"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"PARE, ESCUTE, OLHE" DE JORGE PELICANO

Seleccionado para dois festivais internacionais, no México e na Turquia. “Pare, Escute, Olhe” integra a selecção oficial do DOCSDF, que decorre na Cidade do México de 21 a 31 de Outubro; e do 13th Istanbul International 1001 Documentary Film Festival, que decorre na Turquia, de 29 de Outubro a 4 de Novembro.

 

 

SELECIONADO PARA DOIS
FESTIVAIS INTERNACIONAIS
NO MÉXICO E NA TURQUIA

“Pare, Escute, Olhe”, de Jorge Pelicano integra a selecção oficial do DOCSDF - Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México, que decorre na Cidade do México de 21 a 31 de Outubro; e do 13th Istanbul International 1001 Documentary Film Festival, que decorre na Turquia, de 29 de Outubro a 4 de Novembro.

No DOCSDF, Pare, Escute, Olhe integra a secção Latino-Americana para melhor documentário, é o único filme português em competição. É a segunda vez que o DOCSDF selecciona uma obra de Jorge Pelicano que com o seu primeiro trabalho arrecadou uma Menção Especial neste Festival, em 2008.

DOCSDF é o maior festival de cinema de nossa cidade. É uma reunião entre directores, produtores, académicos, estudiosos e documentário amador. O Projecto DOCSDF permite uma verdadeira aproximação e intercâmbio entre os convidados, alunos e visitantes, promovendo uma melhor compreensão, análise e dinâmica para o género que, durante o Festival, torna-se verdadeiro protagonista dentro e fora do ecrã.

DOCSDF permite que os moradores desta grande cidade têm acesso a várias janelas para ter um olhar para o mundo e suas diferentes realidades através de documentário, promovendo não só o gosto pelo género, mas a abertura e a geração de uma consciência crítica da realidade que nós passamos, que vivemos e aquilo que pode nos aguardam no futuro”.

Mais informações: http://www.docsdf.com/

13th International Documentary Film Festival 1001
“Desde a sua criação, o Festival já recebeu centenas de filmes da Turquia e de todo o mundo. Todos os anos, cineastas, teóricos do cinema documentário e documentário têm a oportunidade de se reunir com o público. O festival criou uma atmosfera que permite que diferentes sociedades para conhecer e entender uns aos outros através de documentários, utilizando a linguagem universal do cinema. Agora, mais uma vez, estamos prontos para atender e compartilhar os nossos sonhos e realidades como documentaristas no " 1001 " 13.

Os filmes exibidos no 1001 International Documentary Film Festival não são determinados apenas pelos estilos poderosos usados nos filmes, mas também pelos valores humanitários expressos. Defendendo a coexistência de culturas diferentes, apoiando os valores que contribuem para o futuro da humanidade, e apresentando diferentes pontos de vista são os critérios básicos tidos em conta. Devido à localização geográfica de Istambul, o Festival é o único festival que é realizado em dois continentes. Organizado em uma das mais antigas metrópoles do mundo, que é cercada por frequentes perturbações políticas, sociais ou económicas, a importância do 13 º International Documentary Film Festival 1001 é óbvia. Como nos anos anteriores, acreditamos na importância de documentaristas estar presente aqui com seus filmes e suas palavras, demonstrando a força do cinema documentário”.

Mais informações: http://www.1001belgesel.net/


PARE, ESCUTE, OLHE

SINOPSE
Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.

Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.

PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

FICHA TÉCNICA
Direcção Fotografia, Edição e Realização Jorge Pelicano
Assistente Realização Rosa Teixeira Da Silva
Pesquisa e Desenvolvimento Jorge Pelicano | Rosa Teixeira Da Silva
Música Original Manuel Faria, Frankie Chavez, Francisco Faria
Produção Costa do Castelo Filmes
Produtor Paulo Trancoso
Captação de Ambientes Filipe Tavares, Joaquim Pinto
Mistura e Edição de Som João Ganho
Arquivo Ferroviário Joaquim Mendes, Bob Docherty, Fernando Nunes, Marco Prata
Co-Produção Sic Televisão
Apoio Financeiro Fica

TRAILER 
SITE 
TEASER AMANHECER
TEASER BARRAGENS
www.pareescuteolhe.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,452,069