"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

VISTA ALEGRE COM CRIAÇÃO DE OSCAR MARINÉ

A Vista Alegre, marca do Grupo Visabeira, já está a comercializar a quinta criação do “Projecto Artistas Contemporâneos”. Idealizado pelo designer madrileno Oscar Mariné, recentemente distinguido com o “Prémio Nacional de Diseño 2010” pelo Ministério da Ciência e Inovação espanhol, o conjunto de três jarras é um produto inovador e original que vem reforçar a imagem de modernidade que a Vista Alegre tem alcançado ao longo dos últimos anos.

A Vista Alegre, marca do Grupo Visabeira, já está a comercializar a quinta criação do “Projecto Artistas Contemporâneos”. Idealizado pelo designer madrileno Oscar Mariné, recentemente distinguido com o “Prémio Nacional de Diseño 2010” pelo Ministério da Ciência e Inovação espanhol, o conjunto de três jarras é um produto inovador e original que vem reforçar a imagem de modernidade que a Vista Alegre tem alcançado ao longo dos últimos anos.

Iniciada em 2008, esta acção prevê a apresentação de duas edições anuais, limitadas e numeradas, concebidas por diversos artistas consagrados ligados às artes plásticas e gráficas, nacionais e internacionais.

“Stay This Side”, “Keep Eyes Open” e “Don’t Look Back” são as mensagens presentes nas jarras e que, nas palavras do autor, “podem surpreender-nos em qualquer esquina ou sala da nossa existência e que ficam alojados na retina e, quem sabe, também no pensamento”.

A Vista Alegre, marca desde sempre associada à criatividade e à inovação, continua desta forma a promover a arte em porcelana. Depois das peças extraordinárias assinadas por Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez e Joana Vasconcelos, Mariné é o primeiro artista internacional a integrar este projecto.

Com um percurso indissociavelmente ligado à vida cultural portuguesa, a Vista Alegre Atlantis continua a surpreender os seus clientes e o público em geral com um conjunto restrito de obras de arte da autoria de grandes talentos mundiais, como de resto foi fazendo ao longo da sua história. De facto, a marca manteve-se sempre em estreita colaboração com os mais reputados criadores nacionais e internacionais, oriundos de meios tão diversos como as artes plásticas, a arquitectura, o design industrial e o design gráfico, contribuindo para a definição das novas tendências de decoração e para a criação de peças verdadeiramente inesquecíveis e que ainda hoje, são estrelas de alguns leilões de arte e peças raras.

Entre os criadores que têm contribuído para a redefinição do carácter de exclusividade da marca, em consonância com as correntes estéticas contemporâneas, contam-se Jesus Del Pozo, Mikaela Dorfel, Julio Pomar, Álvaro Siza Vieira, Bartek Mejor, Sam Baron. Estes e outros nomes são responsáveis por um conjunto valioso de obras que continuarão a contribuir para a vasta lista de prémios nacionais e internacionais que a marca foi ganhando ao longo da sua história.

A Peça

Para um designer é mais interessante fazer com que as jarras falem do que as próprias flores.

Por isso quando aceitei a Proposta da Vista Alegre, vi realizado um dos meus desejos mais poéticos dos últimos anos.

Há já algum tempo que trabalho com paisagens tipográficas ou, se prefe rirem, com poemas visuais.

São normalmente palavras de quatro letras em inglês, uma língua que tem muitas palavras de quatro letras, que se inserem numa paisagem claramente urbana de  sinais e advertências, de metáforas e linsonjas da linguagem.

Mensagens que podem surpreender-nos em qualquer esquina ou sala da nossa existência e que ficam alojados na retina e, quem sabe, também no pensamento.

Prefiro pintar letras a flores e fazer com que as jarras falem como podem fazê-lo os reclames luminosos ou os sinais de tráfego.

Muitas pessoas acharão muito pop esta análise a uma venerável casa de cerâmica portuguesa.

Outros poderão considerar uma espécie de sacrilégio utilizar o alfabeto como uma paisagem da natureza.

Uma coisa é certa: onde diz “Don’t look back”, podem colocar uma dúzia de cravos.

Oscar Mariné

Sobre o Autor

Oscar Mariné Brandi é um comunicador global nascido em 1951.Os seus trabalhos são reconhecidos mundialmente no campo do desenho gráfico, da tipografia, da ilustração, da pintura e da publicidade.

Trabalhou com marcas como a Camper, Swatch, Loewe ou Vega Sicilia. “Absolut Mariné” foi uma das intervenções mais reconhecidas de um artista contemporâneo na campanha da Absolut Vodka. No campo musical desenhou capas para Kevin Ayers, Brian Eno, Michel Camilo ou Los Rodríguez, entre outros.

No seu vínculo ao cinema espanhol produziu cartazes inesquecíveis como “Todo sobre mi madre”, de Pedro Almodóvar, “Tierra”, de Julio Medem ou “El día de la bestia”, de Alex de la Iglesia. É também responsável pela imagem gráfica do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Alguns dos seus projectos editoriais recentes foram reconhecidos internacionalmente como o redesenho do El País Semanal ou do suplemento Babelia e a direcção artística de C Photo Magazine. A inspiração multifacetada do seu trabalho levou-o tanto à cenografia de um espectáculo flamenco de Eva Hierbabuena (“El huso de la memoria”) como também à criação da imagem corporativa para a Foster&Partners.

A sua pintura já foi exposta em cidades como Tóquio, Nova Iorque, Ibiza ou Madrid. Um dos seus últimos projectos “El Greco 1900” foi considerado uma revolucionária visão museográfica do pintor de “El entierro del Conde Orgaz”. Vive e trabalha em Madrid.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,440,502