Notícias
PRÉMIOS MEGAFONE/JOÃO AGUARDELA
O Pequeno Auditório do CCB encheu para conhecer ontem à noite os vencedores dos Prémios Megafone/João Aguardela, que pretendem destacar anualmente músicos e entidades que contribuam para o presente e futuro das tradições musicais portuguesas.
GALANDUM GALUNDAINA E TIAGO PEREIRA
RECEBEM PRÉMIOS MEGAFONE "MÚSICA" E "MISSÃO"
1ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS MEGAFONE/ JOÃO AGUARDELA :: 17 Out :: CCB
O Pequeno Auditório do CCB encheu para conhecer ontem à noite os vencedores dos Prémios Megafone/João Aguardela, que pretendem destacar anualmente músicos e entidades que contribuam para o presente e futuro das tradições musicais portuguesas.
Nesta 1ª edição, em que a apresentação ficou a cargo de Jel (Homens da Luta), actuaram os três projectos nomeados ao Prémio Megafone “Música” – Galandum Galundaina, O Experimentar Na M’Incomoda e Bandarra – e Manuel Cruz, convidado a apadrinhar este espectáculo, com o inspirado projecto Foge, Foge Bandido.
Não foi fácil a decisão do júri, reunido pela Associação Megafone e composto por José Mariño (Director de programas da RDP), Luis Varatojo (Músico), Manuel Halpern (Jornalista do Jornal de Letras, Visão e Expresso), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (Jornalista da RDP), Rui Lage (Escritor) e Sérgio Xavier (Radialista Rádio Universitária do Minho).
Os vencedores foram Galandum Galundaina, o quarteto transmontano que se serve do cancioneiro mirandês - e do seu delicioso dialecto - para fabricar música à qual já chamaram “música colossal portuguesa”. Os instrumentos tradicionais - das sanfonas às gaitas-de-foles, dos bombos aos adufes - são a matéria com que é feita uma riqueza carregada de futuro e espelhada em três álbuns de originais.
O projecto O Experimentar Na M’Incomoda, de Pedro Lucas, mereceu a Menção Honrosa. Sem disco oficialmente editado, apoia-se na electrónica que se lhe oferece e na tremenda matéria tradicional que pesquisa, capta, edita e reutiliza. Burilando entre os Açores, Lisboa e Copenhaga, tem pronto um álbum que aplica samplers, sintetizadores e sequenciadores sobre trechos da tradição oral açoriana e vozes como a de Zeca Medeiros.
O Prémio "Missão" foi entregue a Tiago Pereira, pelo reconhecimento de um trabalho fora do âmbito musical que contribui para o espírito de renovação da música de inspiração tradicional.
COMPILADA A OBRA COMPLETA DE MEGAFONE
Para assinalar a primeira edição dos Prémios Megafone, mas sobretudo para levar a mais pessoas a obra musical do Megafone, os quatro discos gravados por João Aguardela sob essa designação serão pela primeira vez reunidos. A caixa com essa Obra Completa – Megafone I a Megafone IV – é uma edição exclusiva da Fnac e limitada a 500 exemplares.
Preço: 24,99€