"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIOS MEGAFONE/JOÃO AGUARDELA

O Pequeno Auditório do CCB encheu para conhecer ontem à noite os vencedores dos Prémios Megafone/João Aguardela, que pretendem destacar anualmente músicos e entidades que contribuam para o presente e futuro das tradições musicais portuguesas.

GALANDUM GALUNDAINA E TIAGO PEREIRA
RECEBEM PRÉMIOS MEGAFONE "MÚSICA" E "MISSÃO"
1ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS MEGAFONE/ JOÃO AGUARDELA :: 17 Out :: CCB

O Pequeno Auditório do CCB encheu para conhecer ontem à noite os vencedores dos Prémios Megafone/João Aguardela, que pretendem destacar anualmente músicos e entidades que contribuam para o presente e futuro das tradições musicais portuguesas.

Nesta 1ª edição, em que a apresentação ficou a cargo de Jel (Homens da Luta), actuaram os três projectos nomeados ao Prémio Megafone “Música” – Galandum Galundaina, O Experimentar Na M’Incomoda e Bandarra – e Manuel Cruz, convidado a apadrinhar este espectáculo, com o inspirado projecto Foge, Foge Bandido.

Não foi fácil a decisão do júri, reunido pela Associação Megafone e composto por José Mariño (Director de programas da RDP), Luis Varatojo (Músico), Manuel Halpern (Jornalista do Jornal de Letras, Visão e Expresso), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (Jornalista da RDP), Rui Lage (Escritor) e Sérgio Xavier (Radialista Rádio Universitária do Minho).

Os vencedores foram Galandum Galundaina, o quarteto transmontano que se serve do cancioneiro mirandês - e do seu delicioso dialecto - para fabricar música à qual já chamaram “música colossal portuguesa”. Os instrumentos tradicionais - das sanfonas às gaitas-de-foles, dos bombos aos adufes - são a matéria com que é feita uma riqueza carregada de futuro e espelhada em três álbuns de originais.

O projecto O Experimentar Na M’Incomoda, de Pedro Lucas, mereceu a Menção Honrosa. Sem disco oficialmente editado, apoia-se na  electrónica que se lhe oferece e na tremenda matéria tradicional que pesquisa, capta, edita e reutiliza. Burilando entre os Açores, Lisboa e Copenhaga, tem pronto um álbum que aplica samplers, sintetizadores e sequenciadores sobre trechos da tradição oral açoriana e vozes como a de Zeca Medeiros.

O Prémio "Missão" foi entregue a Tiago Pereira, pelo reconhecimento de um trabalho fora do âmbito musical que contribui para o espírito de renovação da música de inspiração tradicional.

COMPILADA A OBRA COMPLETA DE MEGAFONE
Para assinalar a primeira edição dos Prémios Megafone, mas sobretudo para levar a mais pessoas a obra musical do Megafone, os quatro discos gravados por João Aguardela sob essa designação serão pela primeira vez reunidos. A caixa com essa Obra Completa – Megafone I a Megafone IV – é uma edição exclusiva da Fnac e limitada a 500 exemplares.   
Preço: 24,99€

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,440,747