Notícias
POP UP: EMBAIXADORES DA CULTURA URBANA
O Pop Up Lisboa 2010 reúne um grupo multidisciplinar de 13 profissionais activos das áreas da arte e da cultura, representantes de 13 cidades em quatro continentes, na promoção da cultura urbana de todo o mundo.
O Pop Up Lisboa 2010 reúne um grupo multidisciplinar de 13 profissionais activos das áreas da arte e da cultura, representantes de 13 cidades em quatro continentes, na promoção da cultura urbana de todo o mundo. Os Embaixadores Pop Up são os mediadores do projecto nas cidades em que vivem, responsáveis por impulsionar a dinâmica transnacional do Pop Up Lisboa 2010 e pela divulgação de talentos portugueses e estrangeiros nas suas cidades.
De 4 de Novembro a 11 de Dezembro o Pop Up 2010 promete posicionar Lisboa na rota das capitais da cultura urbana e está a preparar um cartaz cultural ímpar sob o tema “Nómadas Urbanos”. O evento reúne em Lisboa uma mostra de projectos das múltiplas expressões da cultura urbana e disciplinas artísticas, como artes plásticas e performativas, novos media, arte urbana, arquitectura, fotografia, música, entre outras. Conta com a participação de mais de uma centena de talentos portugueses e estrangeiros, na dinamização de um programa cultural que integra exposições, intervenções de arte pública e a dinamização de rubricas em espaços culturais alternativos, locais abandonados ou desocupados e em não-lugares da cidade.
Sob o mote “viver a cidade, celebrar a cultura”, o Pop Up Lisboa 2010 pretende constituir-se uma plataforma internacional de intercâmbio da cultura urbana e desafiou talentos de todo o mundo a integrarem a sua rede de Embaixadores, um colectivo que terá como competências a recomendação de novos criadores e projectos para o cartaz do evento, a promoção da participação no Concurso Internacional de Projectos Criativos e a partilha de informações regulares sobre as diferentes realidades e contextos culturais das cidades em que vivem.
Embaixadores Pop Up Lisboa 2010:
Aylin Gungor & James Hakan Dedeoglu, Editores e artistas. Istambul, Turquia
Christie Bassil, Designer e professora. Beirute, Líbano
Daniela Marzavan, Relações Públicas Betahaus. Berlim, Alemanha
Duarte Santo, Arquitecto. Barcelona, Espanha
Elsye Suquilanda Jaramillo, Realizadora e produtora de cinema e TV. Quito, Equador
Fabiano Liporoni, Realizador, director de publicidade e cinéfilo. São Paulo, Brasil
José Castro Caldas, Arquitecto. Buenos Aires. Argentina
Kattia Hernandez, Writer-producer-online. Cidade do México, México
Lily Li, Curadora e directora da Gallery Beijing Space. Pequim, China.
Paolo Paggi, Artista plástico e investigador. Milão, Itália
paula roush, Artista plástica, investigadora e professora. Londres, Reino Unido
Samantha Levin, Artista plástica e curadora. Nova Iorque, Estados Unidos
Samira Pereira, Directora Artística e responsável pelo Palácio da Cultura Ildo Lobo. Cidade da Praia, Cabo Verde
Mais info
O cartaz do Pop Up Lisboa 2010 reúne a participação de artistas propostos pelos 13 Embaixadores, uma selecção de novos talentos e nomes já consagrados convidados directamente pela organização do evento e dez projectos artísticos seleccionados através de um concurso internacional já em curso. O Concurso Internacional de Projectos Artísticos Pop Up Lisboa 2010 é aberto a criadores de qualquer origem do globo e o período de submissão de candidaturas decorre até ao próximo dia 24 de Setembro.
Para além de poder consultar pormenores sobre o concurso e ficar a par das últimas novidades do evento, o público do Pop Up Lisboa 2010, poderá também acompanhar diariamente as actividades e recomendações dos Embaixadores através da página na rede social, em: www.facebook.com/popupcity.
Sobre o Pop Up:
• O Pop Up foi criado em 2009 pelo multifacetado artista plástico e produtor Hugo Israel “com o objectivo de criar espaços de encontro para artistas e projectos culturais e a visão de estimular a auto consciência do cidadão urbano, à luz de um espírito existencialista, que desafia a reflexão sobre o indivíduo e a sociedade, a forma como este a assimila e exterioriza”.
• É um evento cultural anual dedicado à mostra e à promoção das múltiplas expressões e agentes da cultura urbana, intervêm em espaços urbanos desocupados ou abandonados, dando-lhes nova vida através da arte.
• Reúne novos talentos e artistas consagrados, na dinamização de um cartaz cultural, que é desenvolvido em interacção permanente com a identidade e a população da cidade onde o evento decorre.
• O impacto da primeira edição do Pop Up junto do público e das entidades locais estimulou o seu regresso e alargamento já em 2010 co-financiamento através do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.
• O Pop Up nasceu em Lisboa, mas tem a ambição e reúne todas as condições, para exportar o conceito para outras cidades europeias e para o resto do mundo.