reúne 12 temas inéditos da banda e contém ainda um bónus track.

Os BAN, grupo que recentemente foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores, como um dos mais representativos e influentes grupos Pop/Rock nacionais dos últimos 50 anos, está de volta com um novo disco. “Dansity” reúne 12 temas inéditos da banda e contém ainda um bónus track. O álbum conta com a participação de quatro elementos do grupo, João Loureiro, João Pedro Ferraz, Paulo Faro e Rui Fernandes, e um novo elemento, Mariana Matos. O CD estará à venda ainda durante o mês de Dezembro.

Em “Dansity”, os BAN mantêm as características rítmicas, melódicas e harmónicas que os tornaram conhecidos nos anos 80, no entanto, «representa um álbum completamente virado para o futuro, intenso e arrojado, cantado em inglês e com duas linhas condutoras essenciais: uma componente mais pop, directa e dançável, e outra mais ambiental, experimental e densa. Daí o nome DANSITY.» explica João Loureiro.

O título do novo álbum resulta de um jogo entre as palavras Dance e Density, onde os BAN regressam com uma sonoridade actual e com o mesmo sentido de criatividade e risco que os distinguiu no passado. Mais uma vez o nome do disco é uma palavra inexistente no dicionário, tal como as de discos anteriores Surrealizar, Desnexos, ou outras.

O primeiro single de “Dansity” intitula-se “Mod Girls”, «um tema algo incomum e com um refrão instrumental. O CD começa, assim, no extremo mais pop e rápido e acaba no extremo mais denso e ambiental. O conceito de alinhamento que definimos, sugere que o CD seja ouvido conforme a ordem definida, de forma a ir fluindo, sem cortes abruptos e acabando com um som muito distinto do inicial. Mais lento e denso, com “Your Life”, e a minimal, mas densíssima “Piano Song” como Bonus Track. Passamos por diversos ambientes ao longo da audição, com uma linha condutora subtil, mas sempre definida.» afirma João Loureiro. O vídeo do novo single já está disponível em http://www.ban-dansity.com/.

Neste regresso os BAN contam com os elementos da banda original: João Loureiro, como vocalista e autor das letras, Rui Fernandes nas teclas e no saxofone, Paulo Faro como baterista e João Ferraz como guitarrista. A novidade é a participação de Mariana Matos, que dá também voz às novas músicas.

O álbum “Dansity” terá o selo da recente e independente editora Man-U-Factor Records.

Recordar os BAN

Em 1981 surgia o grupo Bananas. Em 1983 o grupo assina com a EMI e editam um single, produzido por Moz Carrapa, com os temas "Identidade" e "Virgens-Impulsos". A formação que gravou este disco incluía João Loureiro (voz e teclas), João Ferraz (guitarra, Paulo Faro (bateria) e Chico Monteiro (baixo). O grupo encurta então, o nome para Ban e editam o mini-LP "Alma Dorida".

Em Dezembro de 1985 reaparecem na 3ª edição do Ciclo Novo Rock ao Vivo e em Outubro de 1986 é lançado o máxi "Santa", produzido por Ricardo Camacho, e considerado por João Loureiro a primeira tentativa "pop" dos Ban. O disco incluía os temas "Santa", "Portugal" e "Ultramar".

O grupo começa a optar por um som ainda mais pop e entra para o grupo a cantora Ana Deus. Em Abril de 1988 é editado o álbum "Surrealizar". Os maiores sucessos deste disco são "Irreal Social", "Encontro com Mr. Hyde" e "Num Filme Pop". É lançado um máxi-single com remixes de "Irreal social" e "Brouhaha". Em 1989 é lançado o álbum "Música Concreta" que inclui os temas "Excesso Aqui", "Euforia" e "Dias Atlânticos", entre outros. Para o grupo tinham entrado os músicos Rui Fernandes (saxofone) e Ricardo Serrano (teclas).

No início de 1991 é editado o disco "Mundo de Aventuras" que inclui temas como "Mal de sol" e "Displiciente" (ambos com a voz de Ana Deus), "Rosa, Flor", "Segredo" ou "Pá-rá- rá". O arranjo do tema "Mundo de Aventuras" foi feito com bocadinhos de todas as outras músicas. O Máxi-Single "Mundo de Aventuras" incluía duas versões do tema ("Mundo Remix" e "Extended Mix") e "Pequeno Amor".

Em Fevereiro de 1992 é lançada a compilação "Documento 83-86" que inclui os temas do início da carreira do grupo, a última edição antes de os BAN decidirem anunciarem a sua retirada. Em 1994 é lançada uma colectânea com os maiores sucessos do grupo: "Num Filme Sempre Pop". A primeira edição incluía um Cd-bónus com as versões máxi-single.

O álbum “Surrealizar”, editado pela primeira vez em 1988 e um dos trabalhos de maior sucesso dos BAN, foi reeditado pela EMI em 2009, em suporte digital. Este disco foi não só um marco na carreira dos BAN, mas também da história da música portuguesa. Em 1988, ano do lançamento, introduziu em Portugal técnicas inovadoras como a utilização de caixas de ritmos, samplings, misturando e experimentando diversas influências que incluíam já então o próprio hip-hop.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,440,774