"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA

A Casa da América Latina vai promover a primeira Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge, entre os dias 25 e 28 de Novembro, onde irão estar presentes o realizador Sebastián Lelio e o director de fotografia Benjamin Echazarreta do filme Navidad, e Jorge Pérez Solano, realizador do filme Espiral.

 

De 25 a 28 de Novembro no Cinema São Jorge
Casa da América Latina promove
Mostra de Cinema da América Latina 2010

A Casa da América Latina vai promover a primeira Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge, entre os dias 25 e 28 de Novembro, onde irão estar presentes o realizador Sebastián Lelio e o director de fotografia Benjamin Echazarreta do filme Navidad, e Jorge Pérez Solano, realizador do filme Espiral.

A Mostra de Cinema da América Latina pretende apresentar em Lisboa a qualidade e vitalidade da actual produção cinematográfica dos países latino-americanos.

Nesta primeira edição, além dos critérios de distinção e diversidade temática, foram seleccionados filmes inéditos em Portugal oriundos dos quatro países que em 2010 celebram duzentos anos da sua independência - a Argentina, o Chile, a Colômbia e o México – países cuja maturidade histórica também se verifica no campo do cinema e do audiovisual.

Em exibição estarão oito filmes que contam histórias simples de família ou de casais, histórias de fronteira relacionadas com a imigração ou com a luta por um pedaço de terra. Há ainda thrillers históricos, dramas sociais sobre a pobreza e a violência; comédias negras e amargas com um olhar crítico sobre a educação e a repressão dos regimes ou as contradições sociais das jovens democracias latino-americanas.

Todos os filmes foram nomeados e premiados com os mais diversos prémios:

· Navidad, de Sebastián Lelio (Chile, 2009, 104’, Cor) - Prémio de Melhor Direcção no Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (2009);

· Espiral, Jorge Pérez Solano (México, 2008, 99’, Cor) - Nomeado para Melhor Filme no Festival de Cinema de Cartagena (2009).

· Detras del sol, más cielo, de Gastón Gularte (Argentina, 2008, 97’, Cor) - Prémio de Melhor Banda Sonora no V Ibero Brasil Cine Festival (2009).

· Iluminados por el fuego, de Tristán Bauer (Argentina, 2005, 100’, Cor) - Prémio Goya para Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola (2006).

· La nana, de Sebastián Silva (Chile, 2009, 95’, Cor) - Nomeação para melhor filme estrangeiro no Spirit Awards (2010). Prémio do Júri do Festival de Sundance (categoria World Cinema - Dramatic) (2009).

· El Estudiante, Roberto Girault (México, 2008, 90’, Cor) - Prémio de Melhor filme, Melhor realizador, Melhor actor (Jorge Lavat), Melhor “Papel de Cuadro Feminino” (Norma Lazareno), Melhor Música e Melhor canção da edição número XL das Diosas de Plata (2010);

· Nietos - Identidad y memoria, de  Benjamín Ávila (Argentina, 2004, 75’, Cor)  - Nomeação para Melhor Longa-Metragem Documental nos Prémios da Crítica de Cinema Argentino (2005). Prémio de Melhor Filme no V Festival de Cinema de Pamplona (2004).

· El Vuelco del Cangrejo, de Oscar Ruíz Navia (Colombia, 2009, 95’, Cor) - Prémio FIPRESCI do Festival Internacional de Berlim (2010), Prémio E-Changer no Festival Internacional de Filmes de Fribourg (201), Prémio de Melhor Realizador (Primeira Vez) do Festival de Cinema de Las Palmas (2010) e Prémio Especial do Júri para Realizador (Primeiro Trabalho) no Festival de Cinema de Havana (2009);

Os bilhetes estarão à venda no Cinema São Jorge, a partir do dia 17 de Novembro, com um custo de 3,5€ para o público em geral e de 3€ para os jovens até 25 anos e a partir dos 65 anos.

>> PROGRAMA



Biografias:

Sebastián Lelio – Navidad
Nasceu em 1974 e é formado pela Escola de Cinema do Chile. Dirigiu várias curtas, entre elas “Cuatro” e “Música de cámara” e trabalhou esporadicamente em documentários televisivos (“Mi Mundo Privado”, “Cero”). Em 2005 apresentou o seu primeiro filme “La Sagrada Familia”, no Festival de Cinema de San Sebastian. Este filme participou em mais de 100 festivais e arrecadou mais de vinte e seis prémios internacionais, entre eles, um Fipresci no Festival de Cinema de Toulouse. Depois de Navidad, Sebastián Lélio encontra-se na etapa de pós-produção do seu terceiro filme, “El año del Tigre”, recentemente premiado como Melhor Filme na categoria “Work in Progress”, pelo Sanfic, Festival Internacional de Cinema de Santiago.

Benjamim Echazarreta – Navidad
O currículo do Director de Fotografia conta com participações em diversas longa-metragens como “La Sœur de Mozard” e “Etoile dans la Nuit” do realizador René Feret; “Roman” do realizador Sebastián Lelio, “Hinterland” com realização de Geoffrey Boulanger que foi galardoado com o Tiger Award - Melhor curta-metragem do Festival de Roterdão de 2007. Participou ainda em documentários e diversos spots publicitários. 

Jorge Pérez Solano - Espiral
Nasceu em 1964 em Oaxaca, México. Especializou-se em direcção de guião pela CUEC-UNAM e pela Universidad Autónoma Metropolitana, unidade de Xochimilco. Em 1992 dirigiu a curta-metragem “Playback” para a série Encuentros e Desencuentros. Participou na primeira oficina de Guião organizada pela IMCINE e coordenada por Carolina Rivera. Trabalhou como assistente de direcção, editor e director de segunda unidade entre 1994 e 1997. Espiral foi o projecto vencedor do sexto concurso de Obras-primas do Centro Universitário de Estúdios Cinematográficos.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,211,773