Notícias
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL PORTUGUESA
Tem dois concertos agendados para este mês de Agosto em Ponta Delgada, no âmbito do Festival Sol Maior. Os concertos, que dão corpo ao segundo estágio nacional da Orquestra Juvenil Portuguesa em Ponta Delgada, serão realizados a 6 de Agosto, pelas 22h00, no Largo da Igreja de São Sebastião, nesta cidade, e a 10 de Agosto, pelas 21h30, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, Capelas.
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL PORTUGUESA
COM DOIS CONCERTOS EM PONTA DELGADA
A Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa tem dois concertos agendados para este mês de Agosto em Ponta Delgada, no âmbito do Festival Sol Maior. Os concertos, que dão corpo ao segundo estágio nacional da Orquestra Juvenil Portuguesa em Ponta Delgada, serão realizados a 6 de Agosto, pelas 22h00, no Largo da Igreja de São Sebastião, nesta cidade, e a 10 de Agosto, pelas 21h30, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, Capelas.
Já em 2009 a Orquestra Sinfónica Juvenil realizou quatro concertos em Ponta Delgada, nomeadamente no Largo da Igreja Matriz, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Fajã de Cima), na Igreja de Nossa Senhora da Luz (Fenais da Luz) e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Lajedo).
Fundada em 1973, esta orquestra assume-se já como uma instituição fundamental no panorama músico-pedagógico português. Em 32 anos de existência, viu passar pelos seus quadros muitos dos actuais instrumentistas das orquestras nacionais e estendeu a sua acção em favor da cultura musical a todo o país, incentivando e dando a conhecer ao público muitos jovens solistas. Ao mesmo tempo, realiza vários estágios de aperfeiçoamento nos períodos de férias de Verão, os quais decorrem, habitualmente, nos Açores e na Madeira.
Estando em permanente renovação, o repertório desta orquestra é vasto, tendo sido preparadas mais de 500 obras dos séculos XVIII, XIX e XX.
Nos quadros da Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo maestro Christopher Bochmann, estão 90 elementos das diversas escolas de música da área de Lisboa.
O maestro Christopher Bochmann está à frente da Orquestra Sinfónica Juvenil desde 1984, tendo dirigido mais de 400 concertos nestas funções e gravado, em 1999, um CD com obras da sua autoria.
Christopher Bochmann, que tem uma ampla lista de obras para quase todos os géneros, além de numerosos arranjos e orquestrações, já ganhou vários prémios de composição, entre os quais o Prémio Lili Boulanger (duas vezes) e o Clements Memorial Prize. Em 2004 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura (Portugal) e, no ano seguinte foi agraciado com a “Order of the British Empire” pela Rainha Isabel II (Reino Unido).
Recorde-se que o Festival Sol Maior é uma iniciativa conjunta da Câmara de Ponta Delgada e do Conservatório Regional de Ponta Delgada, coordenada pela Biblioteca Municipal de Ponta Delgada com o apoio das Juntas de Freguesia de São Sebastião e Capelas e das respectivas paróquias.