Notícias
UCCLA COMEMORA 25 ANOS COM “VIAGEM DO FADO”
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) assinala, na próxima segunda-feira, 25 de Outubro, o seu 25º aniversário, e a efeméride será celebrada com a realização de um grande espectáculo comemorativo, no Teatro Tivoli, em Lisboa, no qual o Fado e a Lusofonia estarão de mãos dadas.
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) assinala, na próxima segunda-feira, 25 de Outubro, o seu 25º aniversário, e a efeméride será celebrada com a realização de um grande espectáculo comemorativo, no Teatro Tivoli, em Lisboa, no qual o Fado e a Lusofonia estarão de mãos dadas. O espectáculo “A Viagem do Fado” sobe ao palco pelas 21h, juntando grandes nomes da canção de Lisboa e vozes consagradas da lusofonia. O espectáculo, que integra a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, será transmitido em directo para todo o mundo, através da Internet, nos sites da Antena 1 (http://ww1.rtp.pt/antena1) e do Sapo (http:// videos.sapo.pt), entidades que se associaram à UCCLA no seu 25º aniversário.
O concerto “A Viagem do Fado” encerra o extenso programa das celebrações dos 25 anos da UCCLA. É um espectáculo de fusão de várias sonoridades lusófonas com o Fado. Com a Direcção Artística de Carlos Martins, “A Viagem do Fado” conta com a participação dos artistas: Alma de Coimbra, António Zambujo, Bernardo Sassetti, Carlos do Carmo, Carlos Manuel Proença, Carlos Martins, Edu Miranda, Jon Luz, José Manuel Neto, Lura, Luanda Cozetti, Pedro Jóia, Rão Kyao, Quarteto Dzvin+Juan e Graciana, Raquel Tavares, Ricardo Cruz, Sónia Shirsata e Toy Vieira. “A Viagem do Fado” pretende promover o valor excepcional do fado enquanto símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do país, bem como papel que teve e tem como fonte de inspiração e de troca intercultural entre povos e comunidades.
Os bilhetes podem ainda ser adquiridos na bilheteira do Tivoli.
Sobre a UCCLA
Fundada em 1985, por Nuno Krus Abecassis, a UCCLA engloba hoje 29 cidades num universo de 30 milhões de pessoas. A UCCLA foi em larga medida precursora nas relações intermunicipais no vasto e pluricontinental espaço lusófono e constituiu um estímulo gerador da grande realidade emergente que é a CPLP. Miguel Anacoreta Correia assume o cargo de secretário-geral da UCCLA e a Presidência (rotativa) da UCCLA é assegurada, actualmente, pelo Prefeito de Salvador da Baía, João Henrique Barradas. Mais informações sobre os projectos sobre a UCCLA, as suas actividades e projectos de cooperação: www.uccla.net.