"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INVESTIMENTOS NA PÓVOA DE LANHOSO

O Município da Póvoa de Lanhoso tem aprovados contratos de financiamento e Planos de Acção, ao nível da ON2 do QREN, para investimentos nas áreas do Desporto, da Cultura, do Património e do Urbanismo, que envolvem um valor superior a 6 milhões 700 mil euros.

O Município da Póvoa de Lanhoso tem aprovados contratos de financiamento e Planos de Acção, ao nível da ON2 do QREN, para investimentos nas áreas do Desporto, da Cultura, do Património e do Urbanismo, que envolvem um valor superior a 6 milhões 700 mil euros.

Os Pavilhões Desportivos de Monsul e da Vila, o Polidesportivo do Pontido, a Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal e a Conservação, Valorização e Animação do Castelo de Lanhoso são candidaturas que envolvem um investimento na ordem dos 4 milhões 408 mil euros e que têm financiamento de 80%, suportando a Câmara Municipal o restante valor.

A aguardar a assinatura dos respectivos contratos de financiamento, o Fórum Municipal e a intervenção na Avenida 25 de Abril, inseridos na Regeneração Urbana, são candidaturas aprovadas no âmbito do Plano de Acção, que envolvem um investimento total de perto de 2 milhões 300 mil euros, comparticipados em 80%.

“Apesar das dificuldades financeiras, temos de aproveitar estes financiamentos, pois, de outra forma, não podemos construir estes importantes equipamentos”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, a respeito destes investimentos.

Investimentos diversificados.

Os investimentos que se prevêem abrangem áreas diversas.  

Na área do Desporto, no que se refere à construção dos Pavilhões Desportivos na Vila (na Rua António Francês) e em Monsul (junto ao Centro Educativo do Cávado), o investimento total é de 1 milhão 354 mil euros. Quanto ao Polidesportivo do Pontido, com piso sintético, o investimento é de 95 mil euros.

Na área da Cultura e Património, no caso da Biblioteca Municipal, o investimento total é de 1 milhão 860 mil euros, sendo que a Câmara Municipal comparticipa 20 por cento deste valor. No que se refere ao Arquivo Municipal, o investimento total é de 691 mil euros, sendo que também aí a Câmara Municipal suporta 20 por cento deste valor. O investimento relacionado com o Castelo de Lanhoso, na ordem dos 408 mil euros, suportando a edilidade 20 por cento deste valor, diz respeito à intervenção na Torre de Menagem do Castelo, à requalificação do interior da Torre, à iluminação do Castelo e à animação (conjunto de espectáculos realizados ou a realizar no Castelo entre 2010 e 2012).

No capítulo do Urbanismo, de referir que a candidatura da Regeneração Urbana envolve a construção do Fórum Municipal, a criação do Jardim Professor Gonçalo Sampaio (já executado) e a intervenção na Avenida 25 de Abril. No caso do Fórum Municipal, o investimento total é de 1 milhão 947 mil euros. Aquele equipamento, a construir no coração da Vila, vai dispor de espaço associativo, teatro com cerca de 500 lugares, três salas de dimensão ajustável e Loja do Cidadão e integrará ainda a Biblioteca e Arquivo Municipal. No que se refere à intervenção na Avenida 25 de Abril, o investimento total é de 352 mil euros. Os trabalhos dizem respeito à continuação da tipologia de intervenção urbana que realizada entre a Rotunda de Galegos e a Rotunda dos 700 Anos do Foral. Estas são candidaturas aprovadas no âmbito do Plano de Acção, prevendo-se que sejam comparticipadas também a 80%.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,451,890