Notícias
MORREU D. TOMAZ DA SILVA NUNES
Nascido em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942, D. Tomaz foi ordenado padre em 1973 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa a 7 de Março de 1998. Faleceu esta noite.
"Era um grande amigo do Senhor D. Tomaz Nunes. Estou emocionado pela brutal e inesperada notícia que nos surpreendeu a todos.
Encontrei-o em várias circunstâncias. Trabalhei com ele, sempre com as melhores recordações. No mundo da Educação era um profundo conhecedor das escolas e da aprendizagem e um lutador pela liberdade educativa.
No mundo da cultura era um defensor do património cultural e uma das pessoas que encontrei com maior sensibilidade para o tema.
Estávamos, aliás, a preparar no CNC uma acção no domínio da Defesa e do conhecimento do Património Religioso.
Deixa um enorme vazio. Uma grande saudade. Não tenho palavras."
Guilherme d'Oliveira Martins
Nascido em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942, D. Tomaz foi ordenado padre em 1973 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa a 7 de Março de 1998. Faleceu esta noite.
D. Tomaz da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa e antigo secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), faleceu esta noite. A informação foi confirmada pelo Patriarcado de Lisboa, que esclarece que o corpo de D. Tomaz foi encontrado sem vida em casa, hoje pelas 9h30.
Nascido em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942, D. Tomaz foi ordenado padre em 1973 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa a 7 de Março de 1998. Todo o seu percurso esteve muito ligado à educação, sendo actualmente presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
Licenciado em ciências geofísicas e em teologia, mestre em ciências da educação, D. Tomaz foi assistente da Liga Operária Católica e da Juventude Operária Católica.
Durante seis anos foi secretário e prota-voz da CEP e actualmente era vigário-geral da Cúria Patriarcal. Acompanhava as vigararias do Termo Oriental de Lisboa e a pastoral sócio-caritativa da diocese.
O corpo de D. Tomaz da Silva Nunes irá para a Igreja de Fátima, em Lisboa, a partir das 17 horas. A missa exequial realiza-se no dia 2 de Setembro, às 11 horas. Foi naquela igreja que D. Tomaz foi baptizado e ordenado bispo.
in Rádio Renascença | Eunice Lourenço