Notícias
PRÉMIO BES PHOTO 2011
O Prémio BES photo2011 tem o prazer de anunciar os nomes dos artistas que irão participar na sua 7ª edição, a primeira em que adquire estatuto internacional, marcada pelo alargamento do âmbito de selecção dos artistas que poderão ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s).
O Prémio BES photo2011 tem o prazer de anunciar os nomes dos artistas que irão participar na sua 7ª edição, a primeira em que adquire estatuto internacional, marcada pelo alargamento do âmbito de selecção dos artistas que poderão ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), como pela itinerância da exposição que, após ser apresentada no Museu Berardo, estará patente na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A escolha de cinco artistas internacionais nomeados foi efectuada pelos três membros do Júri de Selecção da 7ª edição do BES photo que acompanharam o panorama expositivo da fotografia no período a que reporta o prémio, e que individualmente representam o triângulo geográfico referido - Ivo Mesquita, Curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e historiador (Brasil); Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/directora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria).
Na opinião do Júri, a nomeação de Carlos Lobo (Portugal), ‘resultou da precisão da sua abordagem à fotografia de paisagem urbana’ tendo como referência as exposições ‘The sonic booms’, 2009, e ‘Far Far East’, 2010, na Galeria MCO Arte Contemporânea (Porto).
A escolha do artista Kiluanji Kia Henda (Angola) prende-se com ‘o trabalho desenvolvido em torno da sua experiência da história recente de Angola e da crítica incisiva sobre a condição pós-colonial do seu país’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição da Galeria SOSO – Arte contemporânea africana (São Paulo) e na sua participação na Bienal de São Paulo, 2010.
A nomeação de Manuela Marques (Portugal) prende-se com a ‘sua poética da intimidade expressa em diversos projectos fotográficos da artista’, nomeadamente na Exposição "In Situ" na Galeria Caroline Pagès (Lisboa), 2010.
Sobre a selecção de Mário Macilau (Moçambique), o júri salienta ‘a qualidade da sua representação do panorama social e cultural de Moçambique e da linha ténue que situa o seu trabalho entre a ficção e o documentário’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição no Centro Cultural Português/Instituto Camões (CCP/IC) de Maputo, 2009.
Sobre a escolha de Mauro Restiffe (Brasil), o júri realça ‘ o uso que o artista faz da tradição da história da fotografia na tomada de paisagens contemporâneas’ tendo como referência a exposição ‘Mirante’ apresentada no âmbito do Festival PhotoEspaña09, Casa de América, (Madrid), 2009 e Galeria Fortes Vilaça (São Paulo), 2010.
O Banco Espírito Santo, Museu Berardo e Pinacoteca do Estado de São Paulo juntam-se assim com o intuito de promover a criatividade e integração dos artistas plásticos contemporâneos de língua portuguesa no panorama internacional e com a ambição de construírem aquele que será o maior prémio de arte contemporânea do Atlântico Sul.
À semelhança das edições anteriores, o critério de selecção dos artistas em questão requer que estes tenham efectuado uma exposição de obras de suporte fotográfico e/ou a edição de uma publicação durante o período de 12 meses anterior à data de reunião do Júri de Selecção.
Os artistas seleccionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo numa primeira exposição que estará patente de 14 de Março a 13 de Junho de 2011 e que itinerará para a Pinacoteca de São Paulo para ser apresentada entre Julho e Agosto de 2011.
Numa primeira fase, cada um dos artistas seleccionados recebe uma bolsa de produção para a realização da exposição BES photo. Num segundo momento, que corresponde à fase de premiação, o Júri de composição internacional com nacionalidade distinta das representadas pelos artistas seleccionados elegerá, a partir da exposição efectuada no Museu Colecção Berardo, o vencedor da 7ª edição, cujo valor pecuniário do prémio aumenta para 40.000 euros no seu novo formato de âmbito internacional.
SOBRE O BES PHOTO
O BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo, lançou-se em 2004, sob um formato original que se manteve ao longo de seis edições com a missão de premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tivessem apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.
A 7ª edição do BES photo é marcada pela internacionalização do prémio - um posicionamento resultante da evolução e notoriedade que o prémio alcançou no contexto nacional da fotografia no campo das artes visuais.
Esta iniciativa desenvolve-se com a realização de uma exposição conjunta de artistas previamente seleccionados pelo Júri de Selecção e culmina com a atribuição do Prémio BES photo ao artista vencedor, escolhido pelo Júri de Premiação. Helena Almeida foi a vencedora da 1ª edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks em 2006, Miguel Soares em 2007, Edgar Martins em 2008 e Filipa César em 2009.
Ao promover iniciativas que contribuem para a mais ampla divulgação da excelência da arte suportada por fotografia, o BES pretende ser um agente activo no desenvolvimento e promoção da arte contemporânea em Portugal e com representatividade internacional. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso assumido pelo Banco em promover a cultura, um compromisso antigo no Grupo BES mas que pretende ser permanentemente renovado, estimulado e alinhado com o posicionamento da marca: moderna, em evolução, abrangente e com projecção junto dos diferentes segmentos da sociedade.