"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CICLO MAHLER + NA GULBENKIAN

A mais ambiciosa série temática de concertos da nova temporada de música é dedicada ao compositor austríaco Gustav Mahler, e inicia já a 4 de Novembro. O programa, interpretado pela Orquestra Gulbenkian e dirigido pelo seu maestro titular, Lawrence Foster, inclui os Funf Frühe Lieder de Gustav Mahler/Luciano Berio, a Sinfonia nº 8 de Franz Schubert, o Concerto de Câmara de Alban Berg e o Idílio de Siegfried de Ricard Wagner.

A mais ambiciosa série temática de concertos da nova temporada de música é dedicada ao compositor austríaco Gustav Mahler,  e inicia já a 4 de Novembro. O  programa, interpretado pela Orquestra Gulbenkian e dirigido pelo seu maestro titular, Lawrence Foster, inclui os Funf Frühe Lieder de Gustav Mahler/Luciano Berio, a Sinfonia nº 8 de Franz Schubert, o Concerto de Câmara de Alban Berg e o Idílio de Siegfried de Ricard Wagner. 

A razão deste ciclo Mahler+ prende-se com uma dupla efeméride: por um lado, em 2010, assinalam-se os 150 anos do seu nascimento e por outro, em 2011 celebra-se o centenário do seu nascimento.

O ciclo apresenta um total de 28 concertos e será composto não apenas pelas suas sinfonias e canções, mas também estará presente o contexto vienense que originou a sua música, bem como obras de compositores que foram tocados pelo seu génio. Assim, serão ouvidos compositores que marcaram Mahler, como Schubert, von Weber ou Zemlinsky, mas também outros que, à sua maneira, sofreram influência da sua música, dando seguimento às suas inovações, como Schönberg e Berio. 

Para além do programa de concertos, o ciclo Mahler+ propõe ainda conferências, encontros com artistas e um ciclo de cinema que vai decorrer em Janeiro, aos fins-de-semana e cujo programa será divulgado em breve.

Apesar da actual unanimidade em relação à sua obra, o reconhecimento do seu talento não foi imediato. Perante a dificuldade em apresentar as suas sinfonias em Viena, na viragem do século, Mahler dizia: “O meu tempo virá”. E, na verdade, o seu tempo acabou por chegar já no século passado, nos anos 60, através do espírito irreverente e questionante de uma audiência mais jovem, em ruptura com os dogmas e valores estabelecidos.

Tal como afirmava o maestro Leonard Bernstein, um dos principais responsáveis pelo ressurgimento e reabilitação da sua música, Mahler fala ao homem do nosso tempo, porque a sua música incorpora todos os estilos possíveis, desde as marchas profanas aos hinos divinos.

A música de Mahler é tocada e celebrada, hoje em dia, mais do que nunca, em todo o mundo. 

Mais informações em www.musica.gulbenkian.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,447,561