"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA

A Casa da América Latina vai promover a primeira Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge, entre os dias 25 e 28 de Novembro, onde irão estar presentes o realizador Sebastián Lelio e o director de fotografia Benjamin Echazarreta do filme Navidad, e Jorge Pérez Solano, realizador do filme Espiral.

 

De 25 a 28 de Novembro no Cinema São Jorge
Casa da América Latina promove
Mostra de Cinema da América Latina 2010

A Casa da América Latina vai promover a primeira Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge, entre os dias 25 e 28 de Novembro, onde irão estar presentes o realizador Sebastián Lelio e o director de fotografia Benjamin Echazarreta do filme Navidad, e Jorge Pérez Solano, realizador do filme Espiral.

A Mostra de Cinema da América Latina pretende apresentar em Lisboa a qualidade e vitalidade da actual produção cinematográfica dos países latino-americanos.

Nesta primeira edição, além dos critérios de distinção e diversidade temática, foram seleccionados filmes inéditos em Portugal oriundos dos quatro países que em 2010 celebram duzentos anos da sua independência - a Argentina, o Chile, a Colômbia e o México – países cuja maturidade histórica também se verifica no campo do cinema e do audiovisual.

Em exibição estarão oito filmes que contam histórias simples de família ou de casais, histórias de fronteira relacionadas com a imigração ou com a luta por um pedaço de terra. Há ainda thrillers históricos, dramas sociais sobre a pobreza e a violência; comédias negras e amargas com um olhar crítico sobre a educação e a repressão dos regimes ou as contradições sociais das jovens democracias latino-americanas.

Todos os filmes foram nomeados e premiados com os mais diversos prémios:

· Navidad, de Sebastián Lelio (Chile, 2009, 104’, Cor) - Prémio de Melhor Direcção no Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (2009);

· Espiral, Jorge Pérez Solano (México, 2008, 99’, Cor) - Nomeado para Melhor Filme no Festival de Cinema de Cartagena (2009).

· Detras del sol, más cielo, de Gastón Gularte (Argentina, 2008, 97’, Cor) - Prémio de Melhor Banda Sonora no V Ibero Brasil Cine Festival (2009).

· Iluminados por el fuego, de Tristán Bauer (Argentina, 2005, 100’, Cor) - Prémio Goya para Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola (2006).

· La nana, de Sebastián Silva (Chile, 2009, 95’, Cor) - Nomeação para melhor filme estrangeiro no Spirit Awards (2010). Prémio do Júri do Festival de Sundance (categoria World Cinema - Dramatic) (2009).

· El Estudiante, Roberto Girault (México, 2008, 90’, Cor) - Prémio de Melhor filme, Melhor realizador, Melhor actor (Jorge Lavat), Melhor “Papel de Cuadro Feminino” (Norma Lazareno), Melhor Música e Melhor canção da edição número XL das Diosas de Plata (2010);

· Nietos - Identidad y memoria, de  Benjamín Ávila (Argentina, 2004, 75’, Cor)  - Nomeação para Melhor Longa-Metragem Documental nos Prémios da Crítica de Cinema Argentino (2005). Prémio de Melhor Filme no V Festival de Cinema de Pamplona (2004).

· El Vuelco del Cangrejo, de Oscar Ruíz Navia (Colombia, 2009, 95’, Cor) - Prémio FIPRESCI do Festival Internacional de Berlim (2010), Prémio E-Changer no Festival Internacional de Filmes de Fribourg (201), Prémio de Melhor Realizador (Primeira Vez) do Festival de Cinema de Las Palmas (2010) e Prémio Especial do Júri para Realizador (Primeiro Trabalho) no Festival de Cinema de Havana (2009);

Os bilhetes estarão à venda no Cinema São Jorge, a partir do dia 17 de Novembro, com um custo de 3,5€ para o público em geral e de 3€ para os jovens até 25 anos e a partir dos 65 anos.

>> PROGRAMA



Biografias:

Sebastián Lelio – Navidad
Nasceu em 1974 e é formado pela Escola de Cinema do Chile. Dirigiu várias curtas, entre elas “Cuatro” e “Música de cámara” e trabalhou esporadicamente em documentários televisivos (“Mi Mundo Privado”, “Cero”). Em 2005 apresentou o seu primeiro filme “La Sagrada Familia”, no Festival de Cinema de San Sebastian. Este filme participou em mais de 100 festivais e arrecadou mais de vinte e seis prémios internacionais, entre eles, um Fipresci no Festival de Cinema de Toulouse. Depois de Navidad, Sebastián Lélio encontra-se na etapa de pós-produção do seu terceiro filme, “El año del Tigre”, recentemente premiado como Melhor Filme na categoria “Work in Progress”, pelo Sanfic, Festival Internacional de Cinema de Santiago.

Benjamim Echazarreta – Navidad
O currículo do Director de Fotografia conta com participações em diversas longa-metragens como “La Sœur de Mozard” e “Etoile dans la Nuit” do realizador René Feret; “Roman” do realizador Sebastián Lelio, “Hinterland” com realização de Geoffrey Boulanger que foi galardoado com o Tiger Award - Melhor curta-metragem do Festival de Roterdão de 2007. Participou ainda em documentários e diversos spots publicitários. 

Jorge Pérez Solano - Espiral
Nasceu em 1964 em Oaxaca, México. Especializou-se em direcção de guião pela CUEC-UNAM e pela Universidad Autónoma Metropolitana, unidade de Xochimilco. Em 1992 dirigiu a curta-metragem “Playback” para a série Encuentros e Desencuentros. Participou na primeira oficina de Guião organizada pela IMCINE e coordenada por Carolina Rivera. Trabalhou como assistente de direcção, editor e director de segunda unidade entre 1994 e 1997. Espiral foi o projecto vencedor do sexto concurso de Obras-primas do Centro Universitário de Estúdios Cinematográficos.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,440,237