"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HOMENAGEM À SOPRANO EULÁLIA MENDES

A soprano Eulália Mendes vai ser homenageada a 15 de Outubro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Ponta Delgada. A homenagem, que tem início marcado para as 21h00, é uma iniciativa da Fundação Sousa de Oliveira, que conta com o apoio da Biblioteca Municipal.

 
HOMENAGEM À SOPRANO EULÁLIA MENDES
NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA

A soprano Eulália Mendes vai ser homenageada a 15 de Outubro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Ponta Delgada.

A homenagem, que tem início marcado para as 21h00, é uma iniciativa da Fundação Sousa de Oliveira, que conta com o apoio da Biblioteca Municipal.

Eulália Mendes nasceu na Praia da Vitória, ilha Terceira, e iniciou os estudos musicais com o pai Manuel Arraial. Mais tarde, recebeu aulas de piano da professora Maria Letícia Mourato e matriculou-se no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, na Classe de Canto da professora Luísa Alcobia Leal. Em Outubro de 1990, prestou provas de exame no Curso Superior, obtendo 19 valores.

Trabalhando com as professoras Helena Pina Manique, Joana Silva, Cristina Castro e Liliana Bizinech, frequentou uma Master Class dirigida por Ileana Cotrubas.

Ao longo da sua carreira, Eulália Mendes tem-se apresentado em inúmeros concertos e recitais em todas as ilhas dos Açores e, como solista, tem colaborado com vários agrupamentos corais e instrumentais.

Em 1992, em Lisboa e Porto, realizou os recitais de lançamento do livro de Fernando Lopes Graça “Lira Açoriana”, tendo ainda organizado um concerto em Tulare, Califórnia, com a Orquestra Sinfónica daquele condado, nas comemorações do 25º. aniversário da geminação de Angra do Heroísmo com aquela cidade. Ainda na mesma cidade e em Visalia, interpretou com a mesma orquestra, em  dois concertos, “Trovas” de Francisco de Lacerda.

Por outro lado, integrou a representação açoriana à EXPO98 realizando acompanhada por Ana Paula Andrade, no dia dos Açores, um recital de canto e piano integralmente preenchido com obras de poetas e compositores açorianos.

Eulália Mendes participou, como solista, nas interpretações da “Missa de Santa Cecília” de Charles Gounod, dos “Stabat Mater” de Gioachino Rossini e Giovani Battista Pergolesi, do “Requiem pro defunctis” de Domenico Cimarosa,  da “Missa brevis em Sol maior” KV140 de Wolfgang Amadeus Mozart e do “Oratorio de Noël” de Camille Saint-Saëns.

A soprano foi agraciada com a medalha de Valor Cultural pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, por deliberação de 2 de Junho de 1999

É professora aposentada do 1º Ciclo do Ensino Básico e, de 1985 a 1990, foi animadora pedagógica na área da Música na Secretaria Regional de Educação e Cultura. Entre 1994 e 1999, leccionou a disciplina de Expressão Musical no Departamento de Ciências da Educação na Universidade dos Açores.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,449,665