"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UM RETRATO DA ÉPOCA DAS LUZES

A Sextante Editora acaba de publicar o mais recente livro de Amadeu Lopes Sabino, intitulado A Cidade do Homem. Neste romance regressamos ao século XVIII português e brasileiro através da biografia de António Dinis da Cruz e Silva, autor de O Hissope, a famosa sátira à querela protocolar entre o bispo e o deão da Sé de Elvas.

A Sextante Editora acaba de publicar o mais recente livro de Amadeu Lopes Sabino, intitulado A Cidade do Homem. Neste romance regressamos ao século XVIII português e brasileiro através da biografia de António Dinis da Cruz e Silva, autor de O Hissope, a famosa sátira à querela protocolar entre o bispo e o deão da Sé de Elvas.
Este livro tem a particularidade de estar escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico e inclui um conjunto de ilustrações que vão complementando a narrativa.
A apresentação deste romance está marcada para o dia 21 de Outubro, na livraria Bulhosa de Entrecampos.

O enredo

Romance, ficção documentada, relato das errâncias de um narrador europeu do século XXI através do universo mental do iluminismo, A Cidade do Homem é a biografia imaginada de António Dinis da Cruz e Silva (1731-1799), magistrado e poeta árcade que viveu, trabalhou e poetou em Portugal e no Brasil. Participante ativo nas polémicas que, durante o consulado de Pombal, agitaram o Reino e a Europa, foi juiz militar em Elvas e autor de O Hissope, sátira à querela protocolar entre o bispo e o deão da Sé da cidade alentejana. Presente desde o início no imaginário do protagonista, o Brasil torna-se o cenário da narrativa com a transferência de Cruz e Silva para a Relação do Rio de Janeiro em 1776. A partir desse ano, servidor da Justiça e de Apolo, julgou e poetou nas capitanias do Sul, sobretudo em comarcas do Rio e de Minas, privando com os juristas e árcades locais. Em 1792, seria membro do tribunal que julgou e condenou na capital do Brasil os inconfidentes mineiros, entre eles os seus companheiros mais próximos nas lides judiciais e na poesia. Numa digressão através da História e das ideias em busca da polis racional, A Cidade do Homem centrase na condenação dos conspiradores à morte ou ao degredo, evocando uma época que, na Europa, em Portugal e no Brasil nas vésperas da independência, prenunciou os antagonismos e as hecatombes do nosso tempo.

O autor

Amadeu Lopes Sabino, nascido em Elvas em 1943, ocupa um lugar singular na literatura portuguesa contemporânea: romancista e novelista da expatriação e dos exílios, exteriores e interiores, a sua obra é muitas vezes uma evocação da sua vivência no estrangeiro, «amarga como muitas, mas, como poucas, libertadora», no dizer de Eduardo Lourenço, no prefácio a Identidades fugidias. Com uma escrita marcada «pela agilidade da narração e por um requintado hedonismo» (António José Saraiva e Óscar Lopes, in História da literatura portuguesa), Amadeu Lopes Sabino é autor de uma obra que Álvaro Manuel Machado, no seu Dicionário de literatura portuguesa, carateriza como «uma irónica interrogação sobre o passado dito glorioso de Portugal e, simultaneamente, um pendor autorreflexivo, cosmopolita e quase autobiográfico».
Principais obras: Após Aljubarrota (Centelha, Coimbra, 1978); O cavaleiro cego (A Regra do Jogo, Lisboa, 1982); O retrato de Rubens (D. Quixote, Lisboa, 1985); A capa escarlate (Presença, Lisboa, 1989); Novelas imperfeitas (Quetzal, Lisboa, 1991); A homenagem a Vénus (Presença, Lisboa, 1997); A Lua de Bruxelas, (Campo das Letras, Porto, 2000); Vidas apócrifas (D. Quixote, Lisboa, 2005).

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,450,078